ERP Industrial MAXIPROD

ERP Industrial MAXIPROD

O ERP Industrial MAXIPROD é um sistema integrado de gestão, online ou local, que atende as necessidades de empresas industriais, de distribuição, manutenção e serviços. É uma solução completa, que cuida de suas compras, estoque, vendas, produção, finanças e contabilidade, e faz com que estas funções conversem entre si. Por exemplo, a emissão de uma nota fiscal gera automaticamente os lançamentos contábeis.  Além disso, conecta-se  com clientes, fornecedores, bancos, etc.

Conforme o segmento, veja como um ERP pode aumentar a rentabilidade

Principais funcionalidades de um ERP industrial

  • Estrutura de produto: mostra a composição de um item fabricado.
  • Roteiro de produção: cadastra as operações que convertem itens-insumos em um item-produto.
  • Ordem de produção: identifica um lote de um item fabricado, produzido em determinado período, para fins de apontamento de material e mão de obra, bem como rastreabilidade, no caso de alguns tipos de empresa
  • Terceirização: uma empresa pode ser  cliente ou fornecedora de terceirização de algumas operações, de uma parte de um produto, ou de um produto completo, produzidos por uma empresa, sobre material de propriedade de outra.
  • Rastreabilidade: histórico de um produto, desde a origem dos seus insumos. Registra, para cada insumo, informações como o fabricante, o lote e sua data de validade. É obrigação legal em áreas críticas para a saúde (ANVISA) e segurança, como as indústrias alimentícia, farmacêutica, cosmética e aeronáutica.
  • MRP:  função que calcula as ordens de produção e solicitações de compra, necessárias para atender uma carteira de pedidos, considerando o estoque disponível e os pedidos de compra e ordens de produção já existentes.

 

Seleção de um ERP industrial

A seleção de um ERP industrial é uma decisão de médio a longo prazo. A troca do ERP exige esforço, tempo e dinheiro. Portanto, evite surpresas: invista tempo e esforço na seleção. Avalie dois ou três ERPs, testando-os nas condições reais da sua empresa.

Para reduzir os riscos e maximizar as chances de sucesso, verifique:

1. Credibilidade do fornecedor.

Primeiro, verifique se o ERP já atende empresas do mesmo ramo da sua, ou similares. Então, solicite referências, não apenas a respeito da qualidade do produto, mas também sobre o atendimento.

2. ERP comercial/administrativo, ou também industrial?

Se a sua empresa é industrial, usará estrutura de produto (ficha técnica, receita) e ordens de produção. No entanto, alguns ERPs atendem apenas os aspectos comerciais e administrativos. Verifique se o sistema escolhido atende os requisitos de um ERP Industrial.

3. ERP online = sem investimento inicial

A arquitetura online, ou na nuvem dispensa a aquisição ou contratação de:

  • servidor, com rede local
  • sistema de gestão de banco de dados
  • equipe de suporte de TI, responsável pela segurança e manutenção
  • administrador do banco de dados (DBA)

Outra vantagem é a atualização automática de versões. Para atender a legislação, novos recursos e correções, os ERPs online estão em constante evolução, com frequentes atualizações de versão. No caso da arquitetura online, isso implica alguns minutos fora do ar, usualmente fora dos horários de trabalho. Mas o principal é que tudo isso é feito pelo provedor do ERP, sem ônus para a empresa.

A segurança evita a perda de dados, através de duplicação de bancos e/ou backups e impede acessos indevidos. Na arquitetura tradicional, as medidas necessárias são de responsabilidade da própria empresa, o que pode ser complexo e caro. Já na arquitetura online, isto é de responsabilidade do provedor do ERP.

4. Verifique as opções de integração com outros sistemas

Um ERP deve conectar a empresa com fornecedores, clientes, bancos, governo, etc. Assim, pode emitir notas fiscais, declarações para a Receita, propostas para clientes, boletos bancários, documentos de importação/exportação, e outros.

