Fechamento de estoque

Fechamento de Estoque

O fechamento de estoque:

  • calcula/recalcula o custo de cada item do estoque através de um procedimento denominado custeio. Este procedimento é uma complexo, agregando ao estoque os custos de frete, mão-de-obra, custos gerais e outras despesas, usando critérios de rateio que decidem quanto de cada despesa é absorvido por cada item do estoque.
  • armazena o resultado (o valor de cada item de estoque) em uma tabela, relativa à data de cálculo.

O fechamento de estoque é um dos primeiros passos do fechamento contábil.

  1. Para exibir a grade dos fechamentos de estoque, clique Estoque > Fechamentos de estoque no menu superior:

2. Na grade de fechamentos de estoque, para fazer um novo fechamento, clique em cod-externo-11¹.  Escolha a data do fechamento de estoque². Clique em botao_salvar³.

O primeiro fechamento salvará a soma das quantidades e custos de todas as movimentações ocorridas até a data escolhida (no exemplo, 31/12/15). A seguir, cada fechamento recalcula as quantidades e custos das movimentações ocorridas a partir do fechamento anterior.

Para consultar o resultado do fechamento ou exportar as informações em uma planilha, selecione o fechamento desejado e vá em Consultar > Detalhes.

Na tela de detalhes do fechamento de estoque, você pode exportar as informações indo no menu Ferramentas > Exportar para CSV.