Ajuda

Usuários e usuários administradores

O MAXIPROD controla a assinatura pelo limite de usuários cadastrados ou pelo limite de acessos simultâneos. Em ambos os planos, a contratação é feita com base nos usuários do sistema. O “usuário” tem um e-mail e senha de acesso para o MAXIPROD. Pode-se informar um apelido, telefone de contato, CPF, nº de registro profissional, etc.

O acesso é autorizado pelos perfis de acesso de cada usuário. Por exemplo, pode-se criar um perfil de vendas, com permissões relacionadas a vendas. Os usuários com esse perfil terão acesso às telas relacionadas a vendas.

Apenas um usuário administrador (vide mais abaixo) pode cadastrar novos usuários e atribuir-lhe direitos de acesso.

Login e logout no sistema

1) Ao acessarmos o MAXIPROD, é criada uma sessão de nosso usuário, registrando nosso login no sistema.

2) Essa informação pode ser acessada no menu “Configurações (engrenagem ícone) > Usuários logados”.

3) Na tela de usuários logados, podemos clicar em “Forçar logoff” para cada uma das sessões em aberto. Isso fará com que o usuário da sessão saia do sistema.

4) Ao finalizar as atividades no MAXIPROD, indica-se que sempre clique no botão de logout (ícone de botão clicar), no canto superior direito da tela, para encerrar a sessão. Se não fizermos isso, a nossa sessão ficará em aberto, o que pode prejudicar os demais usuários que tentam acessar o sistema, por limite de usuários logados.

Exemplo:

  • O usuário “Lucas” estava logado no MAXIPROD.
  • Ao invés de finalizar a sua sessão através do botão logout, ele fecha todas as janelas do navegador.
  • Na tela de usuários logados, observa-se que a sessão permanece aberta:

  • Quando o usuário “Lucas” tentar logar novamente no sistema, verá a mensagem: “Você possui outra(s) conexão(ões) ativa(s). Gostaria de derrubar a(s) sessão(ões) anterior(es)?”

Duas pessoas podem acessar o sistema com o mesmo usuário?

Sim, pode-se compartilhar o acesso com um mesmo usuário, mas cada acesso conta como um login. Ou seja, se for contratado um plano para dois acessos simultâneos e duas pessoas se logarem com o mesmo usuário, elas estarão utilizando o limite de acessos simultâneos contratados.

Tipos de usuários

Há três tipos de usuários no MAXIPROD: o usuário geral, o usuário de apontamento e usuário de vendas. Eles se diferenciam pelas permissões de acesso e pelo valor nos planos de assinatura.

1) Usuário geral

usuário geral é o usuário comum do sistema. Seu valor de contratação é o valor padrão dos planos e ele pode ter quaisquer tipos de permissões e acessos no sistema. Ou seja, contratando usuários gerais, pode-se limitar os acessos de cada usuário pelas permissões de acesso, mas esses usuários não terão nenhum limite sobre as permissões elencadas para eles – diferente dos usuários de vendas, que mesmo tendo permissões de produção, não conseguem acessar a parte de produção.

2) Usuário exclusivo de vendas

Os usuários exclusivos de vendas, sejam vendedores internos, ou representantes externos, tem acesso apenas às áreas relacionada a vendas: clientes, propostas, pedidos de vendas e cadastro de itens. Por isso seu custo mensal é inferior ao dos usuários gerais.
Podem consultar notas fiscais, mas não autorizá-las ou enviá-las por e-mail.

Como definir um usuário exclusivo de vendas?

1) Vá ao menu “Configurações (engrenagem ícone) > Usuários”.

2) Clique para editar pelo ícone do lápis (lápis ícone) o usuário desejado.

3) Na edição do usuário, na seção “Tipo de acesso”, selecione a opção “Exclusivo para vendas”.

4) Para consultar todas as permissões possíveis para o usuário exclusivo de vendas, clique em “Consultar permissões”, ao lado das opções de tipo de acesso.

3) Usuário exclusivo de apontamento de operações

Os usuários exclusivos para apontamento de operações tem acesso apenas a esta funcionalidade, o que justifica o custo mensal inferior ao dos usuários gerais. Fazem o apontamento no chão de fábrica, informando o estado das ordens de produção.

Como definir um usuário exclusivo de apontamento?

1) Vá ao menu da “Configurações (engrenagem ícone) > Usuários”.

2) Clique para editar pelo ícone do lápis (lápis ícone) o usuário desejado.

3) Na edição do usuário, seção “Tipo de acesso”, selecione a opção “Exclusivo para apontamento de operações”.

4) Para consultar as permissões do usuário exclusivo de apontamento de operações, clique em “Consultar permissões”, ao lado das opções de tipo de acesso.

O que fazer quando não temos mais acesso ao usuário ADMIN do sistema?

Apenas usuários administradores podem criar novos usuários. Se isso não for possível, por exemplo porque o único usuário administrador saiu da empresa, é necessário criar um novo usuário administrador, fazendo uma solicitação para a Maxiprod, através dos seguintes passos:

1) Completar o texto abaixo e imprimir:

Eu, XXXXXXXXXX, CPF XXX.XXX.XXX-XX, RG XXXXXXXXXX emitido por XXXXX, na condição de administrador da empresa XXXXXXXXX, CNPJ XX.XXX.XXX/XXXX-XX, solicito acesso de administrador ao sistema de gestão www.maxiprod.com.br através do e-mail de login xxxxx@xxxxx.xxx.xx.

2) Assinar e reconhecer em cartório por autenticidade como administrador da PJ.

3) Anexar cópia do contrato social da empresa e de documento de identificação próprio.

4) Enviar por SEDEX para:

Maxiprod Informática Industrial Ltda.
Av. Carlos Gomes, nº 1.000, sala 502
Bairro Três Figueiras
Porto Alegre/RS
90.480-001

5) Recebidos os documentos acima, a MAXIPROD cria um usuário administrador com o e-mail de login indicado e com senha a ser enviada por e-mail para esse mesmo endereço de e-mail.

Veja também: Cadastro de usuários