Usuários, usuário administrador
O MAXIPROD controla a assinatura pelo limite de usuários cadastrados ou pelo limite de acessos simultâneos. Em ambos os planos, a contratação é feita com base nos usuários do sistema. O “usuário” tem um e-mail e senha de acesso para o MAXIPROD. Pode-se informar um apelido, telefone de contato, CPF, nº de registro profissional, etc.
O acesso é autorizado pelos perfis de acesso de cada usuário. Por exemplo, pode-se criar um perfil de vendas, com permissões relacionadas a vendas. Os usuários com esse perfil terão acesso às telas relacionadas a vendas.
Apenas um usuário administrador (vide mais abaixo) pode cadastrar novos usuários e atribuir-lhe direitos de acesso.
Duas pessoas podem acessar o sistema com o mesmo usuário?
Sim, pode-se compartilhar o acesso com um mesmo usuário, mas cada acesso conta como um login. Ou seja, for contratado um plano para dois acessos simultâneos e duas pessoas se logarem com o mesmo usuário, elas estarão utilizando o limite de acessos simultâneos contratados.
Login e logout no sistema
Ao sair do sistema, liberando um acesso, clique no botão de logout (), no canto superior direito da tela, para encerrar a sessão.
Se as janelas forem fechadas, sem fazer o logout, o sistema mantem a sessão aberta, mesmo que o MAXIPROD não esteja sendo usado.
Exemplo:
- O usuário “Lucas” estava logado no MAXIPROD.
- Ao invés de finalizar a sua sessão através do botão logout, ele fecha todas as janelas do navegador.
- Na tela de usuários logados, observa-se que a sessão permanece aberta:
- Quando o usuário “Lucas” tentar logar novamente no sistema, verá a mensagem: “Você possui outra(s) conexão(ões) ativa(s). Gostaria de derrubar a(s) sessão(ões) anterior(es)?”
Usuário geral
Há três tipos de usuários no MAXIPROD: o usuário geral, o usuário de apontamento e usuário de vendas. Eles se diferenciam pelas permissões de acesso e pelo valor nos planos de assinatura.
O usuário geral é o usuário comum do sistema. Seu valor de contratação é o valor padrão dos planos e ele pode ter quaisquer tipos de permissões e acessos no sistema. Ou seja, contratando usuários gerais, pode-se limitar os acessos de cada usuário pelas permissões de acesso, mas esses usuários não terão nenhum limite sobre as permissões elencadas para eles – diferente dos usuários de vendas, que mesmo tendo permissões de produção, não conseguem acessar a parte de produção.
Usuário exclusivo de vendas
Os usuários exclusivos de vendas, sejam vendedores internos, ou representantes externos, tem acesso apenas às áreas relacionada a vendas: clientes, propostas, pedidos de vendas e cadastro de itens. Por isso seu custo mensal é inferior ao dos usuários gerais.
Podem consultar notas fiscais, mas não autorizá-las ou enviá-las.
Como definir um usuário exclusivo de vendas?
- Vá ao menu
> Usuários.
- Clique para editar (
) o usuário desejado.
- Na edição do usuário, na seção “Tipo de acesso”, selecione a opção “Exclusivo para vendas”.
- Para consultar as permissões do usuário exclusivo de vendas, clique no ícone interrogação (
), ao lado das opções de tipo de acesso.
Usuário exclusivo de apontamento de operações
Os usuários exclusivos para apontamento de operações tem acesso apenas a esta funcionalidade, o que justifica o custo mensal inferior ao dos usuários gerais. Fazem o apontamento no chão de fábrica, informando o estado das ordens de produção.
Como definir um usuário exclusivo de apontamento?
- Vá ao menu
> Usuários.
- Clique para editar (
) o usuário desejado.
- Na edição do usuário, seção “Tipo de acesso”, selecione a opção “Exclusivo para apontamento de operações”.
- Para consultar as permissões do usuário exclusivo de apontamento de operações, clique no ícone interrogação (
), ao lado das opções de tipo de acesso.
Como criar um novo usuário?
Para criar um novo usuário do MAXIPROD:
- Vá ao menu
> Usuários.
- Na tela de usuários, clique em
.
- É aberta uma janela de inserção dos dados do novo usuário. Preencha os campos com asterisco * (obrigatórios).
- Clique na opção “Informar perfis de acesso”. Informe os direitos de acesso do usuário. Havendo dúvidas a respeito dos perfis de acesso, clique aqui.
- Na sequência, há três opções:
- Usuário de empresa representante: o usuário é um usuário especial de vendas., com acesso limitado apenas a vendas. Para mais informações, clique aqui.
- Estação de trabalho: o usuário atuará como uma “Estação de trabalho” independente. Exemplos: funcionário que repara máquinas, ou desenvolve software. Essa opção só tem relevância quando se fazem apontamentos de produção. Para mais informações, clique aqui.
- Pode ter apontamento: permite que sejam feitos apontamentos de produção desse usuário. Para mais informações sobre apontamentos, clique aqui.
- Pode-se informar outros dados do usuário, e anexar documentos do mesmo.
- Clique em
.
- Agora, o usuário poderá se logar no sistema, com o e-mail de acesso e senha.
Criação de um novo usuário administrador
Apenas um usuário administrador pode criar outros usuários. Se isso não for possível, por exemplo porque o único usuário administrador saiu da empresa, é necessário criar um novo usuário administrador, fazendo uma solicitação para a Maxiprod, através dos passos seguintes:
1) Completar o texto abaixo e imprimir:
Eu, XXXXXXXXXX, CPF XXX.XXX.XXX-XX, RG XXXXXXXXXX emitido por XXXXX, na condição de administrador da empresa XXXXXXXXX, CNPJ XX.XXX.XXX/XXXX-XX, solicito acesso de administrador ao sistema de gestão www.maxiprod.com.br através do e-mail de login xxxxx@xxxxx.xxx.xx.
2) Assinar e reconhecer em cartório por autenticidade como administrador da PJ.
3) Anexar cópia do contrato social da empresa e de documento de identificação próprio.
4) Enviar por SEDEX 10 para:
Maxiprod Informática Industrial Ltda.
Rua Ernesto da Fontoura, 1479 sala 408 – Porto Alegre/RS
CEP: 90230-091
5) Recebidos os documentos acima, a MAXIPROD cria um usuário administrador com o e-mail de login indicado e com senha a ser enviada por e-mail para esse mesmo endereço de e-mail.