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NF-e: venda, remessa, compra, etc

Emita notas fiscais eletrônica (NF-e) com o ERP MAXIPROD, de forma ilimitada, sejam elas de venda, remessa, compra, devolução, importação ou exportação.

Uma NF-e pode ser criada a partir de um pedido de venda ou diretamente na tela de notas fiscais. Nesta página apresentaremos como criar uma nota fiscal manualmente sem vínculo com pedido de venda a partir da tela de notas fiscais.

Esta página mostra:

Como criar uma nota fiscal no sistema

Este passo-a-passo se aplica à emissão de NFs de venda, compra, remessa etc. O que distingue uma da outra é a operação fiscal selecionada pelo usuário:

1) Vá ao menu superior “Vendas > Notas Fiscais”.

nf-e: acesso à tela notas fiscais

2) clique no botão “Novo”.

nf-e: grade de notas fiscais

3) É aberta a janela de inserção de uma nova NF.

4) Selecione o destinatário e a operação fiscal. Veja como cadastrar destinatários e operações fiscais.

5) Opcionalmente, selecione a tabela de preços e o representante. Veja como cadastrar tabelas de preços e representantes.

6) Clicando no botão “Novo”, na grade de “Produtos / Serviços da nota fiscal”, é aberta uma janela para a inserção de itens. Os itens podem ser importados do pedido de vendas, ou digitados.

7) Preencha os dados de cobrança e transporte e clique em “Emitir”.

Emissão da NF-e

1) Manualmente

1.1) Acesse o sistema e vá ao menu superior “Vendas > Notas Fiscais”.

acesso à tela notas fiscais

1.2) Clique no botão “Novo”, sendo aberta uma janela para a inserção de nova NF.

grade de notas fiscais

1.3) Preencha os campos obrigatórios, tais como “Destinatário”, “Operação fiscal”, os produtos/serviços, “Forma de pagamento” e “Condição de frete”.

1.4) Clique no botão “Emitir”. Neste momento são geradas a movimentação de estoque e financeira da NF.

1.5) Após a emissão da NF, clique “Sim” para enviar a NF-e, o que exige a instalação do certificado digital. Se este ainda não foi instalado, clique aqui e veja como instalá-lo.

1.6) Se deseja enviar a NF-e em outro horário, a NF pode ser fechada e salva, podendo ser enviada mais tarde com um clique no botão “Enviar”.

2) A partir de um pedido de venda aprovado

2.1) Acesse o menu “Vendas > Pedidos de venda”.

acesso à tela pedidos de venda

2.2) Abra um pedido de venda em estado “Aprovado” e clique no botão “Faturar este pedido” no rodapé do pedido.

2.3) É aberta uma NF, já preenchida com os dados do pedido de venda.

As opções no final da nota são:

Cancelar NF-e: envia solicitação de cancelamento para a SEFAZ. Se a SEFAZ autorizar, então a NF e os títulos são cancelados.

Desfazer emissão: permite a revisão de algum dado da NF que não interfere na NF-e. Quando se seleciona Desfazer emissão, a nota volta internamente ao estado de digitação. Nada é enviado para a SEFAZ, ou seja, para a Receita aquela NF permanece inalterada.

Enviar NF-e para destinatário: envia um e-mail com o XML e pdf da NF-e para o seu destinatário.  As informações fiscais já foram enviadas para a SEFAZ ao clicar “Enviar Nf-e”. Esta opção apenas envia as informações da NF ao destinatário através de um e-mail.

O que faz o botão “Desfazer emissão”? Que dados permite alterar? Permite alterar preços ou quantidades?
Permite alterações nos dados da NF, mas não da NF-e. As informações enviadas para a SEFAZ permanecem inalteradas. Caso se desfaça a emissão da NF e se tente enviá-la novamente, será exibida a mensagem “Erro: já foi efetuado o envio da NF-e selecionada.”

Veja no vídeo a seguir como emitir em massa notas fiscais:

Situações de notas fiscais

A situação de cada NF transmitida para a Sefaz é mostrada na coluna “Situação” da grade de NFs (acessada por “Vendas > Notas fiscais”).  O sistema apresenta as seguintes situações das NFs na Receita:

  • Não enviada: nota fiscal ainda não transmitida para a Sefaz.
  • Autorizada: nota fiscal transmitida e autorizada pela Sefaz. O DANFE da mesma pode ser gerado e enviado ao destinatário.
  • Cancelada: nota fiscal com cancelamento homologado pela Sefaz. Notas fiscais canceladas não podem ser excluídas do ERP MAXIPROD.
  • Inutilizada: número de nota fiscal com inutilização homologada pela Sefaz.
  • Denegada: nota fiscal transmitida e denegada pela Sefaz.
  • Rejeitada: nota fiscal transmitida e rejeitada pela Sefaz.
  • Em processamento: a nota ainda não foi processada pela Sefaz e não pode ser excluída do sistema ou reaberta, mas o usuário pode “Verificar e atualizar a situação da NF-e/NFC-e junto à Sefaz”, opção localizada no menu “NF-e/NFC-e” da grade de notas fiscais.

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