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Cancelei a nota fiscal, mas seu estado não foi alterado para cancelada. Como corrigir isto?

Execute o comando “Verificar e atualizar situação da nota fiscal selecionada junto à Sefaz” localizado no menu NF-e, logo acima dos filtros de notas fiscais. Isto busca o estado atual da nota na SEFAZ e o atualiza no MAXIPROD.

Em destaque, comando para atualizar a situação da nota fiscal junto à Sefaz

Caso a nota continue não cancelada no sistema, o motivo pode ser algum registro que o está impedindo. Este problema normalmente tem relação com os títulos gerados pela nota fiscal. Verifique se algum dos títulos já foi recebido, ou tem um desconto, ou um boleto gerado.

a) Verifique se a nota tem títulos recebidos: na tela de edição da nota fiscal, clique em “menu Consultar > Contas a receber”. Na tela de contas a receber, veja se algum dos títulos foi recebido. Neste caso, selecione o título, e clique em “menu Consultar > Histórico” e  exclua o lançamento de recebimento.

b) Verifique se algum dos títulos da nota tem um desconto: na tela de edição da nota fiscal, clique em “menu Consultar > Contas a receber”. Na tela de contas a receber, selecione o título da nota, clique em “menu Consultar > Histórico”  e verifique se existe algum histórico de desconto. Neste caso, exclua o lançamento de desconto. Repita o processo com cada título da nota.

c) Títulos com boleto/pix gerado: nestes casos, deve-se desbloquear os títulos da nota. Note que na grade de títulos da nota, na coluna “Bloqueado”, a informação será “Sim”. Clique no ícone de cadeado ao lado da grade de títulos para desbloquear esses títulos. Lembre-se que, ao cancelar a nota, se havia um boleto gerado, este será excluído.