EPC

Gestão da Empresa EPCista (Engineering, Procurement, Construction) no ERP Industrial MAXIPROD

A empresa EPC (Engineering, Procurement, Construction), também chamada EPCista realiza, ao mesmo tempo, a gestão de dois tipos de empreendimentos:

  1. a própria gestão.
  2. a gestão dos contratos, que são empreendimentos de propriedade dos seus clientes. O contrato terá pedidos de compra, estoque, orçamento, gestão financeira e contábil, entre outros aspectos.

Os contratos dos clientes realizam transações com vários fornecedores, um dos quais é a empresa EPCista a qual, além da gestão, pode fornecer materiais e outros serviços, tais como o projeto e a montagem final.

Portanto, a empresa EPCista opera também como fornecedor. Alguns  produtos de outros fornecedores são comprados pela empresa  EPCista, que os incorpora como insumos a produtos vendidos pela empresa EPCista ao cliente.

Por questões fiscais, outros produtos são comprados pela empresa EPCista em nome  do cliente final, evitando impostos em cascata.

Veja o que diz a Wikipedia, clicando aqui.

Modelagem EPC no ERP Industrial MAXIPROD

No ERP MAXIPROD, cada assinante pode cadastrar uma ou mais “próprias empresas”, que podem corresponder, por exemplo, à matriz e às filiais.

O EPCista será um assinante com:

  1. uma própria empresa que realiza a gestão da empresa EPC;
  2. “n” outras próprias empresas que realizam, cada uma, a gestão de um contrato de cliente.

Desta forma, mantém-se independentes a contabilidade, o fluxo de caixa e demais transações de cada contrato, que terá, por exemplo, uma ordenação própria de pedidos de compra.

EPC (Engineering, Procurement, Construction)

A gestão interna da empresa EPCista propriamente dita associa as entidades internas (pedidos de compra, títulos, etc.) aos contratos que gere.  Esta funcionalidade é uma decorrência natural da arquitetura MAXIPROD, focada em produção industrial, que teve sua origem no desenvolvimento de funcionalidades para a indústria de bens de capital sob encomenda.

Ou seja, é possível emitir:

  • balancete, fluxo de caixa e outros relatórios da situação interna da empresa EPCista, relativamente a cada contrato.
  • balancete, fluxo de caixa e outros relatórios da situação de cada contrato gerido pela EPCista , figurando, neste caso, a EPCista como apenas um dos fornecedores de produtos e serviços do contrato.