NFs recebidas, importação de XML
É mostrado o cadastramento das NFs recebidas (NFRs) e NFs de entrada (NFEs) seja por digitação, seja por importação do arquivo XML. Veja também:
- Importação de notas fiscais do ambiente nacional
- Propriedades da notas fiscais e seus itens
- Inclusão do valor do frete em NFs recebidas
- Nota fiscal manual
- Importar XML
- Como importar uma NF recebida com operação fiscal preenchida?
- Vinculação automática com pedido de compra
1. Cadastramento da NF recebida
1.1 Criação manual
- Vá ao menu Compras > Notas Fiscais Recebidas.
- Clique em
.
- Preencha o remetente, a operação fiscal, o número da nota, adicione os itens do pedido e forma de pagamento.
Ao clicar em na grade de Produtos / Serviços, é aberta a janela de inserção de itens.
4. Depois de preencher a Nota Fiscal, clique em .
1.2. Criação a partir do XML da NF-e
O XML da NF-e do fornecedor, seja recebido do fornecedor, ou importado do site da Receita, pode ser recebido pelo ERP MAXIPROD.
Para importar o XML:
1. Entre no menu Compras > Notas Fiscais Recebidas.
2. Na tela de Notas Fiscais Recebidas, vá ao menu Ações > Importar XML de NF-e.
3. Selecione o arquivo XML¹ e clique em .
Observação: quando se importa o XML de uma NFR, e a NCM ainda não está definida, ela é importada, mas ainda não no estado “Aprovada”.
Como importar uma NF recebida com operação fiscal preenchida?
Para que uma NF recebida seja importada com a operação fiscal já preenchida no Maxiprod, é preciso que, no XML, a tag ‘xPed’ esteja preenchida com o número de um Pedido de compra existente no sistema.
No caso mostrado acima, se esse XML for importado num assinante do Maxiprod que tenha um Pedido de compra com número ‘12345’, será preenchido a operação fiscal da NFR com a mesma operação inserida neste Pedido de compra.
2. Vinculação automática com itens do pedido de compra
Depois de recebida a NF, seus itens são associados aos respectivos pedidos de compra, onde as quantidades recebidas são registradas, item a item. Desta forma, o recebimento atualiza o estado de cada pedido de compra (não recebido, recebido parcialmente, concluído), facilitando o acompanhamento (“follow-up”) das compras.
Se algum dos itens da nota fiscal recebida não está vinculado com pedido de compra, o MAXIPROD exibe um aviso como o abaixo:
Ao clicar no texto clique aqui ou no menu Ações > Vincular itens com pedido de compra é exibida a seguinte janela.
Após selecionar o pedido de compra, o MAXIPROD procura itens do pedido de compra correspondentes aos da nota fiscal, na seguinte sequência:
- Itens da nota fiscal que possuem código de produto/serviço: procura itens do pedido de compra do mesmo produto/serviço, mesma unidade de medida e quantidade a receber igual ou superior à quantidade do item da nota fiscal.
- Itens da nota fiscal que não possuem código de produto/serviço: procura itens do pedido de compra com o mesmo valor unitário, a mesma unidade de medida e quantidade a receber igual ou superior à quantidade do item da nota fiscal.
Se os códigos dos itens do seu fornecedor, na NFR, não estão vinculados aos códigos do MAXIPROD, faça a associação, conforme mostrado em Código Externo.