Usuários

Usuários

O MAXIPROD controla a assinatura pelo limite de usuários cadastrados ou pelo limite de acessos simultâneos. Em ambos os planos, a contratação é feita com base nos usuários do sistema. O “usuário” tem um e-mail e senha de acesso para o MAXIPROD. Pode-se informar um apelido, telefone de contato, CPF, nº de registro profissional, etc.

O acesso é autorizado pelos perfis de acesso de cada usuário. Por exemplo, pode-se criar um perfil de vendas, com permissões relacionadas a vendas. Os usuários com esse perfil terão acesso às telas relacionadas a vendas.

Apenas um usuário administrador (vide mais abaixo) pode cadastrar novos usuários e atribuir-lhe direitos de acesso.

Login e logout no sistema

Ao acessarmos o MAXIPROD, é criada uma sessão de nosso usuário, registrando nosso login no sistema. Essa informação pode ser acessada no menu Roda dentada > Usuários logados.

Na tela de usuários logados, podemos clicar em “Forçar logoff” para cada uma das sessões em aberto. Isso fará com que o usuário da sessão saia do sistema.

Ao finalizar as atividades no MAXIPROD, indica-se que sempre clique no botão de logout (), no canto superior direito da tela, para encerrar a sessão. Se não fizermos isso, a nossa sessão ficará em aberto, o que pode prejudicar os demais usuários que tentam acessar o sistema, por limite de usuários logados.

Exemplo:

  • O usuário “Lucas” estava logado no MAXIPROD.
  • Ao invés de finalizar a sua sessão através do botão logout, ele fecha todas as janelas do navegador.
  • Na tela de usuários logados, observa-se que a sessão permanece aberta:
  • Quando o usuário “Lucas” tentar logar novamente no sistema, verá a mensagem:   “Você possui outra(s) conexão(ões) ativa(s). Gostaria de derrubar a(s) sessão(ões) anterior(es)?”                                       

 

Duas pessoas podem acessar o sistema com o mesmo usuário?

Sim, pode-se compartilhar o acesso com um mesmo usuário, mas cada acesso conta como um login. Ou seja, se for contratado um plano para dois acessos simultâneos e duas pessoas se logarem com o mesmo usuário, elas estarão utilizando o limite de acessos simultâneos contratados.

Tipos de usuários

Há três tipos de usuários no MAXIPROD: o usuário geral, o usuário de apontamento e usuário de vendas. Eles se diferenciam pelas permissões de acesso e pelo valor nos planos de assinatura.

Usuário geral

O usuário geral é o usuário comum do sistema. Seu valor de contratação é o valor padrão dos planos e ele pode ter quaisquer tipos de permissões e acessos no sistema. Ou seja, contratando usuários gerais, pode-se limitar os acessos de cada usuário pelas permissões de acesso, mas esses usuários não terão nenhum limite sobre as permissões elencadas para eles – diferente dos usuários de vendas, que mesmo tendo permissões de produção, não conseguem acessar a parte de produção.

Usuário exclusivo de vendas

Os usuários exclusivos de vendas, sejam vendedores internos, ou representantes externos, tem acesso apenas às áreas relacionada a vendas: clientes, propostas, pedidos de vendas e cadastro de itens. Por isso seu custo mensal é inferior ao dos usuários gerais.

Podem consultar notas fiscais, mas não autorizá-las ou enviá-las por e-mail.

Como definir um usuário exclusivo de vendas?

  1. Vá ao menu  > Usuários.
  2. Clique para editar () o usuário desejado.
  3. Na edição do usuário, na seção “Tipo de acesso”, selecione a opção “Exclusivo para vendas”.

  4. Para consultar todas as permissões possíveis para o usuário exclusivo de vendas, clique em “Consultar permissões”, ao lado das opções de tipo de acesso.   

Usuário exclusivo de apontamento de operações

Os usuários exclusivos para apontamento de operações tem acesso apenas a esta funcionalidade, o que justifica o custo mensal inferior ao dos usuários gerais. Fazem o apontamento no chão de fábrica, informando o estado das ordens de produção.

Como definir um usuário exclusivo de apontamento?

  1. Vá ao menu  > Usuários.
  2. Clique para editar () o usuário desejado.
  3. Na edição do usuário, seção “Tipo de acesso”, selecione a opção “Exclusivo para apontamento de operações”.

  4. Para consultar as permissões do usuário exclusivo de apontamento de operações, clique em “Consultar permissões”, ao lado das opções de tipo de acesso.

Como criar um novo usuário?

Para criar um novo usuário do MAXIPROD:

  1. Vá ao menu 12 > Usuários.novo usuario 1
  2. Na tela de usuários, clique em botao_novo.
  3. É aberta uma janela de inserção dos dados do novo usuário. Preencha os campos com asterisco * (obrigatórios).

  4.  Clique na opção “Informar perfis de acesso”. Informe os direitos de acesso do usuário. Havendo dúvidas a respeito dos perfis de acesso, clique aqui.
  5. Na sequência, você encontra o campo Tipo de acesso. escolha o tipo de acesso desse usuário, se tiver dúvida em relação aos tipos de acesso, veja a seção anteriores dessa página clicando aqui.                                                                               
  6. Após o tipo de acesso, você encontra as opções destacadas na imagem abaixo:                                                             
    • Usuário de empresa representante: o usuário é um usuário especial de vendas., com acesso limitado apenas a vendas. Para mais informações, clique aqui.
    • Estação de trabalho: o usuário atuará como uma “Estação de trabalho” independente. Exemplos: funcionário que repara máquinas, ou desenvolve software. Essa opção só tem relevância quando se fazem apontamentos de produção. Para mais informações, clique aqui.
    • Pode ter apontamento: permite que sejam feitos apontamentos de produção desse usuário. Para mais informações sobre apontamentos, clique aqui.
  7. Pode-se informar outros dados do usuário, e anexar documentos do mesmo.
  8. Por fim, clique em botao_salvar.
  9. Feito isso, o usuário poderá acessar o sistema, com o e-mail de acesso e senha.

O que fazer quando não temos mais acesso ao usuário ADMIN do sistema?

Apenas um usuário administrador pode criar outros usuários. Se isso não for possível, por exemplo porque o único usuário administrador saiu da empresa, é necessário criar um novo usuário administrador, fazendo uma solicitação para a Maxiprod, através dos passos seguintes:

1) Completar o texto abaixo e imprimir:

Eu, XXXXXXXXXX, CPF XXX.XXX.XXX-XX, RG XXXXXXXXXX emitido por XXXXX, na condição de administrador da empresa XXXXXXXXX, CNPJ XX.XXX.XXX/XXXX-XX, solicito acesso de administrador ao sistema de gestão www.maxiprod.com.br através do e-mail de login xxxxx@xxxxx.xxx.xx.

2) Assinar e reconhecer em cartório por autenticidade como administrador da PJ.

3) Anexar cópia do contrato social da empresa e de documento de identificação próprio.

4) Enviar por SEDEX 10 para:
Maxiprod Informática Industrial Ltda.
Rua Ernesto da Fontoura, 1479 sala 408 – Porto Alegre/RS
CEP: 90230-091

5) Recebidos os documentos acima, a MAXIPROD cria um usuário administrador com o e-mail de login indicado e com senha a ser enviada por e-mail para esse mesmo endereço de e-mail.