Boletos bancários

O ERP MAXIPROD gera boletos dos seguintes bancos:

Banco do BrasilCaixa Econômica FederalBradescoItaúSantanderSicrediBanrisulBanco SicoobBanco DaycovalBanco do NordesteBanco Banestes

Para emitir boletos de outros bancos, entre em contato com a Maxiprod.

Como configurar boletos bancários?

  1. Para configurar a emissão de boletos bancários, clique no menu “Financeiro > Cadastros > Formas de pagamento e contas bancárias”.
  1. Clique no botão cod-externo-11.
  2. Preencha os dados e em seguida clique em referenciar-custo-de-frete-17.

Os campos “Carteira”, “Variações da carteira” e “Cod empresa” devem ser obtidos da gerência do banco:

  1. Contate o gerente da conta, e informe que sua empresa fará a cobrança por boletos gerados em seu sistema de gestão, enviando ao banco o arquivo de remessa em formato CNAB400.
  2. Após configurada a forma de pagamento por boletos, o MAXIPROD gera o arquivo de remessa, contendo  os  títulos a cobrar por boletos que entrarão na conta de sua empresa, e o envia para o banco.  Dependendo do banco, esse envio é feito online, ou através do canal de suporte.
  3. Escolha a carteira e variação de carteira.
  4. Clique para referenciar-custo-de-frete-17 essa forma de pagamento e sua empresa já pode começar a usar os boletos.
  5. Para gerar um boleto, edite uma conta a receber, e selecione a forma de pagamento “boleto”.

6. Nos títulos em que a Forma de cobrança está marcada como boleto, a coluna “Boleto” mostra um ícone de código de barras. Clique sobre este ícone para gerar o boleto.

7. Se a forma de pagamento de um cliente for sempre por boletos, esta forma pode ser selecionada na tela de edição da empresa desse cliente . Expanda o menu Informar dados de venda > selecionar uma forma de pagamento padrão. Assim, os títulos a receber de vendas feitas para esse cliente já serão gerados com boletos.

Como gerar boletos em massa?

Além de clicar sobre o ícone de código de barras (), na linha da conta a receber, para gerar o boleto, pode-se gerar vários boletos com um único clique:

  1. Vá ao menu Financeiro > Contas a receber.
  2. Na tela de contas a receber, marque os checkboxes () dos títulos com boletos a gerar.
  3. Vá ao menu Ações > Gerar boletos dos títulos selecionados.

  4. Ao final da ação, é exibida uma janela com os boletos criados, sendo também listados os títulos para os quais não foi possível gerar o boleto, e a justificativa correspondente.

Como é gerado o “nosso número”?

“Nosso número” é um sequencial único, independente de cliente, que é ser definido em “Próximo nosso número” das configurações de contas a receber.

Como configurar um texto padrão com as instruções de cobrança?

Através do preenchimento da configuração “Instruções do boleto de cobrança” em configurações de contas a receber.

Como gerar o arquivo de remessa CNAB 400?

  1. Na página inicial do MAXIPROD, clique em Contas a receber.
  2. Selecione os registros desejados.
    Exemplo:

3. Clique no menu Ações > Gerar arquivo remessa CNAB 400.

4. É disponibilizado para download um arquivo de remessa para envio para o banco, normalmente através do Internet Banking.

OBS.: Para gerar um arquivo de remessa que tenha valor, é necessário mudar o campo “Ambiente para a geração de arquivo de remessa” para “Produção”.

Como configurar a multa dos boletos?

  1. No cadastro de formas de pagamento e contas bancárias preencha o campo Após o vencimento, cobrar multa de. A multa pode ser definida como um percentual do valor do boleto (opção “%”) ou um valor fixo (opção “Reais”).

2. Na tela de inserção/edição de contas a receber, ao selecionar a forma de cobrança, o campo Valor de multa após vencimento é preenchido conforme acima. O valor da multa também pode ser editado manualmente em cada conta a receber.

Como configurar juros nos boletos?

  1. No cadastro de formas de pagamento e contas bancárias preencha o campo Após o vencimento, cobrar juros de. Os juros podem ser definidos como um percentual do valor do boleto (opção “%”) ou um valor fixo (opção “Reais”).

2. Na tela de inserção/edição de contas a receber, ao selecionar a forma de cobrança, o campo Valor de juros diários após vencimento é preenchido conforme a configuração descrita no tópico acima. O valor de juros diário também pode ser editado manualmente em cada conta a receber.

Como configurar o protesto de boletos?

  1. No cadastro de formas de pagamento e contas bancárias preencha o campo Protestar após [____] dias do vencimento.

Na tela de inserção/edição de contas a receber, ao selecionar a forma de cobrança, o campo Protestar após [____] dias do vencimento é preenchido conforme a configuração acima. Este campo também pode ser editado manualmente em cada conta a receber.

Envio de boleto por e-mail

O envio dos boletos por e-mail exige o cadastramento dos contatos das empresas que devem recebê-los:

  1. Na tela de empresas (acessada, por exemplo, pelo menu Vendas > Clientes), clique em editar () a empresa na qual se deseja cadastrar um contato que recebe boleto por e-mail.
  2. Na edição da empresa, expanda a seção “Informar contatos”.

  3. Clique no botão verde , para criar um novo contato.
  4. Na tela de novo contato, informe o nome, o e-mail e marque a opção Recebe boleto por e-mail.

Para editar o e-mail padrão de envio dos boletos, vá ao menu Roda dentada > Modelos de e-mail.

Para enviar os boletos por e-mail, vá para a tela de contas a receber, e selecione os boletos que deseja enviar, marcando os checkboxes dos títulos.

Há duas opções:

a) Enviar todos os boletos selecionados para apenas um destinatário

  1. Clique no menu Ações > Enviar boletos selecionados para apenas um destinatário.
  2. Abrirá uma tela de envio por e-mail com os boletos em anexo, onde estão listados os contatos configurados para receber os e-mails.

b) Enviar todos os boletos selecionados para os respectivos contatos que recebem e-mail de cada uma das empresas dos títulos

  1. Clique no menu Ações > Enviar boletos por e-mail.
  2. É exibida uma mensagem de aviso, clique em .

  3. Será enviado um e-mail para cada boleto selecionado. Se a mesma empresa estiver em mais de um dos títulos selecionados, os contatos dessa empresa receberão um e-mail para cada boleto.
  4. Ao final do processo, é exibida uma janela de resultados dos envios dos boletos.

Como excluir um boleto gerado?

1. Entre na edição de um título do boleto a excluir.

2. No campo “Forma de cobrança” destacado na imagem anterior, deixe o campo em branco:

3. Clique no botão .

4. É mostrada a seguinte mensagem de aviso:

5. Para excluir o boleto, clique no botão da mensagem.

Observação: o botão da mensagem anterior permite alterar dados do boleto e mantê-lo no sistema, para posteriormente gerar um novo com os dados alterados.