Permissões de acesso

O usuário-administrador define um conjunto de perfis de acesso, compostos por permissões, e atribui um ou mais perfis de acesso a cada usuário. Exemplos de perfis de acesso:

  • administrador
  • vendedor
  • projetista
  • comprador
  • contador
  • financeiro

O ERP MAXIPROD tem um grande conjunto de permissões para ler ou editar dados, ou realizar alguma função, tais como:

  • cadastrar itens
  • autorizar pedidos de compra
  • rodar MRP
  • emitir NFs de saída
  • baixar insumos para ordens de produção
  • baixar títulos
  • ver o fluxo de caixa

Apenas usuários com um perfil de acesso que inclui a permissão de emitir NFs de saída, por exemplo, conseguem realizar esta ação.

Uma permissão pode ser associada a vários perfis de acesso. Cada perfil de acesso pode ter várias permissões, e ser associado a vários usuários.

O usuário que cadastra o assinante no ERP MAXIPROD recebe o perfil de administrador (ADMIN), que possui todas as permissões, inclusive as de:

  • criar novos perfis de acesso e associá-los a permissões;
  • cadastrar novos usuários e atribuir-lhes perfis de acesso.

Criando perfis de acesso:

  1. Vá ao menu gear_white > Perfis de acesso.

2. Clique em cod-externo-11.

3. Preencha os campos “Código”, “Descrição”,  expanda o setor “Permissões” e clique em cod-externo-11.

4. Selecione as permissões a incluir nesse perfil de acesso e clique em multicnpj-7.

5. Depois de inserir as permissões, clique em botao_salvar.

Atribuindo perfis de acesso aos usuários:

  1. Abra a tela de Usuários, menu gear_white > Usuários.

2. Clique para editar o usuário ao qual deseja atribuir um perfil de acesso.

3. Expanda o menu “Perfis de acesso” e clique em cod-externo-11.

4. Selecione o perfil de acesso desejado e clique em multicnpj-7.

5. Clique para botao_salvar as alterações. Agora os acessos do usuário são limitados às permissões do novo perfil.

Configurar perfis de acesso em Multi-CNPJ

Em assinaturas multi-CNPJ, os perfis de acesso dos usuários podem ser segmentados por empresas. Por exemplo, o “Usuário 1” pode ter acesso ao controle de Estoques da “Empresa A”, mas acesso total à “Empresa B”.

Veja abaixo como configurar os perfis de acesso por empresa:

  1. Um assinante tem duas empresas: “Empresa A” e “Empresa B”, e são cadastrados dois usuários: “Usuário 1” e “Usuário 2”.
    • Empresas:
    • Usuários:
  2. O “Usuário 1” deve ter o perfil de acesso “ADMIN” em ambas empresas, mas o “Usuário 2” deve acessar apenas a “Empresa A”, e somente com as permissões do perfil “Vendas”.
  3. Para inserir os perfis de acesso associados à “Empresa A”, o MAXIPROD deve ser logado nessa empresa.
  4. Logado na “Empresa A”, clique no menu Roda dentada (12) > Usuários.
  5. Na tela de edição do “Usuário 1”, expandir a seção “Perfis de acesso“, clicar no botão verde ,  selecionar o perfil de acesso, e clicar em .
  6. Ao inserir o perfil de acesso, a coluna “Empresa” mostra a empresa logada, neste caso a “Empresa A”.
  7. Repetir o processo, editando o “Usuário 2” e inserindo o perfil “Vendas”, que ficará vinculado à “Empresa A”.
  8. Inserir o perfil “ADMIN” no “Usuário 1”, vinculado à “Empresa B”. Para isso, logar o MAXIPROD na “Empresa B”.
  9. Entrar na edição do “Usuário 1”,  expandir a seção “Perfis de acesso“, clicar em , selecionar o perfil de acesso e clicar em
  10. O “Usuário 1” terá o perfil “ADMIN” duas vezes, uma para cada empresa.
  11. Para um usuário acessar mais de uma empresa, sem ser ADMIN, a permissão “EMP007 – Acessar esta própria empresa” deve estar nos seus perfis de acesso. Sem essa permissão, o usuário não conseguirá trocar de ambientes de empresa, pois não terá a permissão de acessar a empresa desejada.