Alguns segmentos requerem integrações mais específicas. Por exemplo, a indústria mecânica pode se beneficiar da integração com aplicativos CAD (Solidworks, Inventor, e similares). Alguns tipos de produtos são  vendidos através de e-commerce. Já o comércio varejista requer funções de ponto de venda.

5. Customização ou configuração?

Customização é o desenvolvimento por encomenda. Isso parece positivo, mas pode ter um preço elevado, pois não é diluído. Além disso, o ERP passa a ser diferente do utilizado pelos demais usuários, tornando a manutenção mais cara e complexa.

Configuração: os ERPs online costumam incluir um amplo conjunto de recursos, que o usuário usa de acordo com suas necessidades. É claro que um sistema não pode atender todas as situações imagináveis. Quando surge uma necessidade nova, ela é analisada e, constatada a sua viabilidade econômica, é implantada e disponibilizada para todas as empresas usuárias. Um ponto importante é a capacidade de configuração de relatórios e etiquetas pelos próprios usuários.

6. Pense a médio prazo

Assegure-se de que o ERP tenha recursos para acompanhar seu crescimento. Lembre-se de que a troca de um ERP requer tempo e esforço, além de perturbar as operações normais. Por exemplo:

  • hoje sua empresa talvez seja do Simples, mas poderá passar a Lucro Presumido ou Real.
  • sua empresa comercializa, mas amanhã pode também produzir./
  • atualmente, sua empresa produz integralmente seus produtos. Futuramente, poderá produzir para terceiros ou terceirizar parte de sua produção.
  • hoje, sua empresa tem 5 funcionários, mas dentro de alguns anos talvez sejam 30, ou mais.

Finalmente, lembre-se do custo. Um ERP simples demais pode limitar o desenvolvimento da empresa, mas um sofisticado demais também pode ser perigoso. Portanto, veja se os custos são compatíveis com sua situação financeira. De preferência, procure um ERP com contratação flexível, e custos que acompanham o momento econômico, tanto nos períodos de crescimento, como em eventuais crises.

Clientes [indústria em geral] 1

Megabarre Transformadores
Treal Equipamentos Especiais | Montagens Industriais - Sistema de gestão industrial ERP MAXIPROD
Ventowag Equipamentos
Gerothermo Caldeiras
Evolutec Eletrônicos | BeerMax Artigos Cervejeiros- Sistema de gestão industrial ERP MAXIPROD
TCS Indústria Metalúrgica - Sistema de gestão industrial ERP MAXIPROD

Clientes [indústria em geral] 2

SVG Metalúrgica
V3 Soluções - Sistema de gestão industrial ERP MAXIPROD
SHD Indústria de Bombas - Sistema de gestão industrial ERP MAXIPROD
Vonin Máquinas - Equipamentos para a Indústria de Alimentos - Sistema de gestão industrial ERP MAXIPROD

Clientes [indústria em geral] 3

AquaSuper | ExSuper Produtos Hidráulicos, Elétricos e Agropecuários - Sistema de gestão industrial ERP MAXIPROD
Cellier Alimentos - Sistema de gestão industrial ERP MAXIPROD
T-NAX Oil & Gas - Sistema de gestão industrial ERP MAXIPROD
Stentec Eletrônica - Sistema de gestão industrial ERP MAXIPROD

Depoimento original Stentec – Gilmar Junior

quotes1Mais uma vez, parabenizo a todos da Maxiprod pelo comprometimento e excelente trabalho de manutenção e melhoria que realizam no software, estou muito satisfeito!quotes2

