Ajuda

SPED Contábil (ECD)

O SPED Contábil reúne em um arquivo toda a escrituração contábil de sua empresa. Ou seja, substitui a impressão dos lançamentos contábeis a enviar para a contabilidade, ou para a SEFAZ. Veja mais, clicando aqui.

imagem representativa de sped contábil

Os registros incluídos são: livro diário, livro razão, livros contábeis, balancetes diários, balanços e fichas de lançamentos comprobatórias.

Como o MAXIPROD tem contabilidade integrada a todas as funções do sistema, os lançamentos contábeis são gerados automaticamente.

Dessa forma, o controle contábil ocorre quase de forma quase automática: basta realizar normalmente as operações de venda, compra, consumo de estoques e rotinas financeiras, para, ao final do mês, gerar o ECD.

Veja também:

Configuração e geração do SPED Contábil

1) Faça o fechamento contábil do período.

2) Vá ao menu “Configurações (engrenagem ícone) > Configurações”, e expanda a seção “Configurações de Sped Contábil”.

3) Certifique-se de que a configuração “Gerar Sped Contábil” está marcada.

expandir seção Gerar Sped Contábil

4) A seguir, acesse o menu “Contabilidade > Sped Contábil”.

acesso à tela sped contábil

4) Defina o período desejado e demais configurações, e clique no botão “Gerar Sped Contábil”.

tela sped contábil

5) Ao final do processo, é gerado o arquivo de texto com a demonstração a enviar para a Receita.

Observação: Para que seja considerado no ECD, o campo “Documento Fiscal” nas informações fiscais deve estar preenchido.

campo "Documento Fiscal"