Balanço Patrimonial

Balanço Patrimonial

O balanço patrimonial apresenta, de forma resumida, a posição contábil, financeira e econômica da empresa em determinado intervalo de datas, apresentando os ativos (bens e direitos), passivos (exigibilidades e obrigações) e o patrimônio líquido, que é resultante da diferença entre o total de ativos e o total de passivos.

As empresas que geram o Sped Contábil (ECD) precisam enviar as informações do Balanço Patrimonial, juntamente com o Demonstração dos Resultados do Exercício (DRE)

Cada Balanço Patrimonial corresponde a um período, com datas inicial e final, permitindo calcular o balanço mensal, trimestral, anual, etc. O Balanço Patrimonial é formado por linhas denominadas Códigos de aglutinação.

No cadastro de contas contábeis, pode-se associar cada conta contábil a um Código de aglutinação. O valor de cada código corresponde ao saldo (crédito – débito) dos lançamentos contábeis das contas vinculadas ao código, durante o período definido.

O ERP MAXIPROD disponibiliza um Balanço Patrimonial padrão e permite a elaboração de balanços personalizados, adaptados ao plano de contas de cada empresa.

Códigos de aglutinação

Primeiramente, é necessário o cadastro de códigos de aglutinação que serão utilizados para o cálculo dos lançamentos contábeis de determinadas contas. Para cadastrá-los, é necessário ir ao menu Contabilidade > Cadastros > Códigos de aglutinação 

Estes códigos consistem nas divisões e subdivisões do balanço patrimonial. Assim, devemos cadastrar os códigos referentes ao “Ativo”, “Passivo”, “Patrimônio Líquido”, “Imobilizado”, “Fornecedores”, etc.

Estes códigos de aglutinação deverão ser atribuídos às contas contábeis correspondentes. Assim, todos os lançamentos da(s) conta(s) que estiver(em) preenchida(s) com o código de aglutinação serão calculados no balanço patrimonial. Para atribuir um código de aglutinação a uma conta contábil, devemos ir ao menu Contabilidade > Cadastros > Contas contábeis e editar a conta contábil desejada. Na tela de edição de uma conta contábil, há um campo chamado “Código de aglutinação” que terão as opções cadastradas anteriormente para preenchimento.

Balanço patrimonial (cadastro)

Feito o cadastro dos códigos de aglutinação, podemos, então, criar uma tabela de cálculo do balanço patrimonial através do menu Contabilidade > Cadastros > Balanços patrimoniais

Nesta tela, basta clicar no botão para criar um novo balanço patrimonial. É lhe atribuído um nome e marcada a caixa de seleção “Favorito”, caso este seja o balanço a ser utilizado para fins fiscais (como a emissão do Sped Contábil (ECD), por exemplo). Feito isto, podemos estruturar o balanço conforme os códigos de aglutinação anteriormente cadastrados, clicando novamente no botão

Na inserção de um código de aglutinação no balanço a ser criado, definimos uma ordem para ele, que será a ordem em que aparecerá nos cálculos (por exemplo, ordem 1 para o “Ativo”, ordem 2 para o “Ativo circulante”, e assim por diante), e a qual grupo este código pertence (“Ativo” ou “Passivo e patrimônio líquido”).

Há, por último, o campo de “Código de aglutinação de nível superior”, que serve para atribuirmos determinado código a um código “pai”. Ou seja, tudo que for calculado para o próprio código de aglutinação, também será somado/subtraído no código de aglutinação de nível superior, caso houver. Por exemplo, atribuímos o código de “Estoques” ao código superior “Ativo circulante”, o código de “Empréstimos e financiamentos” ao superior “Passivo não circulante”, o próprio código “Passivo não circulante” ao superior “Passivo”, etc.

Abaixo, o exemplo dos códigos de aglutinação devidamente estruturados no cadastro de nosso balanço patrimonial padrão:

Fechamento contábil

Por fim, é necessário realizar um fechamento contábil no sistema para que o balanço patrimonial seja calculado corretamente. Para isso, devemos ir no menu Contabilidade > Fechamentos contábeis

Para criar um fechamento contábil, basta clicar no botão e preencher a data de fechamento e clicar em

Importante! A data preenchida no fechamento contábil é essencial para o cálculo do balanço patrimonial, pois o balanço só é calculado para determinada data se houver um fechamento contábil com data imediatamente anterior à data inicial do balanço patrimonial.

Após um fechamento contábil, nenhum lançamento contábil poderá ser feito ou alterado em data anterior à data deste fechamento. Para mais informações sobre fechamentos contábeis, clique aqui.

Balanço patrimonial (cálculo)

Feitos todos os cadastros dos códigos e do balanço patrimonial, pode-se calcular o balanço de determinado período. Para isso, devemos ir no menu Contabilidade > Balanço patrimonial

Nesta tela, devemos preencher os dois filtros presentes na tela: selecionar o balanço patrimonial cadastrado anteriormente e preencher as datas desejadas para o cálculo do balanço. Para a data inicial preenchida à esquerda, deve haver um fechamento contábil na data imediatamente anterior, senão o balanço patrimonial não será calculado. Por fim, clique no ícone para atualizar a tela e os valores calculados de cada código de aglutinação.

Abaixo, é mostrado um exemplo de balanço patrimonial calculado para o mês de outubro de 2020, mostrando o “Valor inicial”, gerado pelo fechamento contábil realizado em 30/09/20, e o “Valor final”, calculado através desse valor inicial somado ou subtraído dos lançamentos contábeis das contas associadas a cada código de aglutinação. Os códigos de aglutinação em negrito correspondem a códigos de nível superior, que, como explicado anteriormente, tem seu valor calculado através dos valores dos códigos de aglutinação inferior.

Importante!

Todos os exemplos acima podem ser vistos em nosso assinante de demonstração, clicando aqui.

Os assinantes do Maxiprod são cadastrados com os códigos de aglutinação padrões, associados às contas contábeis correspondentes, caso a empresa não utilize um plano de contas próprio.