Certificado digital

Certificados digitais

O ERP MAXIPROD suporta os certificados digitais do tipo A1 (distribuído na forma de um arquivo, geralmente com extensão .pfx) ou A3 (distribuído em uma mídia física, que pode ser um smartcard (com software SafeSign ou SSI) ou token USB.

NOTA: atualmente os certificados A3 só são suportados no sistema Windows. Para utilizá-los, é necessário ter o Java versão 7 ou posterior instalado.

Configuração do certificado digital A1

  1. Clique no menu Configurações.

2. Expanda o menu “Configurações de certificado digital” > Clique em .

3. Na tela de “Alterar certificado”, clique no botão Selecionar, para buscar o arquivo do certificado A1 no computador > informe a senha do certificado > clique em “Importar certificado” > finalize clicando em .

Configuração do certificado digital A3

  1. Se o seu certificado é de cartão, instale os drivers necessário da leitora de cartões. Caso seja de token, normalmente esse dispositivo já está carregado com o driver necessário para seu uso.
  2. Antes de iniciar as configurações no MAXIPROD, aconselhamos testar o seu certificado com o testador da própria emissora do certificado. Além desse teste, tente conectar-se ao site do eCAC. Se o certificado estiver corretamente instalado no computador, o site do eCAC será acessado.eCAC - certificado
  3. Para integrar o certificado ao sistema MAXIPROD, primeiro faça a instalação de nosso Gerenciador de Certificados. Para baixar o gerenciador, vá no menu Roda dentada (12) > Instalar > Gerenciador de Certificados.

  4. Baixe e instale o gerenciador. Os passos da instalação são bastante simples, bastando executar o arquivo “Instalador do Gerenciador de Certificados Digitais do ERP Maxiprod” e clicar nas opções para “Avançar” a instalação.
  5.  Para confirmar que o gerenciador foi instalado com êxito e está ativo, verifique, no canto inferior direito da tela, se o símbolo organograma da Maxiprod está aparecendo.help certificado digital 4
  6. Após a instalação do gerenciador, basta configurar o certificado no sistema. Vá no menu 12 > Configurações.

  7.  Expanda o menu “Configurações de certificado digital” > Clique em .
  8. Na tela de “Alterar certificado”, clique no botão Selecionar, para buscar o arquivo do certificado A3 no computador > informe a senha do certificado > clique em “Importar certificado” > finalize clicando em .

Faça um teste para verificar se o seu certificado foi instalado com êxito:

  1. Vá no menu Vendas > Notas Fiscais.help certificado digital 6
  2. Vá no menu NF-e > Verificar o status de serviço junto à SEFAZ. help certificado digital 7
  3. Se a instalação foi feita com sucesso, deverá retornar a mensagem “Status do serviço de NFe: serviço em operação”.

help certificado digital 8

Como atualizar o gerenciador de certificados digitais?

Para atualizar o gerenciador de certificados, basta baixar a nova versão e prosseguir na instalação.

  1. Vá no menu roda dentada 1 > Instalar > Gerenciador de Certificados Digitais.
  2. Após o download, clique para executar o arquivo.
  3. Clique para “Avançar” a instalação > Para “Instalar” > Após finalizar o processo, clique em “Concluir”.
  4. Pronto, agora o gerenciador de certificados digitais já está atualizado.
  5. Faça um teste, na tela de Notas fiscais, indo no menu NF-e > Verificar status do serviço de NF-e junto à SEFAZ. atualizar gerenciador 4
  6. Se tudo estiver corretamente configurado, você deve ter o seguinte retorno: “Status do serviço de NFe: serviço em operação”.
    atualizar gerenciador 5
  7. Caso tenha algum retorno diferente, clique aqui e siga os passos para refazer as configurações de certificado digital. Maiores dúvidas, entre em contato com nosso suporte.