Custeio dos materiais consumidos por uma ordem de produção

Custo de uma ordem de produção (OP)

O MAXIPROD calcula o custo de uma ordem de produção em função do custo de estoque dos insumos baixados e dos apontamentos de mão de obra de suas ordens de produção (OPs).

Ao baixar insumos ou fazer apontamentos de mão de obra para uma OP, o custo é acumulado no valor do registro de estoque em elaboração da OP, criado no momento da primeira baixa de insumos ou mão de obra para esta OP.

A cada conclusão, parcial ou total, de uma OP, o sistema transfere o valor total do estoque em elaboração para a quantidade produzida nessa conclusão, e zera o estoque em elaboração. Por exemplo, se há R$ 1000,00 no estoque em elaboração, e são concluídas 5 unidades da OP, o valor atribuído a cada unidade é R$ 200,00.

De forma geral, isto não corresponde à realidade, pois podemos ter baixado bem mais insumos que o correspondente à conclusão parcial.

O comando Recalcular custos do estoque atual (menu “Ferramentas” da tela de “Fechamentos de Estoque”) chama o custeio industrial, ou recálculo dos custos, que, entre outras ações, atribui os valores de estoque dos insumos e da mão de obra utilizados proporcionalmente às quantidades concluídas da OP. Todas as movimentações devem ter ocorrido depois do último fechamento de estoque.

Seja uma OP de 1000 unidades do item “0001 Item Fabricado” que tem três insumos: “00002 Insumo 1”, “00003 Insumo 2” e “00004 Insumo 3”.

Ocorreram baixas parciais de insumo e conclusões parciais da OP conforme mostrado na grade de movimentações de estoque:

Observa-se que o valor total da conclusão ficou desproporcional, ou seja, 990 unidades fabricadas ficaram com custo total muito inferior ao custo de 10 unidades fabricadas.

A correção é feita pelo recálculo de estoque, ou custeio industrial. Clique em “Estoque > Fechamentos de estoque”:

Na grade de fechamentos, recalcule o custo do estoque atual, conforme mostrado a seguir:

Após o recálculo, o custo total de cada conclusão parcial será proporcional à quantidade produzida nessa conclusão, portanto todas as unidades produzidas terão o mesmo custo.