Boletos bancários

Boletos bancários

O MAXIPROD gera boletos bancários dos seguintes bancos:

Banco do BrasilCaixa Econômica FederalBradescoItaúSantanderSicrediBanrisulBanco SicoobBanco DaycovalBanco do NordesteBanco Banestes

Se deseja emitir boletos para outros bancos, entre em contato.

Como configurar boletos bancários?

  1. Para configurar a emissão de boletos bancários, clique no menu “Financeiro > Cadastros > Formas de pagamento e contas bancárias”.
  1. Clique no botão cod-externo-11.
  2. Preencha os dados e em seguida clique em referenciar-custo-de-frete-17.

Os campos “Carteira”, “Variações da carteira” e “Cod empresa” devem ser obtidos da gerência do banco:

  1. Contate o gerente da conta, e informe que sua empresa fará a cobrança por boletos gerados em seu sistema de gestão, enviando ao banco o arquivo de remessa em formato CNAB400.
  2. Após configurada a forma de pagamento por boletos, o MAXIPROD gera o arquivo de remessa, contendo  os  títulos a cobrar por boletos, e o envia para o banco, que fica informado sobre as cobranças/títulos que entrarão na conta de sua empresa.  Dependendo do banco, esse envio é feito online, ou através do canal de suporte.
  3. Escolha a carteira e variação de carteira.
  4. Após essas configurações, clique para referenciar-custo-de-frete-17 essa forma de pagamento e sua empresa já pode começar a usar os boletos.
  5. Para gerar um boleto, edite uma conta a receber, e selecione a forma de pagamento “boleto”.

6. Nos títulos em que a Forma de cobrança está marcada como boleto, a coluna “Boleto” mostra um ícone de código de barras. Clique sobre este ícone para gerar o boleto.

7. Se a forma de pagamento de um cliente for sempre por boletos, esta forma pode ser selecionada na tela de edição da empresa desse cliente . Expanda o menu Informar dados de venda > selecionar uma forma de pagamento padrão. Assim, os títulos a receber de vendas feitas para esse cliente já serão gerados com boletos.

Como é gerado o “nosso número”?

“Nosso número” é um sequencial único, independente de cliente, que pode ser definido através da configuração “Próximo nosso número” em configurações de contas a receber.

É possível configurar um texto padrão para as instruções de cobrança?

Sim, através do preenchimento da configuração “Instruções do boleto de cobrança” em configurações de contas a receber.

Como gerar o arquivo de remessa CNAB 400?

  1. Na página inicial do MAXIPROD, clique em Contas a receber.
  2. Selecione os registros desejados.
    Exemplo:

3. Clique no menu Ações > Gerar arquivo remessa CNAB 400.

4. É disponibilizado para download um arquivo de remessa para envio para o banco, normalmente através do Internet Banking.

Como configurar a multa dos boletos?

  1. No cadastro de formas de pagamento e contas bancárias preencha o campo Após o vencimento, cobrar multa de. A multa pode ser definida como um percentual do valor do boleto (opção “%”) ou um valor fixo (opção “Reais”).

2. Na tela de inserção/edição de contas a receber, ao selecionar a forma de cobrança, o campo Valor de multa após vencimento é preenchido conforme o tópico acima. Opcionalmente, o valor da multa pode ser editado manualmente em cada conta a receber.

Como configurar juros nos boletos?

  1. No cadastro de formas de pagamento e contas bancárias preencha o campo Após o vencimento, cobrar juros de. Os juros podem ser definidos como um percentual do valor do boleto (opção “%”) ou um valor fixo (opção “Reais”).

2. Na tela de inserção/edição de contas a receber, ao selecionar a forma de cobrança, o campo Valor de juros diário após vencimento é preenchido conforme a configuração descrita no tópico acima. Opcionalmente, o valor de juros diário pode ser editado manualmente em cada conta a receber.

Como configurar o protesto de boletos?

  1. No cadastro de formas de pagamento e contas bancárias preencha o campo Protestar após [____] dias do vencimento.

Na tela de inserção/edição de contas a receber, ao selecionar a forma de cobrança, o campo Protestar após [____] dias do vencimento é preenchido conforme a configuração descrita no tópico acima. Opcionalmente, o valor deste campo pode ser editado manualmente em cada conta a receber.

Envio de boleto por e-mail:

  1.  No cadastro da empresa-cliente, abra a grade de contatos, selecione o contato para cujo e-mail deve ser enviado o boleto e marque o checkbox “Recebe boleto por e-mail”.

2. Para alterar o texto de envio dos boletos, vá ao menu Roda dentada > Modelos de e-mail.

3. Para enviar os boletos por e-mail, vá para a tela de contas a receber, onde se encontram os boletos a enviar. Selecione os boletos que deseja enviar, marcando os checkboxes dos títulos.

Clique no menu Ações > Enviar boletos por e-mail, abrindo a tela de envio por e-mail com os boletos em anexo, onde estão listados os contatos configurados para receber os e-mails.

Como excluir um boleto gerado?

1. Entre na edição de um título que já possua boleto gerado.

2. No campo destacado na imagem anterior, chamado “Forma de cobrança”, deixe o campo em branco:

3. Clique no botão .

4. Será mostrada a seguinte mensagem de aviso sobre exclusão de boleto:

5. Para excluir o boleto, clique no botão da mensagem.

Observação: o botão da mensagem anterior serve para você alterar algum dado do boleto e mantê-lo no sistema com estes novos dados, sem excluí-lo para posteriormente ser gerado um novo com os dados alterados.