Manutenção e Serviços com o ERP MAXIPROD
Faça a gestão da manutenção de equipamentos, veículos e produtos em geral com o ERP MAXIPROD, que mantém o histórico de materiais substituídos ou reparados, e a mão de obra realizada em cada unidade.
O ERP MAXIPROD atende as necessidades de manutenção de empresas de todos os portes e ramos de atuação. Pode ser usado na nuvem (online) ou em servidor local.

Funcionalidades de manutenção
Conheça algumas das funcionalidades de manutenção do ERP MAXIPROD:
- A ordem de manutenção é semelhante a uma ordem de produção normal, agregando os custos de material e mão de obra.
- O item sob manutenção (veículo, instrumento, etc) é identificado pelo seu número de série/chassi/…, mantendo-se automaticamente o prontuário ou histórico das manutenções recebidas (produtos e serviços agregados, NFs, etc), inclusive a rastreabilidade dos insumos (fabricante, lote/número de série), quando pertinente
- Estoque com rastreabilidade: rastreabilidade, lotes, fabricante, datas de produção e de vencimento, números de série, códigos de barras.
- Qualidade: não conformidades, boletins de inspeção para cada tipo de produto e serviço
- Anotações e tarefas permitem agendar manutenções preventivas para cada item, com alertas pelo sistema e por e-mail
- Atende tanto a manutenção interna de uma empresa, como a realizada para terceiros. No caso de equipamentos de terceiros, eles permanecem no cadastro como “estoque de terceiros em poder de terceiros”
- Os materiais usados na manutenção podem ser faturados através de NFs de venda de produtos, ou agregados como insumos (custo) aos serviços realizados
Serviços normais (que não sejam de manutenção de equipamento ou veículo) podem ser vendidos de forma similar à venda de mercadorias.
Funcionalidades de gestão geral
Disponha de todas as demais funcionalidades do ERP, tais como:
- Vendas: montagem e envio de propostas com cálculo de impostos, montagem de pedidos a partir das propostas. Tabelas de preços.
- NF-e com certificado digital A1 ou A3. NFS-e (nota fiscal de serviço eletrônica) com certificado digital A1.
- Compras: solicitação de cotações aos fornecedores, pedidos de compra, follow-up, recebimento de compras facilitado pela interpretação do XML recebido do fornecedor.
- Financeiro: contas a pagar e a receber, adiantamentos, boletos com ou sem registro, fluxo de caixa.
- Contabilidade: planos de contas e centros de custos editáveis, DRE, balancete por conta contábil, centro de custos, ou item de pedido.
- Customização de relatórios e etiquetas com códigos de barras, em Word ou Excel, pelos próprios usuários.
- E mais: permissões por usuário, armazenamento de XML e quaisquer outros documentos associados a itens, pedidos, clientes, etc.
Procedimento de manutenção
A manutenção ocorre geralmente na seguinte ordem:
- Recebimento: antes, ou durante o recebimento, o objeto sob manutenção é cadastrado com determinado código de item, e pode já ter um lote registrado, do qual consta o dono, o fabricante e o número de série. O recebimento deve ser feito com a Operação fiscal apropriada. No MAXIPROD, inicializamos a Operação fiscal 1915 “Entrada para conserto” com a movimentação de recebimento, tendo como origem a Conta: “Terceiros” e como destino o Estoque “De terceiro a consertar”.
- ao criar o item do pedido de venda:
- deve ser escolhido o tipo “Manutenção”.
- deve ser escolhido um item de procedência “Serviço/manutenção”
- no campo “Lote” do item do pedido é inserida uma referência a um item da tabela de lotes registrados.
- ao emitir e aprovar o pedido de venda, é automaticamente gerada uma ordem de manutenção (OM), reservada para o item do pedido. Não é necessário rodar o MRP para criar a OM.
- esta OM tem as mesmas características das demais OPs do MAXIPROD (vide ordens de produção, ordens de manutenção). É inicializada com o roteiro do item do pedido, e pode ter itens-filho, isto é, insumos a baixar. A OP/OM pode receber insumos, apontamento de mão de obra, etc, cujos valores são acumulados em uma posição de estoque associada à OP. Ao ser concluída, o seu produto passa a ser reservado para o item do pedido, podendo ser faturado, ie transferido para uma NF de Saída (de Serviço ou não).
- Na baixa de cada insumo fora da estrutura de produto, aparece o checkbox “Manter o insumo consumido em estoque separado”. Se o estoque do insumo (inclusive o próprio item sob manutenção) é de propriedade de terceiros, então o checkbox é marcado automaticamente. Se este checkbox não é marcado, o custo do insumo é incorporado ao custo da manutenção, e o insumo não será destacado na NF da manutenção. Se é marcado, o insumo baixado é transferido para uma linha de estoque (de “insumos baixados”) identificada pela OM, do qual pode ser transferido para a NF.
- O item sob manutenção pode ou não ser baixado para a OP mas, se for baixado, sê-lo-á sem valor, e continuará, de qualquer forma, existindo no estoque de propriedade de terceiros, com o seu valor declarado no recebimento.
- Para emitir a NF de venda dos materiais incorporado ao equipamento sob manutenção, crie uma NF de venda de produtos, selecione o cliente e a operação fiscal.
- Na tela de edição da NF, clique no menu Ações > Inserir itens a partir do Estoque.
- Abrirá a grade de estoque. Preencha os filtros de Pedido de manutenção e/ou Item de pedido de manutenção, e atualize. Serão agora exibidos os materiais incorporados ao(s) equipamento(s) sob manutenção.
- Na grade de estoque, selecione os itens a transferir para a NF e clique no botão OK.
- Plano de contas editável
- Centros de custos
- Contabilidade por pedido
- Visualização (opcional) por regime de caixa
- DRE
- SPED Contábil
- Veja mais