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Como corrigir movimentações de baixa de insumos para OPs?

Pode-se corrigir erros nas baixas dos insumos para uma OP, por exemplo se a baixa cadastrada no ERP difere da baixa real, física, mas a OP já foi fechada e o item produzido foi vendido ou consumido. No entanto, há alguns pontos a considerar, por exemplo: há algum fechamento de estoque entre a(s) conclusão(ões) da ordem de produção e a data atual?

Exemplo:

  • A OP teve a última movimentação de “Quantidade concluída” no dia 20/05, mas a data atual é 10/06, e há um fechamento de estoque no dia 31/05. Neste caso, para haver o estorno da baixa incorreta é necessário desfazer o fechamento de estoque.
  • Mesmo assim, se for feito um novo fechamento de estoque entre a data da última movimentação de “Quantidade concluída” e a data atual, a nova movimentação de baixa com o estoque/lote correto não terá o custo incorporado ao produto da OP, resultando em estoque do tipo “Elaboração” com saldo residual de custo, mas quantidade zero.
  • Isso se deve ao fato de que a nova baixa será na data atual (10/06) e haverá um fechamento de estoque neste meio tempo, impossibilitando que a baixa na data atual tenha o custo incorporado aos estoques criados anteriormente nas conclusões da OP (20/05). Portanto, a correção da movimentação de baixa de insumos em OPs tem maior eficácia quando realizada dentro do mesmo mês.

Não é necessário desfazer todas as movimentações posteriores à baixa dos insumos, para corrigir a baixa incorreta. Suponhamos que, após emitir a nota fiscal de venda de um produto fabricado, verificamos que um dos seus insumos foi baixado do lote incorreto. A solução é reabrir a OP e estornar a baixa, mesmo que o item fabricado pela OP tenha sido inspecionado após ter sido concluído e não esteja mais no estoque, por haver sido movimentado na emissão da NF-e.

Para corrigir o erro na baixa do insumo:

1) Neste exemplo, o item fabricado e vendido é o item (Cód.: E0005), que tem dois insumos, (Cód.: E0003) e (Cód.: E0004), sendo o item (Cód.: E0003) estocado por “Lote do fabricante”. Pelas movimentações, vemos que houve duas entradas no estoque deste item (Cód.: E0003), de  lotes ‘LT15/10’ e ‘LT20/10′.

2) Ao produzir o item (Cód.: E0005) pela ordem de produção 98, foram baixadas fisicamente 4 un do lote ‘LT20/10’, mas no sistema foram baixadas 4 un do lote ‘LT15/10’.

3) A seguir, a OP 98 foi concluída e o produto (Cód.: E0005) vendido para o cliente ‘Ruth’, através da NF-e 90120.

4) Para corrigir a movimentação do lote baixado do insumo da ordem de produção, não é necessário desfazer a emissão da nota ou qualquer outra movimentação posterior à conclusão da OP.

5) Acesse o menu “Produção > Ordens de produção”, abrindo a lista de ordens de produção, e filtre pela OP 98, que está fechada.

6) Selecione a OP 98, marcando sua caixa de seleção à esquerda, e acesse o menu “Ações > Desconcluir”.

7) Na janela de desconclusão da ordem de produção, informe zero no campo “Quantidade” e clique no botão verde “Desconcluir”.

8) Após desconcluir a OP com quantidade zero, abra a tela de edição da própria OP, na qual está a grade de insumos, que mostra os insumos baixados. Pode-se estornar a baixa incorreta clicando no ícone de checagem “v” da coluna “Qt a baixar”,

9) …ou marcando a caixa de seleção da linha do insumo e clicando no menu “Ações > Estornar baixas selecionadas”.

Atenção: para estornar os insumos baixados ou movimentar estoque em geral, é necessário desfazer todos os fechamentos de estoque posteriores à baixa do insumo ou à movimentação de estoque.

10) Agora, clique novamente no ícone da “Flecha verde para baixo” e selecione o lote correto. Neste exemplo, o lote ‘LT20/10’ do mesmo insumo, e refaça a baixa.

11) Após refazer a baixa do insumo corretamente, conclua novamente a OP, agora com quantidade zero, destinando o produto ao mesmo lote da conclusão anterior, se for o caso. Somente será necessário o lote, se a estocagem do item do produto da OP estiver configurada para ser por lote, para isso, altere a opção do campo “Lote” de “Criar novo lote” para “Selecionar lote existente” e selecione através do ícone da lupa o lote criado anteriormente na conclusão da OP. Para efetivar a conclusão, clique no botão verde “Concluir”.

12) Se não houver fechamento de estoque entre a última conclusão da OP e a data atual da nova baixa com o estoque/lote correto, o sistema incorporará corretamente o custo do estoque baixado ao produto da OP, mesmo que já tenha sido faturado. Porém, se existir fechamento de estoque entre a última conclusão da OP e a data atual, resultará em saldo residual de custo desta ordem de produção no estoque do tipo “Elaboração”.

13) Se há saldo residual de custo da ordem de produção no estoque do tipo “Elaboração”, a OP deve ser novamente desconcluída com quantidade zero, e feita uma nova conclusão tendo como destino uma conta de despesa, por exemplo a conta CPV.

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