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Tabelas de preços

As tabelas de preços permitem que um produto seja vendido por diferentes preços, conforme o cliente ou grupo de clientes, e a quantidade vendida.

Esta página mostra:

Propriedades da tabela de preços

  • Código
  • Descrição
  • Preço dos itens da tabela:
    • Digitado: preço = um valor fixo, digitado pelo usuário. 
    • Calculado:  preço = custo de orçamentação  do item * % do markup selecionado.
  • Markup preferencial

Propriedades das linhas da tabela de preços

  • Item ou grupo
  • Tipo do preço de venda:
    • Digitado: preço = um valor fixo, digitado pelo usuário. 
    • Calculado:  preço = custo de orçamentação do item * % do markup selecionado.
  • Custo de aquisição/orçamentação: campo não editável que é preenchido automaticamente quando o item/grupo é informado.
  • Preço de venda: campo não editável que é preenchido automaticamente quando o item e tipo de preço são informados.
  • Desconto (%): campo editável na qual poderá ser informado uma porcentagem de desconto sobre o preço de venda informado.
  • Preço de venda com desconto: campo não editável que será preenchido com o preço de venda após aplicar o desconto informado no campo a sua esquerda.
  • Desconto máximo (%): campo editável na qual poderá ser informado uma porcentagem de desconto máximo sobre o preço de venda informado.
  • Preço de venda mínimo: campo não editável que será preenchido com o preço de venda após aplicar o desconto máximo informado no campo a sua esquerda.
  • Comissão (%): campo editável que poderá ser preenchido com uma porcentagem de comissão aplicável em qualquer representante/vendedor.

Onde são usadas as tabelas de preços?

Cada proposta, pedido de venda e nota fiscal de saída tem uma tabela de preço, que é inicializada com a tabela padrão do cliente (caso este tenha uma), podendo ser alterada.

Ao inserir itens na proposta/pedido/NF:

  • se informada uma tabela, o valor unitário do item é inicializado conforme a mesma;
  • se o item não é encontrado na tabela, o valor unitário é inicializado com zero;
  • se não é definida uma tabela, o valor unitário é inicializado conforme o preço informado no cadastro do produto/serviço.

Como cadastrar uma tabela de preços?

1) Clique no menu “Vendas > Tabelas de preços”.

acessar tela tabelas de preços

2) A seguir clique no botão “Novo”.

3) Informe o código, a descrição e o tipo preferencial dos itens da tabela (Calculado ou Digitado).

grade tabelas de preços

4) Na grade “Produtos/serviços”, clique no botão “Novo”.

janela inserir tabela de preço

5) Informe ou selecione um item/grupo e informe o tipo do preço de venda, caso seja diferente do tipo padrão da tabela de preços, além de um desconto, desconto máximo ou comissão, caso desejado. A seguir, clique no botão “Salvar”.

Exemplo:

Como definir a tabela padrão do cliente?

1) Clique no menu “Vendas > Clientes”.

acessar tela clientes

2) Entre na edição do cliente.

edição do cliente desejado

3) A seguir, clique em “Informar dados de venda”.

editar empresa - tabela de preços

4) Informe ou selecione uma tabela e clique no botão “Salvar”.

exemplo de edição da empresa

Como importar uma tabela de preço através de planilha Excel?

1) Navegue até o menu “Vendas > Tabelas de preços”.

acessar tela tabelas de preços

2) Na tela apresentada, acesse o menu “Ações > Importar itens de arquivo Excel”.

tabelas de preços - Importar itens de arquivo Excel

3) Execute o passo 1 da janela aberta, selecionando a tabela previamente cadastrada, à qual serão acrescentados os itens importados.

planilha modelo de importação de tabela de preço

4) A seguir, baixe a planilha modelo de importação de tabela de preço.

5) Preencha os campos da planilha. As colunas marcadas com * são de preenchimento obrigatório.

6) Por fim, selecione a planilha baixada e importe-a clicando no botão “Importar”.

Veja, abaixo, no nosso vídeo do Youtube, como criar tabelas de preços de clientes no ERP MAXIPROD:

Markup

O % de markup é o percentual adicionado ao custo de um item (de compra/produção), que leva ao preço de venda. No ERP MAXIPROD, é possível cadastrar markups compostos por várias parcelas que, somadas, correspondem ao markup final aplicado sobre o custo do item.

Com isso, podemos calcular o preço de venda de um produto através de uma tabela de preços que utiliza determinado markup cadastrado. Assim, ao invés de um preço de venda fixo, definido por uma tabela de preços, o preço é calculado de forma dinâmica com base no custo orçado do item e o markup aplicado.

Por exemplo, se o custo é de R$ 200,00 e o % de markup de 150%,  então o preço de venda deve ser 150% superior ao custo, ou seja R$ 200,00 * (100% + 150%) = R$ 200,00 * 250% = R$ 500,00.

Ou seja:

  • SOMA é a soma da % do preço de venda constantes em cada markup
  • Markup% = ((100/(100-SOMA))-1)*100
  • Preço de venda = Custo * ((Markup%/100)+1)

Como cadastrar um markup no sistema?

1) Acesse o menu “Vendas > Cadastros > Markup”.

acesso à tela markup

2) Clique no botão “Novo” para iniciar o cadastro de um markup.

3) A janela tem os seguintes campos:

  • Descrição: preenchido com uma descrição do markup sendo criado.
  • Markup (%): calculado e preenchido automaticamente pelo sistema à medida que são adicionadas parcelas à composição do markup. Markup = ((100/100-SOMA))-1)*100, onde a SOMA é a soma das parcelas que compõem o markup.
  • Grade de composição do markup: lista os percentuais que compõem o markup.
  • Observações: campo livremente preenchido.

4) Para inserir a primeira parcela do markup, clique no botão “Novo”:

inserir a primeira parcela do markup

5) Na janela aberta, são apresentados os seguintes campos:

  • Descrição: preenchido com a descrição da parcela percentual que compõe o markup. Por exemplo, “ICMS”, “Despesas fixas”, “Frete”, “Margem de lucro” etc.
  • Percentual (%):  percentual do preço final correspondente à parcela.
  • Observações: campo livremente preenchido.

Exemplo:

A determinado markup correspondem os seguintes percentuais do preço de venda:

  • ICMS = 12%
  • Despesas fixas = 10%
  • Frete = 2%
  • Margem de lucro = 35%

Realizando o passo a passo acima, resulta:

janela markups

Ou seja:

  • SOMA = 12% + 10% + 2% + 35% = 59%. Ou seja, 59% do preço final é composto por estes percentuais.
  • Markup% = ((100/(100-SOMA))-1)*100 = ((100/(100-59))-1)*100 = 143,90244 , ou 143,9%, significando que, para obter o preço, devemos acrescentar 143,9% ao custo.

Se o custo de determinado item for R$60,00. Para chegar ao preço final a empresa vendedora aplicará o markup “Markup 2023/01” calculado acima, e o preço de venda será:

  • Custo*((“Markup 2023/01″/100)+1) = 60*((143,90244/100)+1) = R$146,34.

Como vincular um markup cadastrado a uma tabela de preços ou a um item inserido numa tabela de preços?

Após a criação de um markup composto, é necessário vinculá-lo a uma tabela de preços e/ou a um ou mais itens inseridos numa tabela de preços. Com isso, será possível aplicar os diversos percentuais sobre itens vendidos através da utilização de uma tabela de preços.

1) Acesse o menu “Vendas > Tabelas de preços”:

acesso à tela tabela de preços

2) Crie uma nova tabela ou edite uma tabela existente através do lápis de edição.

3) Na janela aberta, para informar um markup preferencial, selecione “Calculado” para a opção “Preço dos itens da tabela*”:

editar tabela de preços

4) Como consequência, será exibido um novo campo “Markup preferencial” a preencher com um markup já cadastrado:

janela editar tabela de preços

Dessa forma, qualquer item ou grupo inserido nesta tabela de preços terá seu preço calculado através da aplicação do % do markup “Markup 2023/01”.

5)  No entanto, para usar um markup diferente para determinado item ou grupo inserido nesta tabela de preços, basta fazer esta alteração diretamente no item/grupo inserido.

Como atualizar o tipo dos preços de uma tabela?

Se uma tabela de preços já foi cadastrada e se quiser apenas  alterar o tipo dos preços de “Digitado” para “Calculado”, ou de “Calculado” para “Digitado”, basta fazer esta alteração diretamente na tabela de preços e, posteriormente, realizar a ação “Atualizar o tipo dos preços da tabela”.

Como atualizar o markup dos itens de uma tabela?

Se, numa tabela de preços cadastrada, os itens/grupos inseridos, cujo tipo é “Calculado”, estão com % de markup diferente do markup preferencial da tabela de preços e for desejado atualizá-los em massa, é necessário informar o novo markup preferencial na tabela de preços e utilizar a ação “Atualizar o markup dos itens da tabela”:

Como atualizar o preço de venda, no cadastro dos itens, com base no preço calculado de uma tabela de preços?

Após realizar o cadastro de markups e a vinculação desses com as tabelas, é possível utilizar este cálculo para atualizar o preço de venda no cadastro dos itens. Dessa forma, terá um preço de venda justo, formado pelo produto do custo orçado com o markup selecionado para este item na tabela de preços na qual está inserido.

1) Acesse o menu “Vendas > Tabelas de preços”.

acesso à tela tabela de preços

2) Selecione a(s) tabela(s) de preço(s) desejados, vá em “Ações > Atualizar preços dos itens de preço calculados das tabelas selecionadas”.

3) Clicando em “Sim” no aviso exibido, será mostrado uma listagem dos resultados da ação.

Veja também: