Não-conformidades e processos de qualidade

Não-conformidades e processos de qualidade

Devem ser abertas não-conformidades (NCs) (também chamadas de processos de qualidade (PQ) nas telas do MAXIPROD), quando são detectados desacordos entre:

  • um item recebido, um produto fabricado, ou um procedimento, e
  • as normas de qualidade da empresa

O registro das NCs tem por objetivo:

  • qualidade: como corrigir os efeitos de uma NC, e evitar que se repita
  • custeio/contabilidade: a NC pode gerar custos de material, mão-de-obra e despesas com terceiros, que devem ser associados a contas contábeis, contros de custo e/ou pedidos.

As NCs podem ser usados de forma independente, ou integrados ao fluxo de trabalho, financeiro e contabilidade gerais.

Leia mais sobre não-conformidades clicando aqui.

1. Classes de não-conformidades

Cada NC pertence a uma classe.

Por exemplo, em uma empresa industrial, poderíamos definir as seguintes classes de NCs:

  • NC de processo interno: por exemplo, defeitos em matérias primas e produtos semi-acabados
  • NC de ensaio final: não atendimento de requisito de cliente
  • NC de processo externo: reclamações de clientes, para produtos acabados

Uma classe de NC:

  • possui um conjunto de parâmetros, que classificam as NCs da classe.
  • segue uma sequência de etapas, que são pré-definidas por cada empresa.

1.1. Parâmetros de uma classe de NCs

Parâmetros típicos das classes de processos de qualidade são (nem todos os parâmetros existem em todas as classes):

  • processo: o processo auditado
  • norma: norma usada na NC
  • opções de correção. Opções típicas são:
  • plano de ação
  • detecção: tipo de detecção realizada na NC
  • disposição. Disposições típicas de NCs são:
    • retrabalho ou reparo: ação sobre um produto não conforme, a fim de torná-lo conforme aos requisitos
    • reclassificação: alteração da classe de um produto não-conforme, a fim de torná-lo conforme a requisitos diferentes daqueles inicialmente especificados
    • refugo: ação sobre um produto não conforme para impedir sua utilização prevista originalmente, como, por exemplo, reciclagem ou destruição
    • concessão interna: permissão para usar ou liberar um produto que não atende a requisitos especificados, dado por responsável da unidade produtiva, ou seja, não há uma ação direta sobre o efeito da NC.
    • concessão externa: permissão para usar ou liberar um produto/material que não atende a requisitos especificados pelo cliente, ou seja, não há uma ação direta sobre o efeito da NC.
  • causa: por exemplo, engenharia, mão de obra, calibração de equipamento

1.2. Etapas de uma classe de NCs

As etapas de uma classe de NCs constituem o roteiro, ou work-flow de todos os processos de qualidade da classe.

Cada etapa pode ter 4 alternativas de próxima etapa.  Se houver mais de uma alternativa, o responsável pela etapa atual selecionará a próxima.

Cada etapa poderá ser uma “possível última etapa” da NC.

2. Não-conformidades

Cada NC é criada dentro de uma classe.

Uma NC tem várias características das ordens de produção:

  • é identificado por um número sequencial, por exemplo “216”
  • ao ser criado, é criado um item, cujo código será “_NC000216″, e este item fica no estoque em elaboração com quantidade 1.
  • mesmo que o item do processo de qualidade não seja item-filho de uma estrutura de produto específica, o item da NC pode ser tornado insumo de uma ordem de produção, com a resultante transferência de custos.

Para casos de problemas na qualidade da produção, de produtos finais ou insumos defeituosos ou problemas nos serviços, é possível criar um plano de ação para a resolução dessas não-conformidades.

Crie um roteiro com os passos para a solução, associando os responsáveis por tarefa. Os envolvidos na resolução receberão notificações sempre que chegar a sua vez no processo de desenvolvimento.

3. Criando uma classe de não-conformidades

1. Selecione a opção: Qualidade > Cadastros > Classes de processos de qualidade.

2. Em Classes dos processos de qualidade, clique em cod-externo-11

3. Preencha a classe da não-conformidade e a descrição dessa classe e clique em referenciar-custo-de-frete-17.

4. Agora é preciso cadastrar as etapas de resolução das NCs desta classe.

Para criar as etapas de resolução, dê um duplo clique sobre a classe de não-conformidade.

5. Abrirá uma nova janela intitulada “Etapas da classe XXX Nome da Classe (XXX descrição da classe)”.

6. Nessa janela de etapas da classe, clique em  referenciar-custo-de-frete-11

7. Preencha a descrição da etapa e o perfil de acesso associado, e clique em botao_salvar. Os perfis de acesso usados para a resolução de não-conformidades precisam de permissões para consultar e editar NCs.

8. Repita os passos 6 e 7 para todas as etapas da classe de não-conformidades.  A cada etapa, o número da Operação é incrementado de 10.

9. Depois de criar as etapas, é necessário ordená-las. Clique na primeira etapa (que não é “próxima” de nenhuma outra) e selecione, em Próximas etapas, as etapas seguintes a essa primeira; repita esse procedimento para todas as etapas.

10. Ao editar a última etapa, coloque como próxima a etapa para a qual a NC deve retornar, caso não seja solucionada até a última, e marque o checkbox “Esta pode ser a última etapa”. Se a NC for bem resolvida, então a não-conformidade será concluída após esta última etapa.

4. Criando uma não-conformidade

1. Após a criação de uma classe de NCs, podem-se criar não-conformidades pertencentes a essa classe. Vá para Qualidade > Processos de qualidade.

2. Em Processos de qualidade, clique em cod-externo-11.

3. Selecione uma das classes, preencha o Assunto, e clique em referenciar-custo-de-frete-17.

4. Apenas usuários que tem perfil de acesso a alguma etapa de uma classe de NCs podem criar NCs nessa classe.

3. A NC é criada. Para iniciar a resolução, o responsável pela primeira etapa deverá ir para Qualidade > Processos de qualidade, e selecionar a NC desejada. Na janela aberta (figura abaixo), estarão listadas todas as etapas concluídas e a realizar da NC.

4. A primeira etapa no exemplo é a “Analise das propostas do projeto”. Para iniciá-la, duplo-clique-a, ou pressione o botão Editar. É aberta uma nova janela; preencha a descrição, e clique em referenciar-custo-de-frete-17. A etapa ficará em desenvolvimento.

Caso já tenha concluído essa etapa, marque o checkbox “concluir” antes de salvar . Ao marcar “concluir”, são exibidos dois campos: “Próxima etapa”; e “Responsável”. Nesse segundo campo, ao clicar em buscar (lupa), é aberta uma janela com os usuários cadastrados no sistema, para seleção do responsável pela próxima etapa.

5. O usuário “operador 1”, responsável pela próxima etapa, receberá um e-mail de notificação.

6. Na última etapa do NC, ao marcar o checkbox concluir (a etapa), é aberto um novo checkbox: concluir NC. Se este o checkbox for marcado, os campos Próxima etapa e Responsável são ocultados. Para concluir a NC, clique novamente em referenciar-custo-de-frete-17 na janela da NC.