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Como incorporar o valor de um item a outro item de nota fiscal recebida?

O custo de um item de nota fiscal pode ser agregado ao custo de outro. Isso ocorre, por exemplo, em casos de terceirização, serviços externos ou frete, quando se recebem em uma mesma nota fiscal os insumos consumidos e o produto final terceirizado, ou o serviço de mão de obra ou frete vem em uma nota fiscal à parte.

Exemplo:

  • recebemos duas notas fiscais: uma com o retorno fiscal dos insumos enviados para e consumidos pelo terceirizador e outra com o item final produzido pelo terceirizador.
  • o custo dos insumos consumidos pelo terceirizador, de nossa propriedade, deve ser incluído no custo do produto final.
  • a cobrança é feita com o valor do produto final.

a) Recebendo o produto final (resultado da terceirização) para entrada no estoque e cobrança:

1) Recebemos a nota fiscal do item final beneficiado:

janela nova nota fiscal recebida

2) Marcamos a opção “Com pagamento” da operação fiscal do item, para gerar a cobrança dessa nota.

3) A movimentação de estoque desse item será normal: de uma conta de compra de produtos para uma conta de estoque.

janela item de NF recebida

4) Observe que o item entrou em estoque com o valor total de R$2750,00.

valor do estoque na tela de estoque

b) Recebendo os insumos consumidos de forma que os custos sejam agregados ao item beneficiado, saiam do estoque em poder de terceiros e não gerem cobrança:

1) Recebemos a nota fiscal dos insumos consumidos:

nota fiscal recebida dos insumos consumidos

2) A opção “Com pagamento” da operação fiscal dos itens é desmarcada, para não gerar cobrança dessa nota.

3) Nas contas de movimentação de estoque, a origem deve ser “Estoque em poder de terceiro” (para não haver controle do estoque em poder de terceiros, selecione a opção “Conta”) e o destino deve ser “Incorporar valor a outro item de NF”.

janela item de NF recebida - campo destino

4) Ao selecionar a opção “Incorporar valor a outro item de NF”, é aberto um novo campo, para seleção do item de nota fiscal ao qual será agregado que incluirá o valor do insumo.  Clique na lupa de seleção ícone de lupa e selecione-o.

5) Ao salvar, o custo dos insumos é agregado ao valor do estoque do “ITEM FINAL BENEFICIADO”:

valor do estoque do "ITEM FINAL BENEFICIADO"

6) Se o estoque do item beneficiado já tiver sido consumido, é necessário recalcular o estoque atual para que o seu custo seja atualizado. Isto pode ser feito através do menu “Estoque > Fechamentos de estoque”.

tela de fechamento de estoque

7) Na tela de fechamentos de estoque, clique no menu “Ferramentas” > “Recalcular custo do estoque atual”.