Passo-a-passo para iniciar o uso do MAXIPROD
Esta página mostra os primeiros passos para:
- Primeiro acesso
- Cadastro da própria empresa
- Cadastro de produtos
- Roteiro do item
- Estrutura de produto
- Cadastro de empresas (clientes e fornecedores)
- Propostas
- Pedidos de venda
- MRP
- Solicitações de compra
- Cotações
- Pedidos de compra
- Notas fiscais recebidas
- Contas a pagar
- Ordens de produção
- Notas fiscais
- Contas a receber
- Fluxo de caixa
- Extrato
- Balancete
Primeiro acesso:
- Acesse o site https://maxiprod.com.br/erp/
- Clique no botão “Teste gratuitamente”.
- Na aba que abrirá, preencha os campos obrigatórios, sinalizados por um ‘*’, para realizar seu primeiro cadastro.
- Feito isso, basta clicar em
.
- Após cadastrar-se, verá que, na tela inicial do sistema, o nome de sua empresa e o usuário cadastrado são exibidos no canto superior direito. Além disso, por padrão, o período de teste e avaliação do sistema é de 30 dias.
Cadastro da empresa:
- Para preencher os dados de sua empresa, acesse o menu
> opção Editar minha empresa.
- Na janela que se abre, preencha todos os campos obrigatórios, sinalizados por ‘*’ ou ‘¹’, a fim de ter um cadastro completo de sua empresa.
Para saber mais sobre como configurar sua empresa, acesse as páginas abaixo:
Cadastro de produtos:
- Para cadastrar produtos, acesse o menu Itens > opção Itens.
- Há duas formas de cadastrar itens no sistema MAXIPROD:
1. Manualmente:
1.1. Clique no botão.
1.2. Por padrão, o item novo é inserido no grupo pré-cadastrado “PADRAO”, mas isto pode ser alterado, cadastrando-se um grupo novo, através do ícone
ao lado do grupo ou pelo menu Itens > Grupos.
1.3. Na janela aberta, clique novamente no botão verde
para cadastrar um novo grupo.
OBS.: O único campo de preenchimento obrigatório no cadastro de um grupo é o seu Código.
1.4. Após cadastrar novos grupos, selecione o grupo no qual deseja inserir o novo item.O campo “Procedência”, indica se o item é comprado, fabricado, ou de alguma outra categoria.
1.5. O código do item pode ser digitado ou gerado automaticamente como um sequencial de um prefixo selecionado para o grupo.Clicando-se na
ao lado deste campo, pode-se criar um “Prefixo de código de item” para este grupo.
1.6. Após estas configurações iniciais, clique em
.
2. Por importação de arquivo Excel:
2.1. Acesse o menu Itens > Itens.
2.2. Menu Ações > opção “Importar itens de arquivo Excel”.
2.3. Na janela aberta, siga as instruções e, a seguir, importe a planilha preenchida.
Para mais informações sobre o cadastramento de itens e assuntos relacionados, acesse as páginas:
- Produtos e serviços
- Propriedades dos itens e grupos
- Propriedades dos parâmetros de um grupo
- Unidades de medida, arredondamento
- Grupos de itens e seus parâmetros
- Produtos com variações: como cadastrar?
- Configurador de produtos
- Procedência: itens comprados, fabricados, conjuntos, conjuntos alternativos
- Reajuste do custo de aquisição e preço de venda
- Tabelas de preços
- Como informar o custo de aquisição em moeda estrangeira
- Como inserir imagens dos produtos
- Como anexar documentos ao cadastro dos itens
Roteiro do item:
A fabricação de um item resulta de uma sequência de operações realizadas sobre os insumos, sendo cada insumo recebido em uma dessas operações. A sequência de operações que resultam em item chama-se Roteiro (de produção).
Há duas formas de cadastrar o roteiro de um item:
- Manualmente:
1.1. Na tela de Itens, clique sobre o item no qual deseja inserir o roteiro de produção. A seguir, no menu Consultar, selecione a opção “Roteiro do item”.
