Emissão da NFS-e

Nota Fiscal de Serviços Eletrônica – NFS-e

A solução NFS-e da MAXIPROD gerencia a emissão de nota fiscal de serviços eletrônica de forma fácil e ágil, contemplando os diferentes padrões adotados pelas prefeituras.

NFS-e

Para habilitar a emissão de NFS-e:

  1.  Configure o certificado digital do tipo A1 conforme explicado aqui.
  2. Preencha as configurações de NFS-e.
    Exemplo:

3. Clique no botão [Habilitar/atualizar dados para geração de NFS-e]. Se tudo correr bem, será exibida a mensagem “Parabéns, você já pode efetuar o envio de NFS-e.“.

4. Defina as séries de NFs de serviço: em “Fiscal” > “Cadastros” > “Séries fiscais” crie uma série de notas fiscais,  com “Tipo de documento eletrônico” igual a “NFSe”.

Observação:

A série de notas fiscais escolhida para emitir NFS-e e o seu próximo número é, no MAXIPROD, o número do Recibo Provisório de Serviço (RPS) gerado pela NFS-e emitida. Escolha este número como sendo o mesmo número da última NFS-e informado no portal de serviços da sua prefeitura, pois os títulos a receber gerados pelo MAXIPROD tem o número do RPS.

A imagem a seguir mostra um caso na qual este emparelhamento não foi realizado, o que não impede a emissão de NFS-e, apenas leva o título possuir uma referência (RPS) distinta da NFS-e. A numeração da NFS-e é gerada pela prefeitura e o RPS é gerado pelo MAXIPROD.

5.  Agora emita a NF utilizando a série configurada, e a seguir envie a NFS-e.

Antes de enviá-la, é necessário cadastrar os códigos de tributação de serviços no sistema, e vinculá-los aos seus itens. Faça esse cadastro seguindo os passos abaixo:

  1. Vá ao menu Fiscal > Cadastros > Códigos de tributação de serviços.

2. Na tela de Códigos de tributação de serviços, clique em cod-externo-11¹, preencha os campos de código², descrição e alíquota e clique em referenciar-custo-de-frete-17³.

3. Agora, entre na tela de itens (Itens > Itens) e edite os itens que serão enviados por NFS-e. Na tela de edição do item, expanda o menu “Código de tributação do serviço”,  selecione um dos códigos cadastrados. e clique em referenciar-custo-de-frete-17.

Envio da NFS-e: estado “em processamento”

O envio da NFS-e ocorre de maneira diferente da NF-e. Depois de clicar NFS-e-5, essa nota vai para o estado “Em processamento”. Aguarde um pouco, pois o envio exige um certo tempo.  A seguir, abra essa NFS-e e vá ao menu Ações > Verificar e atualizar situação de NFS-e junto à Prefeitura.

Municípios integrados