Gilmar Junior
Stentec Eletrônica

Wego Sistemas - Sistema de gestão industrial ERP MAXIPROD

Depoimento original Wego – Bárbara Oliveira

quotes1O ERP MAXIPROD tem atendido com excelência às demandas que levaram à sua contratação. Por ser uma solução completa, pretendemos ampliar a utilização dos recursos disponíveis, automatizando processos que hoje ocupam tempo valioso com execução manual e com maior risco de erro. É um sistema de gestão com rotinas operacionais lógicas e de fácil compreensão. Avaliamos o suporte como amigável e de resposta rápida, além de realizar ajustes e melhorias em rotinas e adaptações exigidas pelo mercado. O custo x benefício sem dúvida nos garante que esta parceria foi uma excelente escolha.quotes2

Bárbara Oliveira
Wego Sistemas

ABEMAG Automação - Sistema de gestão industrial ERP MAXIPROD

Depoimento original ABEMAG Automação – Eng. Paulo Valle

quotes1Um sistema bem elaborado, com acesso simples e intuitivo. É completo e também é configurável de forma simples pelo próprio usuário para personalizar documentos quando é preciso customizar algo. Conta com suporte excelente, sempre que necessário há alguém para atendimento imediato pelo telefone. Este software nos faz ganhar tempo aqui, muito prático.quotes2

Eng. Paulo Valle
ABEMAG Automação

Quatro G Pesquisa e Desenvolvimento - Sistema de gestão industrial ERP MAXIPROD

Depoimento original Quatro G – Dra. Jocelei Maria Chies

quotes1A Quatro G vem trabalhando há algum tempo com o software de gestão MAXIPROD, e gostaríamos de expressar nossa satisfação quanto ao desempenho do mesmo.quotes2

Dra. Jocelei Maria Chies
Quatro G Pesquisa de Desenvolvimento

Pizarro Móveis- Sistema de gestão industrial ERP MAXIPROD

Depoimento original Pizarro Móveis – Mateus Pizarro

quotes1Há alguns anos, fui responsável pela implantação do novo ERP na empresa onde trabalhava. Escolhemos um sistema de gestão internacional, líder no segmento, e me tornei usuário chave do sistema. Agora fui contratado temporariamente exclusivamente para implantar o MAXIPROD aqui na Pizarro. Eu não conhecia o sistema, mas, comparando com aquele em que eu trabalhava, estou muito impressionado com os recursos e facilidades do MAXIPROD, além do excelente atendimento do suporte. Estou gostando demais.quotes2

Mateus Pizarro
Pizarro Móveis

Croda do Brasil | Inventiva Ativos para Cosméticos - Sistema de gestão industrial ERP MAXIPROD

Depoimento original Croda | Inventiva – Renata Raffin

quotes1Usamos o MAXIPROD já há 6 anos, e o software tem-se demonstrado muito eficiente para o controle de nossas vendas, estoque, produção e contabilidade, assim como na organização como um todo da Inventiva. O software nos garante rastreabilidade total das produções, fornecedores e clientes, estando em consonância com o solicitado pela Anvisa.quotes2

Secon Sensores e Instrumentos - Sistema de gestão industrial ERP MAXIPROD

Depoimento original Secon – Fábio Ricardo Auler

quotes1Optamos pelo Sistema MAXIPROD por ser uma solução com um bom custo-benefício. Como toda a plataforma está em nuvem, não existe o investimento inicial em servidores e softwares específicos, as manutenções e as atualizações são feitas sem a necessidade de acesso aos equipamentos internos da empresa e não são necessários altos investimentos em sistemas de segurança de rede. Além disso, possibilita o acesso remoto às informações da empresa a qualquer momento. O suporte e as melhorias do sistema são feitos de forma rápida e eficiente através de técnicos especializados.quotes2

