O usuário-administrador define um conjunto de perfis de acesso, compostos por permissões, e atribui um ou mais perfis de acesso a cada usuário. Exemplos de perfis de acesso:
- administrador
- vendedor
- projetista
- comprador
- contador
- financeiro
O ERP MAXIPROD tem um grande conjunto de permissões para ler ou editar dados, ou realizar alguma função, tais como:
- cadastrar itens
- autorizar pedidos de compra
- rodar MRP
- emitir NFs de saída
- baixar insumos para ordens de produção
- baixar títulos
- ver o fluxo de caixa
Apenas usuários com um perfil de acesso que inclui a permissão de emitir NFs de saída, por exemplo, conseguem realizar esta ação.
Uma permissão pode ser associada a vários perfis de acesso. Cada perfil de acesso pode ter várias permissões, e ser associado a vários usuários.
O usuário que cadastra o assinante no ERP MAXIPROD recebe o perfil de administrador (ADMIN), que possui todas as permissões, inclusive as de:
- criar novos perfis de acesso e associá-los a permissões;
- cadastrar novos usuários e atribuir-lhes perfis de acesso.
Criando perfis de acesso:
- Vá ao menu
> Perfis de acesso.
2. Clique em .
3. Preencha os campos “Código”, “Descrição”, expanda o setor “Permissões” e clique em .
4. Selecione as permissões a incluir nesse perfil de acesso e clique em .
5. Depois de inserir as permissões, clique em .
Atribuindo perfis de acesso aos usuários:
- Abra a tela de Usuários, menu
> Usuários.
2. Clique para editar o usuário ao qual deseja atribuir um perfil de acesso.
3. Expanda o menu “Perfis de acesso” e clique em .
4. Selecione o perfil de acesso desejado e clique em .
5. Clique para as alterações. Agora os acessos do usuário são limitados às permissões do novo perfil.
Configurar perfis de acesso em multi-CNPJ
Em assinaturas multi-CNPJ, os perfis de acesso dos usuários podem ser segmentados por empresas. Por exemplo, o “Usuário 1” pode ter acesso ao controle de Estoques da “Empresa A”, mas acesso total à “Empresa B”.
Veja abaixo como configurar os perfis de acesso por empresa:
- Um assinante tem duas empresas: “Empresa A” e “Empresa B”, e são cadastrados dois usuários: “Usuário 1” e “Usuário 2”.
- Empresas:
- Usuários:
- Empresas:
- O “Usuário 1” deve ter o perfil de acesso “ADMIN” em ambas empresas, mas o “Usuário 2” deve acessar apenas a “Empresa A”, e somente com as permissões do perfil “Vendas”.
- Para inserir os perfis de acesso associados à “Empresa A”, o MAXIPROD deve ser logado nessa empresa.
- Logado na “Empresa A”, clique no menu Roda dentada (
) > Usuários.
- Na tela de edição do “Usuário 1”, expandir a seção “Perfis de acesso“, clicar no botão verde
, selecionar o perfil de acesso, e clicar em
.
- Ao inserir o perfil de acesso, a coluna “Empresa” mostra a empresa logada, neste caso a “Empresa A”.
- Repetir o processo, editando o “Usuário 2” e inserindo o perfil “Vendas”, que ficará vinculado à “Empresa A”.
- Inserir o perfil “ADMIN” no “Usuário 1”, vinculado à “Empresa B”. Para isso, logar o MAXIPROD na “Empresa B”.
- Entrar na edição do “Usuário 1”, expandir a seção “Perfis de acesso“, clicar em
, selecionar o perfil de acesso e clicar em
- O “Usuário 1” terá o perfil “ADMIN” duas vezes, uma para cada empresa.
- Para um usuário acessar mais de uma empresa, sem ser ADMIN, a permissão “EMP007 – Acessar esta própria empresa” deve estar nos seus perfis de acesso. Sem essa permissão, o usuário não conseguirá trocar de ambientes de empresa, pois não terá a permissão de acessar a empresa desejada.
Relatórios por perfis de acesso
Para limitar a geração de relatórios a apenas alguns usuários, ou grupo de usuários, devem ser criados vínculos entre perfis de acesso e relatórios. Os relatórios vinculados a perfis de acesso podem ser gerados apenas por usuários com esses perfis. Esse vínculo pode ser criado tanto com os relatórios-padrão, como com os relatórios personalizados.
Para criar vínculos entre perfis de acesso e relatórios:
- Acesse o menu Roda dentada > Perfis de acesso x Relatórios.
- É exibida a lista de vínculos entre perfis de acesso e relatórios. Para criar um vínculo, clique em
.
- É aberta uma janela para a seleção de um perfil de acesso e de um relatório.
Depois de informar o perfil de acesso e o relatório, clique para
.
- Agora, o sistema permitirá que o relatório seja gerado apenas por usuários com o perfil de acesso selecionado.
- Um mesmo relatório pode ser vinculado a vários perfis de acesso, e vários relatórios a um mesmo perfil.
- Pode-se também criar vínculos entre um perfil de acesso e seus relatórios na seção Relatórios da tela de edição de perfis de acesso:
- Para criar esses vínculos, o usuário deve ter as permissões de “REL001 Consultar perfis de acesso x relatórios” e “REL002 Criar e editar perfis de acesso x relatórios”.
- Para um usuário poder gerar relatórios independente de ter um perfil de acesso necessário para gerá-los, deve ter a permissão “REL004 Gerar relatórios mesmo sem ter perfis acesso vinculados a eles”.