Itens dos pedidos de venda: produtos, serviços e manutenção

Serviços e manutenção

Um pedido de venda pode incluir itens (linhas) do tipo Produtos, Serviços e Manutenção.

Pedido de venda de produto, serviço ou manutenção
Pedido de venda de produto, serviço ou manutenção

Item de pedido de Serviço e Manutenção

Ao criar o item do pedido, deve ser escolhido um item de procedência “Serviço/manutenção”.  Devem, portanto, ser previamente cadastrados itens com essa procedência, tais como:

  • pintura de parede;
  • colocação de azulejos;
  • calibração de um instrumento
  • troca de óleo de um automóvel

Diversos serviços podem ter o mesmo código de item, diferenciando-se pela descrição do item do pedido

Criação de “ordens”

1. Item de pedido de venda “produto”: se necessário (ie se não há quantidade suficiente no estoque) então criadas ordens de produção, manualmente ou pelo MRP.

2. Item de pedido de venda “manutenção”: são criadas ordens de manutenção, no momento em que o pedido de venda é confirmado (não pelo MRP).

3. Item de pedido de venda “serviço”: não são criadas “ordens”. O serviço é vendido diretamente, como se fosse um produto, mas sem ser produzido ou estocado. Por exemplo, podem ser vendidos os serviços “Pintura de uma sala” ou “Colocação de azulejos”, sem ordem de produção, manutenção ou serviço.