1.2. Na janela aberta, clique em.
1.3. É exibida a janela de inserção de uma operação. O campo “Centro de trabalho” vem preenchido com o Centro pré-configurado “Padrão”, a descrição também vem preenchida como “Padrão” e a operação com o valor “10”, indicando a primeira operação do roteiro.
a
1.4. Para criar um Centro de Trabalho novo, clique naao lado desse campo.
1.5. Cadastre todas as operações do roteiro do item para, a seguir, inserir sua estrutura de produto.
Exemplo: - Por importação de arquivo Excel:
2.1. Acesse o menu Itens > Itens.
2.2. Menu Ações > opção “Importar roteiro de itens de arquivo Excel”.
2.3. Na janela aberta, siga as instruções dadas e, a seguir, importe a planilha preenchida.
Para mais informações sobre o roteiro de produção de um item, acesse:
- Roteiro de produção
- Propriedades de uma operação do roteiro de um item
- Centros de trabalho e estações de trabalho
- Tempo-padrão e lead-time
- Carga fábrica
Estrutura de produto:
Conforme mencionado no tópico anterior, a estrutura de produto associa um item aos seus insumos, ou itens-filho.
Há duas formas de cadastrar uma estrutura de produto:
- Manualmente:
1.1. Na tela de Itens, após clicar sobre o item desejado, acesse o menu Consultar e selecione a opção “Estrutura de produto”.
1.2. Clique no botão verdee preencha os campos obrigatórios referentes à Operação, Item-filho e Quantidade (do item-filho, necessária para produzir uma unidade do item-pai).
1.3. Após preencher, clique em “Salvar”.
1.4. Repita esse processo para cada item-filho.
Exemplo: - Por importação de arquivo Excel:
2.1. Acesse o menu Itens > Itens.
2.2. Menu Ações > opção “Importar estruturas de produtos de arquivo Excel”.
2.3. Na janela aberta, siga as instruções e, a seguir, importe a planilha preenchida.
Para mais informações sobre estruturas de produtos, acesse:
- Estrutura de produto
- Propriedades da estrutura de produto
- Expressões de quantidade de um produto
- Itens alternativos
- Produtos com variações
- Custo industrial orçado e estrutura multinível
Cadastro de empresas (clientes e fornecedores):
- Acesse o menu Vendas > Clientes ou o menu Compras > Fornecedores.
2. Há duas formas de cadastrar empresas:
- Manualmente:
1.1. Clique no botão.
1.2. Preencha os campos obrigatórios sinalizados por ‘*’ ou ‘¹’ e marque as opções desejadas para caracterizar a empresa.
Obs: dependendo da tela acessada (clientes, fornecedores, representante/vendedor, etc.), a respectiva opção já virá inicializado, podendo ser alterado.
Cadastro exemplo de cliente com dados fictícios:
Exemplo de fornecedor:
- Por importação de arquivo Excel:
2.1. Em uma das telas de empresas mencionadas na seção anterior, acesse o menu Ações > Importar empresas de arquivo Excel.
2.2. Siga os passos para importar empresas em massa.
Para mais informações sobre o cadastramento de empresas, acesse:
- Empresas: clientes, fornecedores, transportadoras, etc.
- Vendedores e representantes
- Campos adicionais no cadastro de empresas
- Como cadastrar comissões de venda
- Limite e análise de crédito
Propostas:
- Para criar uma Proposta de venda , acesse o menu Vendas > Propostas.
- Clique no botão
.
- Será aberta uma janela para criação da nova proposta de venda, na qual o usuário responsável deve preencher os campos obrigatórios.
Por exemplo: - Após finalizar, clique em
.
Para saber mais sobre Propostas, acesse:
- Propostas e pedidos de venda
- Agrupamentos em predidos e propostas
- Propostas e pedidos em outros idiomas
- Personalização de propostas
Pedidos de venda:
- Para converter uma Proposta em Pedido de venda, clique no botão
.
- É aberto um pedido de venda em estado de digitação, inicializado com os dados da proposta, que podem ser editados .
Exemplo de Pedido de venda:Após confirmar os dados, clique em
ou
.
Para saber mais sobre Pedidos de venda, acesse:
- Importação de pedidos de venda por arquivo Excel
- Como importar pedidos de venda de arquivo EDI
- Adiantamentos
- Venda com entrega futura
- Faturamento parcial
- Vendas em moeda estrangeira
- Vendas por comprimento, área, etc
- Emissão de pedidos e notas em unidades diferentes da unidade principal do item
MRP:
Depois de emitir e aprovar um Pedido de venda, é necessário produzir os itens sendo vendidos, se forem fabricados. Para tanto, podemos utilizar o MRP, que calcula as necessidades de compra e produção, sugerindo compras e ordens de produção.
