Como cancelar uma nota fiscal?

Como cancelar uma nota fiscal?

Ao cancelar uma nota, o sistema tenta desfazer todos os seus reflexos. Se houve movimentações de estoques, as mesmas serão desfeitas. Se foram geradas contas a receber, também serão desfeitas.

Para cancelar uma nota fiscal:

  1. Entre na edição () da nota fiscal.
  2. Ao final da nota, clique no botão .
  3. Se algum título dessa nota já possuir lançamento contábil, tais como descontos ou recebimentos / pagamentos, ao clicar para desfazer a emissão, será exibida a mensagem:financeiro 16
    1. Neste caso, é necessário desfazer os pagamentos / recebimentos, entre outros lançamentos relacionados aos títulos dessa nota. Veja como, clicando aqui.
  4. Caso tenha sido gerado algum boleto dos títulos dessa nota, o sistema bloqueará o cancelamento, visando a integridade do boleto. Veja, na imagem abaixo, que a coluna “Bloqueado” informa o valor “Sim”.

  5. É necessário autorizar o sistema a prosseguir com o cancelamento, independente de haver boletos para o título da nota. Para isso, clique sobre o ícone de um cadeado (), que se encontra ao lado da grade de títulos da nota:
  6.  Para o sistema prosseguir com a ação de cancelamento, é necessário informar uma justificativa de pelo menos 15 caracteres e clicar em cancelar.