Fábio Ricardo Auler
Secon Sensores e Instrumentos

Gerothermo Caldeiras

Depoimento original Gerothermo – Margarete J. Vasconcelos

quotes1Há meses procurava um programa que se adequasse ao meu método de trabalho, que é bastante complicado e técnico. Antes de contratar o programa, fiz vários testes e simulações, e fui muito bem atendida: o suporte é muito amigável e disposto a solucionar todas as minhas dúvidas. Quanto às funções, consegui tudo o que eu estava precisando, que era gerar um preço de custo dos meus produtos, dar entrada e saída no estoque para atender ao bloco K, montar uma listas de preços, CRM das vendas, e restringir o acesso dos usuários por funções, o que é muito bom. E tudo isso com a vantagem de não precisar pagar altas taxas para adquirir o programa.quotes2

Margarete J. Vasconcelos
Gerothermo Caldeiras

Dtech Solutions

Depoimento original Dtech – Eliana Brasi

quotes1O sistema MAXIPROD tem-nos atendido com satisfação plena. É um programa de fácil acesso e utilização, com custo interessante e atendimento rápido, seja por telefone ou por Skype. Tem boa qualidade e, sempre que solicitado, procura desenvolver melhorias técnicas no sistema, buscando em primeiro lugar a satisfação do cliente. Até o momento, a Maxiprod nos agrada. Continuem sempre desta forma, encarando o cliente como o principal patrimônio da empresa.quotes2

Eliana Brasi
Dtech Solutions

Brass Hill Cosméticos - Sistema de gestão industrial ERP MAXIPROD

Depoimento original Brass Hill Cosméticos – Thatiana Racy

quotes1O MAXIPROD foi escolhido dentre três soluções para suprir as demandas administrativas, financeiras, de produção e comerciais da empresa. No início, ficamos com receio pela empresa estar em outro Estado. No entanto, o suporte funciona de forma primorosa e não só resolve nossas questões, mas sempre envia para desenvolvimento funcionalidades que acreditamos agregar em nossa operação do dia-a-dia. O custo x benefício é excelente, e a solução funciona redonda para todas as áreas da empresa. Estamos muito satisfeitos e desejamos que nossa parceria de sucesso perdure por muito tempo.quotes2

Megabarre Transformadores

Depoimento original Megabarre – Ciro Alexandre Peixoto

quotes1Dos programas que conheço, o ERP da Maxiprod tem sido o mais fácil de trabalhar. O fato de a plataforma ser on-line possibilita grande flexibilidade em nossa gestão e controle, além de ser um sistema com funcionalidades simples e diretas. Mas o que nos deixa mais satisfeitos é o suporte técnico, que, desde a nossa aquisição, tem-nos dado todo o apoio necessário, além de percebermos melhorias e atualizações mês a mês. Esperamos manter essa parceria por muitos e muitos anos.quotes2

Ciro Alexandre Peixoto
Megabarre Transformadores

Rackbras - Sistema de gestão industrial ERP MAXIPROD

Depoimento original Rackbras – Marcelo Tedesco

quotes1Estamos muito satisfeitos com a parceria e presteza no serviço, além das facilidades que o software apresenta.quotes2

Marcelo Tedesco
Rackbras

Treal Equipamentos Especiais | Montagens Industriais - Sistema de gestão industrial ERP MAXIPROD

Depoimento original Treal – Fabio J. Quirino

quotes1Encontramos no MAXIPROD um sistema com funcionalidades extremamente sofisticadas que são aplicadas de uma forma simples para as pequenas e médias empresas. A possibilidade de integração com nosso software de desenvolvimento de projeto foi muito importante para migrarmos para o MAXIPROD e ganharmos tempo na liberação de produtos para produção.quotes2

Depoimento original Eng. Renato M. Xavier

quotes1A Maxiprod possui um ERP completo e muito versátil às customizações, tendo em especial um módulo de Qualidade que se destaca pela inovação de suas funcionalidades em comparação com outras opções de mercado, possuindo também significativa característica de rastreabilidade de informações em seu sistema.quotes2

Eng. Renato M. Xavier
Consultor de empresas

Sebrae
O desenvolvimento do Sistema de Gestão ERP MAXIPROD contou com apoio financeiro do SEBRAE/RS através do programa INOVA RS.