Há duas formas de rodar o MRP:
- Global: analisa todos os itens de todos os pedidos de venda;
- Do item: analisará apenas o item selecionado, e seus itens-filho;
Neste exemplo, rodaremos o MRP do item do pedido de venda que já criamos.
- Estando dentro do pedido de venda, acesse o menu Ações > opção Rodar MRP do item selecionado.
- Após os cálculos, é exibida uma mensagem, informando a quantidade de Ordens de produção, Solicitações de compra, Solicitações de envio para terceirização e Solicitações de recebimento para terceirização criadas.
Estes serão criados no estado “Sugerida”, pelo MRP, e dependem da confirmação do usuário para que sejam compradas ou produzidas.
Para saber mais sobre produção e MRP, acesse:
- MRP: o que é, para que serve, como funciona?
- Agrupamento e ajuste de quantidades pelo MRP
- Terceirização da produção
- Necessidades brutas
- Reservas
- Ficha futura
Solicitações de compra:
O ponto de partida são as solicitações de compra sugeridas pelo MRP no passo anterior: para produzir o item que vamos vender, é necessário comprar os insumos para a sua produção.
- Acesse o menu Compras > Solicitações de compra.
- Nessa tela vemos as duas solicitações de compra sugeridas pelo MRP:
- Antes de comprar estes itens, é necessário aprovar as solicitações de compra.
- Agora, selecione uma solicitação de compra aprovada e, no menu Ações, escolha a opção “Criar pedido de cotação”. Este passo só é necessário se precisamos de uma cotação do fornecedor.
- Selecione o fornecedor através da
ou digite-o manualmente.
Para saber mais sobre Solicitações de compra, acesse:
Cotações:
- Ao confirmar o fornecedor, é aberta uma nova janela de preenchimento da Cotação, inicializada em estado de digitação apenas com o fornecedor e o item .
- Preencha os campos obrigatórios/desejados.
Exemplo: - Concluído o preenchimento , clique em
.
- É aberta uma janela de modelo de e-mail para envio da cotação. Preencha o campo “Para” com o e-mail do fornecedor e envie-o.
- Depois de solicitar a cotação, pode-se conclui-la.
Para saber mais sobre Cotações, acesse:
Pedidos de compra:
- Para converter a Cotação em Pedido de compra, clique no botão
no rodapé da cotação.
- O pedido é inicializado com os dados da cotação, da mesma forma que ocorre na conversão da proposta em pedido de venda.
Exemplo: - Revise o pedido e clique em
ou
para finalizá-lo.
Para saber mais sobre Pedidos de compra, acesse:
- Pedidos de compra
- Como informar o preço de compra dos itens
- Reajuste de custo e preço dos itens
- Compra com entrega futura
Notas fiscais recebidas:
- Para finalizar a compra, clique no botão
no rodapé do pedido.
- Este é aberto com os dado do pedido, faltando preencher o número da nota.
- Após conferir o item e a nota, receba-a através do botão verde
.
- É feita uma movimentação de entrada no estoque:
Menu Estoque > Movimentações:Menu Estoque > Estoque:
- Repita esse passos para todos os insumos a comprar para a produção do item sendo vendido.
Para saber mais sobre Notas Fiscais recebidas:
- NFs recebidas, importação de XML
- Movimentação de estoque por NF recebida ou de entrada
- Como reabrir uma NF recebida
- Como reabrir uma NF recebida sem desfazer as movimentações de estoque
- Vinculação de um item de NF recebida a um pedido de compra
- Estocagem dos produtos de notas fiscais recebidas
- Como incorporar o valor de um item a outro item de NF recebida
- Como informar o lote do fabricante na nota fiscal recebida
- Como receber uma nota fiscal sem gerar contas a pagar
- Importação de XML de CT-e
Contas a pagar:
- Após o recebimento dos insumos, verificamos que, ao acessar o menu Financeiro > Contas a pagar,
há duas contas a pagar, identificadas pelo fornecedor e o número da nota fiscal recebida.
- Para pagar o título, há duas opções:
2.1. Clicar na opção ao lado do valor exibido:É aberta a edição do título. Confira as informações e clique em
:
2.2. Ou clicar no ícone: é aberta a edição do título. Marque a opção “Pagar/baixar agora”, confira o preenchimento e clique em
.
Para saber mais sobre Contas a pagar, acesse:
Ordens de produção:
Após o recebimento dos itens necessários para a produção do item vendido, pode-se iniciar a produção.
- Acesse o menu Produção > Ordens de produção.
