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Perfis de acesso e permissões

“Permissões e perfis de acesso” é uma configuração do ERP MAXIPROD que limita o acesso às telas, relatórios, recursos e funcionalidades do sistema conforme o(s) perfil(is) de acesso que o usuário possui.

Veja como:

O usuário-administrador define um conjunto de perfis de acesso, compostos por permissõese atribui um ou mais perfis a cada usuário. Veja exemplos:

  • administrador
  • vendedor
  • projetista
  • comprador
  • contador
  • financeiro

O ERP MAXIPROD tem um grande conjunto de permissões para ler ou editar dados, ou realizar alguma função, tais como:

  • cadastrar itens
  • aprovar pedidos de compra
  • rodar MRP
  • emitir NFs de saída
  • baixar insumos para ordens de produção
  • baixar títulos
  • ver o fluxo de caixa

Apenas usuários com um perfil de acesso que inclui a permissão de emitir NFs de saída, por exemplo, conseguem realizar esta ação. Uma permissão pode ser associada a vários perfis de acesso. Cada perfil de acesso pode ter várias permissões, e ser associado a vários usuários. O usuário que cadastra o assinante no ERP MAXIPROD recebe o perfil de administrador (ADMIN), que possui todas as permissões, inclusive as de:

  • criar novos perfis e associá-los a permissões;
  • cadastrar novos usuários e atribuir-lhes perfis de acesso.

Criar um perfil de acesso:

1) Vá ao menu da “Configurações (engrenagem ícone) > Perfis de acesso”.

perfis de acesso - tela

2) Clique no botão “Novo”.

perfis de acesso - novo perfil

3) Preencha os campos “Código”, “Descrição”,  expanda o setor “Permissões” e clique em “Novo”.

campos do novo perfil de acesso

4) Selecione as permissões a incluir nesse perfil de acesso e clique em “Ok”.

permissões a incluir nesse perfil de acesso

5) Depois de inserir as permissões, clique em “Salvar”.

Atribuindo perfis de acesso aos usuários:

1) Abra a tela de Usuários, menu da “Configurações (engrenagem ícone) > Usuários”.

tela de usuários

2) Clique para editar o usuário ao qual deseja atribuir um perfil de acesso.

3) Expanda o menu “Perfis de acesso” e clique em “Novo”.

perfis de acesso - editar usuario

4) Selecione o perfil de acesso desejado e clique em “OK”.

perfis de acesso - inserir perfil de acesso no usuário

5) Clique para “Salvar” as alterações. Agora os acessos do usuário são limitados às permissões do novo perfil.

Configurar perfis em multi-CNPJ

Em assinaturas multi-CNPJ, os perfis de acesso dos usuários podem ser segmentados por empresas. Por exemplo, o “Usuário 1” pode ter acesso ao controle de Estoques da “Empresa A”, mas acesso total à “Empresa B”.

Veja abaixo como configurar os perfis de acesso por empresa:

1) Um assinante tem duas empresas: “Empresa A” e “Empresa B”, e são cadastrados dois usuários: “Usuário 1” e “Usuário 2”.

  • Empresas:

tela empresas

  • Usuários:

tela usuários

2) O “Usuário 1” deve ter o perfil de acesso “ADMIN” em ambas empresas, mas o “Usuário 2” deve acessar apenas a “Empresa A”, e somente com as permissões do perfil “Vendas”.

3) Para inserir os perfis associados à “Empresa A”, o MAXIPROD deve ser logado nessa empresa.

selecionar EMPRESA A

4) Logado na “Empresa A”, clique no menu “Configurações (engrenagem ícone) > Usuários”.

tela usuários

5) Na tela de edição do “Usuário 1”, expandir a seção “Perfis de acesso”, clicar no botão verde “Novo”,  selecionar o perfil de acesso, e clicar em “OK”.

6) Ao inserir o perfil de acesso, a coluna “Empresa” mostra a empresa logada, neste caso a “Empresa A”.

editar usuário - perfis de acesso Empresa A

7) Repetir o processo, editando o “Usuário 2” e inserindo o perfil “Vendas”, que ficará vinculado à “Empresa A”.

editar usuário - perfis de acesso empresa A

8) Inserir o perfil “ADMIN” no “Usuário 1”, vinculado à “Empresa B”. Para isso, logar o MAXIPROD na “Empresa B”.

selecionar EMPRESA B

9) Entrar na edição do “Usuário 1”,  expandir a seção “Perfis de acesso“, clicar em “Novo” , selecionar o perfil de acesso e clicar em “OK”.

10) O “Usuário 1” terá o perfil “ADMIN” duas vezes, uma para cada empresa.

tela editar usuário - perfis de acesso

11) Para um usuário logar em mais de uma empresa, sem ser ADMIN, a permissão “EMP007 – Acessar esta própria empresa” deve estar nos seus perfis. Sem essa permissão, o usuário não conseguirá trocar de ambientes de empresa, pois não terá a permissão de acessar a empresa desejada.

Relatórios por perfis de acesso

Para limitar a geração de relatórios a apenas alguns usuários, ou grupo de usuários, devem ser criados vínculos entre perfis e relatórios. Os relatórios vinculados a perfis podem ser gerados apenas por usuários com esses perfis. Esse vínculo pode ser criado tanto com os relatórios-padrão, como com os relatórios personalizados.

Para criar vínculos entre perfis e relatórios:

1) Acesse o menu “Configurações (engrenagem ícone) > Perfis de acesso x relatórios”.

tela - Perfis de acesso x relatórios

2) É exibida a lista de vínculos entre perfis e relatórios. Para criar um vínculo, clique em “Novo”.

3) É aberta uma janela para a seleção de um perfil de acesso e de um relatório.

janela novo relatório permitido para o perfil

4) Depois de informar o perfil de acesso e o relatório, clique para “Salvar”.

5) Agora, o sistema permitirá que o relatório seja gerado apenas por usuários com o perfil de acesso selecionado.

6) Um mesmo relatório pode ser vinculado a vários perfis, e vários relatórios a um mesmo perfil.

7) Pode-se também criar vínculos entre um perfil de acesso e seus relatórios na seção “Relatórios” da tela de edição de perfis de acesso:

8) Para criar esses vínculos, o usuário deve ter as permissões de “REL001 Consultar perfis de acesso x relatórios” e “REL002 Criar e editar perfis de acesso x relatórios”.

9) Para um usuário poder gerar relatórios independente de ter um perfil de acesso necessário para gerá-los, deve ter a permissão “REL004 Gerar relatórios mesmo sem ter perfis acesso vinculados a eles”.

Veja também: