Certificado digital

Certificado digital

O ERP MAXIPROD suporta  certificados digitais do tipo A1 (distribuído na forma de um arquivo, geralmente com extensão .pfx) e A3 (distribuído em meio físico, que pode ser um smartcard (com software SafeSign ou SSI) ou um token USB.

NOTA: atualmente os certificados A3 só são suportados no sistema Windows, com Java versão 7 ou posterior instalado.

Configuração do certificado digital A1

  1. Clique no menu Configurações.

2. Expanda o menu “Configurações de certificado digital”, e clique em .

3. Na tela de “Alterar certificado”, clique no botão Selecionar, para buscar o arquivo do certificado A1 no computador, informe a senha do certificado, clique em “Importar certificado”, e finalize clicando em .

Configuração do certificado digital A3

  1. Se o certificado é de cartão, instale os drivers da leitora de cartões. Se é um token, normalmente esse dispositivo já está carregado com o driver necessário.
  2. Antes de iniciar as configurações no MAXIPROD, aconselhamos testar o certificado com o testador da própria emissora. Além desse teste, tente conectar-se ao site do eCAC. Se o certificado estiver corretamente instalado, o site do eCAC será acessado.eCAC - certificado
  3. Para integrar o certificado ao sistema MAXIPROD, primeiro instale nosso Gerenciador de Certificados. Para baixá-lo, vá ao menu Roda dentada (12) > Instalar > Gerenciador de Certificados.

  4. Baixe e instale o gerenciador. Execute o arquivo “Instalador do Gerenciador de Certificados Digitais do ERP Maxiprod” e clique nas opções para “Avançar” a instalação.
  5.  Para confirmar que o gerenciador foi instalado com êxito e está ativo, verifique, no canto inferior direito da tela, se o símbolo “organograma da Maxiprod” é visível.help certificado digital 4
  6. Após a instalação do gerenciador, basta configurar o certificado no sistema. Vá ao menu 12 > Configurações.

    Expanda o menu “Configurações de certificado digital”, e clique em .

  7. Na tela de “Alterar certificado”, clique no botão Selecionar, para buscar o arquivo do certificado A3 no computador > informe a senha do certificado,  clique em “Importar certificado”, e  finalize clicando em .

Teste se o certificado foi instalado com êxito:

  1. Vá ao menu Vendas > Notas Fiscais.help certificado digital 6
  2. Vá ao menu NF-e > Verificar o status de serviço junto à SEFAZ. help certificado digital 7
  3. Se a instalação foi concluída com sucesso, é exibida a mensagem “Status do serviço de NFe: serviço em operação”.

help certificado digital 8

Como atualizar o gerenciador de certificados digitais?

Para atualizar o gerenciador de certificados:

  1. Baixe a nova versão
  2. Vá ao menu roda dentada 1 > Instalar > Gerenciador de Certificados Digitais.
  3. Após o download, clique para executar o arquivo.
  4. Clique em “Avançar” a instalação.
  5. Aguarde a instalação, e clique em “Concluir”.
  6. Faça um teste, na tela de Notas fiscais, indo ao menu NF-e > Verificar status do serviço de NF-e junto à SEFAZ. atualizar gerenciador 4
  7. Em  caso de sucesso, é exibida a mensagem:
    atualizar gerenciador 5
  8. Caso haja um retorno diferente, clique aqui e siga os passos para refazer as configurações de certificado digital. Em caso de dúvida, entre em contato com nosso suporte.

Problemas com o gerenciador de certificados digitais

Esta página, explica as medidas a tomar se o Gerenciador de Certificados Digitais do MAXIPROD não estiver funcionando corretamente, ou está desatualizado, ou o acesso ao gerenciador de certificados no seu navegador ainda não foi liberado.

Siga estes passos:

  1. Baixe a versão mais atualizada do gerenciador de certificados. Para isso, vá ao menu Roda dentada () > Instalar > Gerenciador de certificados digitais.
  2. Após o download, execute o arquivo.
  3. Clique em “Avançar” e depois em “Instalar”.
  4. Após a instalação, clique aqui para liberar o acesso do Gerenciador no seu navegador.
  5. Aparecerá uma mensagem de “conexão não segura”. Clique em “Avançado” e depois em “Ir para localhost.maxiprod.com.br (não seguro)”.
  6. Em uma nova página, deve aparecer uma mensagem no canto superior direito, indicando o sucesso da ação:
    “{“Sucesso”:true,”Erro”:null,”Payload”:null}”
  7. A seguir, tente novamente utilizar o certificado no MAXIPROD, ou faça um teste, na tela de Notas fiscais, indo ao menu NF-e > Verificar status do serviço de NF-e junto à SEFAZ. atualizar gerenciador 4
  8. Se tudo estiver corretamente configurado, é exibida a mensagem: “Status do serviço de NFe: serviço em operação”.
    atualizar gerenciador 5
  9. Caso tenha algum retorno diferente, clique aqui e siga os passos para refazer as configurações de certificado digital. Maiores dúvidas, entre em contato com nosso suporte.