Personalizar visualização das telas

Personalizar visualização das telas

Para facilitar a dinâmica de consulta das telas, o MAXIPROD permite que você personalize a disposição das colunas e dos filtros.

É possível, por exemplo, definir quais colunas devem ficar visíveis, qual é o ordenamento principal que deve atuar na grade exibida e quais os filtros que deseja exibir para as suas consultas diárias.

Como personalizar a visualização dos filtros?

Em todas as telas do MAXIPROD, antes da exibição da grade de informações, encontra-se uma seção de filtros da tela. Os filtros servem para que possamos segmentar e consultar os registros em tela.

Por exemplo, se desejamos analisar apenas todas as notas fiscais em que vendemos um determinado produto, será necessário filtrar todas as notas fiscais em que este produto esteve presente.

Veja, na imagem abaixo, a tela de pedidos de venda. Destacamos a seção de filtros da tela:

Para personalizar a visualização dos filtros, ou seja, definir quais filtros devem ficar visíveis e consultar quais filtros estão ocultos, devemos clicar sobre o ícone , que está no título da seção de filtros.

Ao clicarmos no ícone , deve abrir uma janela onde são apresentados todos os filtros da tela.

Basta marcarmos o checkbox dos filtros que desejamos tornar visíveis e desmarcar aqueles que devem ficar ocultos.

Quando alteramos a visualização de algum filtro da tela, será exibido o botão . Clique nele para que a nova configuração de filtros fique salva.

Como personalizar a visualização das colunas?

As informações das telas do MAXIPROD são sempre dispostas a partir da visualização da colunas. Cada coluna possui um título e exibe um lista de informações do mesmo tipo: a coluna “Descrição”, na tela de itens, irá exibir a descrição de cada item desta tela.

É possível fazer quatro tipos de personalizações com as colunas: largura, posição, ocultar/tornar visível e ordenamento.

Largura

Para alterar a largura das colunas, conduzimos o mouse para a linha divisória à direita do título da coluna que desejamos expandir ou reduzir. O cursor do mouse deve passar a ser este ícone .

Pressionamos o mouse nesse ponto e conduzimos o cursor para a direita ou esquerda, aumentando ou diminuindo o tamanho da coluna.

Posição

Para alterar a posição de uma coluna, por exemplo, tornar a coluna “Descrição” a primeira da tela, basta conduzirmos o mouse sobre o título da coluna, clicar e manter pressionado o clique do mouse e arrastarmos a coluna até a posição desejada.

Ocultar/tornar visível

Para ocultar colunas ou tornar alguma coluna visível, conduzimos o mouse até o título de qualquer coluna da tela.

Clicamos com o botão direito do mouse. feito isso, deve abrir uma janela com todas as colunas disponíveis da tela.

Ficarão visíveis as colunas questão com o checkbox marcado e ocultas aquelas que estão desmarcadas.

Quando fazemos qualquer uma das alterações citadas acima, será exibido o botão . Clique nele para que a nova configuração das colunas seja salva.