Ajuda

Balanço Patrimonial

O balanço patrimonial apresenta, de forma resumida, a posição contábil e financeira da empresa em determinado intervalo de datas, apresentando os ativos (bens e direitos), passivos (exigibilidades e obrigações) e o patrimônio líquido, que é a diferença entre o total de ativos e o total de passivos.

As empresas que geram o Sped Contábil (ECD) devem enviar as informações do Balanço Patrimonial, juntamente com a Demonstração dos Resultados do Exercício (DRE)

Cada Balanço Patrimonial corresponde a um período, com datas inicial e final, permitindo calcular o balanço mensal, trimestral, anual, etc. O Balanço Patrimonial é formado por linhas denominadas Códigos de aglutinação.

No cadastro de contas contábeis, pode-se associar cada conta contábil a um Código de aglutinação. O valor de cada código corresponde ao saldo (crédito – débito) dos lançamentos contábeis das contas vinculadas ao código, durante o período definido.

O ERP MAXIPROD permite a elaboração de balanços personalizados, adaptados ao plano de contas de cada empresa.

Esta página mostra:

Códigos de aglutinação

Primeiramente, é necessário cadastrar os códigos de aglutinação que serão utilizados no cálculo dos lançamentos contábeis de determinadas contas.

1) Para cadastrá-los, vá ao menu “Contabilidade > Cadastros > Códigos de aglutinação”.

tela Códigos de aglutinação

2) Estes códigos consistem nas divisões e subdivisões do balanço patrimonial. Assim, devemos cadastrar os códigos referentes ao “Ativo”, “Passivo”, “Patrimônio Líquido”, “Imobilizado”, “Fornecedores”, etc.

balanço patrimonial_tela códigos de aglutinação

3) Estes códigos de aglutinação deverão ser atribuídos às contas contábeis correspondentes. Assim, todos os lançamentos da(s) conta(s) que estiver(em) preenchida(s) com o código de aglutinação serão calculados no balanço patrimonial.

4) Para atribuir um código de aglutinação a uma conta contábil, vá ao menu “Contabilidade > Cadastros > Contas contábeis” e edite a conta contábil desejada.

acesso à tela contas contábeis

5) Na tela de edição de uma conta contábil, há um campo “Código de aglutinação” cujas opções foram previamente cadastradas.

editar conta contábil

Cadastro do balanço patrimonial

1) Uma vez cadastrados os códigos de aglutinação, pode-se criar uma tabela de cálculo do balanço patrimonial, através do menu “Contabilidade > Cadastros > Balanços patrimoniais”.

tela de balanço patrimonial do sistema

2) Na tela de Balanço patrimonial, clique no botão “Novo”, para criar um novo balanço patrimonial.

3) No campo descrição, insira um nome e marque a caixa de seleção “Favorito”, caso este seja o balanço a ser utilizado para fins fiscais (como a emissão do Sped Contábil (ECD), por exemplo). Feito isto, pode-se estruturar o balanço conforme os códigos de aglutinação já cadastrados, clicando novamente no botão “Novo”.

criar um novo balanço patrimonial

4) Ao inserir um código de aglutinação no balanço sendo criado, define-se a ordem em que aparecerá nos cálculos (por exemplo, ordem 1 para o “Ativo”, 2 para o “Ativo circulante”, e assim por diante), e seu grupo (“Ativo”, “Passivo” ou “Patrimônio líquido”).

inserção de um código de aglutinação no balanço patrimonial

5) O campo de “Código de aglutinação de nível superior” define o código “pai” do código de aglutinação. Tudo que for calculado para o próprio código de aglutinação, também será somado/subtraído ao código de aglutinação de nível superior. Por exemplo, atribuímos o código superior “Ativo circulante” ao código “Estoques”, o código superior “Passivo não circulante” ao código “Empréstimos e financiamentos” , o código superior “Passivo”  ao código “Passivo não circulante”, etc.

inserção de um código de aglutinação no balanço patrimonial 2

6) Vide abaixo, um exemplo de códigos de aglutinação estruturados no balanço patrimonial padrão:

balanço patrimonial padrão

Fechamento contábil

1) Por fim, deve ser feito um fechamento contábil para que o balanço patrimonial seja calculado. Para isso, vá ao menu “Contabilidade > Fechamentos contábeis”.

tela Fechamentos contábeis

2) Para criar um fechamento contábil, clique no botão “Novo”,  preencha a data de fechamento, e clicar em “Salvar”.

inserir fechamento contábil

Importante: a data do fechamento contábil é necessária para o cálculo do balanço patrimonial, pois o balanço só é calculado para determinada data se houver um fechamento contábil com data imediatamente anterior à data inicial do balanço patrimonial.

mensagem de atenção do sistema

Após um fechamento contábil, nenhum lançamento contábil poderá ser feito ou alterado em data anterior à data deste fechamento. Para mais informações sobre fechamentos contábeis, clique aqui.

Cálculo do balanço patrimonial

1) Uma vez cadastrados os códigos e o balanço patrimonial, pode-se calcular o balanço de determinado período. Para isso, vá ao menu “Contabilidade > Balanço patrimonial”.

acesso à balanço patrimonial

2) Nesta tela, devem ser preenchidos dois filtros:

  • Selecionar o balanço patrimonial cadastrado anteriormente no campo “Balanço patrimonial*” e preencher as datas desejadas para o cálculo do balanço no campo “Data*”. Para a data inicial preenchida à esquerda, deve haver um fechamento contábil na data imediatamente anterior, senão o balanço patrimonial não será calculado.
  • Clique no ícone ícone de atualização para atualizar a tela e os valores calculados de cada código de aglutinação.

tela balanço patrimonial

3) Abaixo, é mostrado um exemplo de balanço patrimonial do mês de outubro de 2020, mostrando o “Valor inicial”, gerado pelo fechamento contábil de 30/09/20, e o “Valor final”, resultado da soma dos lançamentos contábeis das contas associadas a cada código de aglutinação a esse valor inicial. Os códigos de aglutinação em negrito correspondem a códigos de nível superior que, como explicado anteriormente, tem seu valor calculado pela soma dos valores dos códigos de aglutinação inferior.

exemplo de balanço patrimonial

Os exemplos acima podem ser vistos em nosso assinante de demonstração, clicando aqui.

Se a empresa não cadastrar um plano de contas próprio, são usados códigos de aglutinação padrão, associados às contas contábeis correspondentes.