- Observa-se que há uma OP, no estado “Sugerida”, vinculada ao item 1 do pedido de venda 1.
- Para produzir esse item, é necessário confirmar a ordem de produção, cujo estado passa a “A produzir”.
- Abrindo a ordem de produção, pode-se ver os insumos do item a produzir, além de outras informações.
Caso não haja estoque suficiente do(s) insumo(s), as informações na coluna “Qt a baixar” serão exibidas em rosa.Assim que houver estoque suficiente, serão exibidas em branco:
- Inicialmente, é necessário baixar os insumos. Para tanto, clique na seta verde
ao lado da “Qt a baixar” de cada insumo. Para realizar uma baixa parcial, edite a quantidade. Quando a quantidade total tiver sido baixada, será exibido um
.
- Quando a produção estiver concluída, clique no botão “Concluir” no canto superior direito, para fechar a Ordem de Produção.
- É aberta uma janela de conclusão, na qual poderá ser preenchida a quantidade concluída (parcial ou total) e o seu destino.
- Cada uma dessas ações é refletida na tela de movimentações de estoque.
- Voltando para a tela de estoque, os dois insumos já foram consumidos e o item, anteriormente em “Elaboração”, passou para o estoque de Revenda, como configurado na conclusão da OP, e o custo total desse item em estoque agregou o custo dos insumos utilizados.
Para saber mais sobre Ordens de Produção, acesse:
- Planejamento e produção
- O que é uma Ordem de Produção
- Propriedades das Ordens de Produção e suas operações
- Como editar e ordenar operações de uma Ordem de Produção
- Apontamento de produção
- Apontamento de aparas
- Como utilizar códigos de barras para realizar apontamentos
- Custo de uma Ordem de Produção
- Custeio industrial
- Gráfico de Gantt
Notas fiscais:
- Para vender o produto produzido, acesse o menu Vendas > Pedidos de venda.
- Na edição do pedido de venda, clique no botão
no rodapé do pedido.
- É aberta uma Nota Fiscal, já preenchida com os dados do pedido de venda.
- Confira e clique em
.
Exemplo de NF emitida e autorizada, em ambiente de homologação:
Para saber mais sobre Notas Fiscais, acesse:
- Notas fiscais
- Propriedades das notas fiscais
- Como desfazer a emissão de uma nota fiscal
- Como cancelar uma nota fiscal
- Como fazer uma carta de correção
- Relação entre pedidos de venda e notas fiscais
- Séries de notas fiscais
- Operações fiscais
- Como importar notas fiscais emitidas por outro sistema
- Notas fiscais de importação e exportação
- Como baixar o XML e o PDF das notas fiscais
- Como emitir uma nota fiscal sem gerar contas a receber
- Descontos em propostas, pedidos e NFs
- Códigos de rejeição de NF-e
Contas a receber:
- Após emitir a Nota fiscal, verificamos que, ao acessar o menu Financeiro > Contas a receber,
há uma nova conta a receber, referente à venda feita para o cliente “Zézinho”, na NF nº 1.
- Para receber o título, há duas opções:
2.1. Clicar na opção ao lado do valor exibido:Abre-se a tela de edição do título com a ação já preenchida. Confira e clique em
:
2.2. Ou clicar o ícone
, sendo aberta a tela de edição do título. Marque a opção “Receber/baixar agora”, confira e clique em
.
Para saber mais sobre Contas a Receber, acesse:
Fluxo de caixa:
Após as transações de compra e venda, podemos visualizar o Fluxo de Caixa da empresa.
- Acesse o menu Financeiro > Fluxo de Caixa:
- Antes de realizar qualquer pagamento ou recebimento de títulos, podemos verificar o impacto das diversas transações no fluxo de caixa da empresa:
A tela de Fluxo de caixa exibe o saldo inicial, as entradas e saídas em ordem cronológica, e o saldo final.
Para saber mais sobre o Fluxo de Caixa, acesse:
- Fluxo de caixa previsto
- Contas a receber e a pagar
- Formas de cobrança e contas bancárias
- Painel de controle financeiro
- Factoring
Extrato:
À medida que contas são pagas e recebidas, podemos vê-las na tela de Extrato.
- Acesse o menu Financeiro > Extrato:
Para saber mais sobre o Extrato, acesse:
Balancete:
Através do Balancete, pode-se visualizar a contabilidade de forma mais completa.
- Acesse o menu Contabilidade > Balancete contábil:
Para saber mais sobre o Balancete, acesse: