Ajuda

“Não é possível excluir este título, pois ele já possui lançamentos contábeis”. O que fazer?

Esta mensagem é mostrada ao tentar excluir um ou mais lançamentos contábeis originados de registros como notas fiscais ou movimentações de estoque, por exemplo. Por padrão, este tipo de lançamento não pode ser editado ou excluído, por ser originário de outro registro.

Neste caso, para excluir o lançamento contábil, é necessário desfazer o registro que lhe deu origem. Por exemplo, se o lançamento contábil é originário de uma NF, é necessário desfazer a emissão ou recebimento da mesma, o que excluirá também os lançamentos.

Em geral, há duas possibilidades:

O lançamento é originário de uma NF

1) Acesse a edição da NF que originou o lançamento contábil ou, pela tela “Lançamentos contábeis“, clique no ícone verde “NF” para abrir sua tela de edição.

2) A seguir, clique no botão “Desfazer emissão“, desfazendo a emissão da NF, junto aos registros que originou, tais como lançamentos contábeis e títulos.

Observação: se a NF for emitida novamente, os lançamentos serão novamente gerados. Portanto, verifique se a NF deve ser emitida, ou corrija as informações que afetam o lançamento contábil.

O lançamento é originário de uma movimentação de estoque

1) Neste caso, a única maneira de remover o lançamento é desfazendo a movimentação de estoque que o originou. Para isso, acesse o menu “Estoque > Movimentações de estoque”.

Observação: essa alteração pode afetar o estoque do item. Por isso, verifique se essa medida deve ser mesmo tomada.

2) Procure a movimentação que originou o lançamento e clique no ícone “x vermelho” ou acesse o menu “Ações > Excluir selecionadas”  para exclui-la.

3) Se a movimentação for excluída, o lançamento contábil também o será.

Se ficou alguma dúvida, fale com nosso suporte.

Veja também: