ERP para a Indústria de Bens de Capital sob Encomenda

ERP para a Indústria de Bens de Capital sob Encomenda

Desenvolva a indústria de bens de capital – equipamentos, máquinas, estruturas metálicas, montagens industriais, etc. – com um ERP completo, online ou no seu servidor, com interface amigável.

Qual é o principal fator de eficiência da indústria de bens de capital? É a qualidade do projeto e da orçamentação. Falhas nesta etapa se propagam às fases seguintes (suprimentos, produção, faturamento), gerando retrabalho, custos e atrasos.

Tanto a gestão física (reservas, atrasos) como a financeira (fluxo de caixa) devem manter o foco em cada pedido. Atrasos no recebimento de uma compra, ou na execução de uma ordem de produção devem ser detectados a tempo de tomar o quanto antes, a tempo de tomar as medidas necessárias para evitar atrasos na data de entrega.

ERP Bens de capital

Engenharia e orçamentação na indústria de bens de capital

A orçamentação (elaboração de propostas, ou tendering) é uma atividade crítica e cara, tendo em vista a proporção relativamente baixa de propostas convertidas em pedidos e a necessidade de avaliar corretamente o custo industrial, evitando o prejuízo ou a perda do negócio.

  • CONFIGURADOR DE PRODUTOS: permite a montagem automática ou semi-automática da estrutura de produto (ficha técnica), em função dos valores dos parâmetros do produto.
  • MODELAGEM SIMPLIFICADA DA PRODUÇÃO: a produção de vários itens para um mesmo pedido pode ser incluída em uma única ordem de produção.
  • CUSTO INDUSTRIAL PREVISTO, calculado automaticamente em função do custo de aquisição de material e do custo de trabalho, operação por operação.

Gestão por pedido na indústria de bens de capital

  • GESTÃO DE PROJETOS: visualize o estado atual, o que falta para concluir o pedido, e as consequências de eventuais atrasos nos suprimentos ou na produção, facilitando a tomada de decisões para mitigar os seus efeitos. Um diagrama de Gantt, atualizado automaticamente pelo registro das baixas de insumos e execução das operações das ordens de produção, permite acompanhar, dia a dia, hora a hora, o estado das compras e da produção, Portanto, não é necessário montar uma rede de atividades paralela em um aplicativo de gestão de projetos e atualizar o seu estado, o próprio ERP MAXIPROD faz isso automaticamente. O multinível realizado identifica a origem e custo de cada insumo da parte concluída de um pedido.
  • RESERVAS DE ESTOQUE, COMPRAS E PRODUÇÃO: o estoque, as solicitações de compra, os pedidos de compra e as ordens de produção podem ser reservados para pedidos de venda, evitando que materiais comprados ou fabricados para um item de pedido sejam consumidos por outro. O fato de existir uma reserva de uma compra para um item de pedido de venda, por exemplo, associa os lançamentos contábeis relativos a essa compra (e todos os demais lançamentos) ao item de pedido de venda, permitindo a gestão financeira e contábil de cada pedido.
  • GESTÃO FINANCEIRA POR PEDIDO: o ERP MAXIPROD gera balancetes e outras demonstrações por pedido, pois estrutura a contabilidade em 3 dimensões: contas contábeis, centros de custos, e itens dos pedidos.
  • TERCEIRIZAÇÃO: a terceirização, por exemplo a usinagem por terceiros, é controlada pelo MAXIPROD, que realiza a triangulação de notas fiscais, e mantém o controle de estoque de materiais em poder de terceiros, bem como de materiais de terceiros em nosso poder.
  • APONTAMENTO DE PRODUÇÃO E MÃO DE OBRA

Seleção de um ERP

Para reduzir os riscos e maximizar as chances de sucesso, verifique:

1. Credibilidade do fornecedor.

Primeiro, verifique se o ERP já atende empresas do mesmo ramo da sua, ou similares. Então, solicite referências, não apenas a respeito da qualidade do produto, mas também sobre o atendimento.

2. ERP comercial/administrativo, ou também industrial?

Se a sua empresa é industrial, usará estrutura de produto (ficha técnica, receita) e ordens de produção. No entanto, alguns ERPs econômicos atendem apenas os aspectos comerciais e administrativos. Verifique.

3. ERP online = sem investimento inicial

A arquitetura online, ou na nuvem dispensa a aquisição ou contratação de:

  • servidor, com rede local
  • sistema de gestão de banco de dados
  • equipe de suporte de TI, responsável pela segurança e manutenção
  • administrador do banco de dados (DBA)

Outra vantagem é a atualização automática de versões. Para atender a legislação, novos recursos e correções, os ERPs online estão em constante evolução, com frequentes atualizações de versão. No caso da arquitetura online, isso implica alguns minutos fora do ar, usualmente fora dos horários de trabalho. Mas o principal é que tudo isso é feito pelo provedor do ERP, sem ônus para a empresa.

A segurança evita a perda de dados, através de duplicação de bancos e/ou backups e impede acessos indevidos. Na arquitetura tradicional, as medidas necessárias são de responsabilidade da própria empresa, o que pode ser complexo e caro. Já na arquitetura online, isto é de responsabilidade do provedor do ERP.

4. Verifique as opções de integração com outros sistemas

Um ERP deve conectar a empresa com fornecedores, clientes, bancos, governo, etc. Assim, pode emitir notas fiscais, declarações para a Receita, propostas para clientes, boletos bancários, documentos de importação/exportação, e outros.

Alguns segmentos requerem integrações mais específicas. Por exemplo, a indústria mecânica pode se beneficiar da integração com aplicativos CAD (Solidworks, Inventor, e similares). Alguns tipos de produtos são  vendidos através de e-commerce. Já o comércio varejista requer funções de ponto de venda.

5. Customização ou configuração?

Customização é o desenvolvimento por encomenda. Isso parece positivo, mas pode ter um preço elevado, pois não é diluído. Além disso, o ERP passa a ser diferente do utilizado pelos demais usuários, tornando a manutenção mais cara e complexa.

Configuração: os ERPs online costumam incluir um amplo conjunto de recursos, que o usuário usa de acordo com suas necessidades. É claro que um sistema não pode atender todas as situações imagináveis. Quando surge uma necessidade nova, ela é analisada e, constatada a sua viabilidade econômica, é implantada e disponibilizada para todas as empresas usuárias. Um ponto importante é a capacidade de configuração de relatórios e etiquetas pelos próprios usuários.

6. Pense a médio prazo

Assegure-se de que o ERP tenha recursos para acompanhar seu crescimento. Lembre-se de que a troca de um ERP requer tempo e esforço, além de perturbar as operações normais. Por exemplo:

  • hoje sua empresa talvez seja do Simples, mas poderá passar a Lucro Presumido ou Real.
  • sua empresa comercializa, mas amanhã pode também produzir.
  • atualmente, sua empresa produz integralmente seus produtos. Futuramente, poderá produzir para terceiros ou terceirizar parte de sua produção.
  • hoje, sua empresa tem 5 funcionários, mas dentro de alguns anos talvez sejam 30, ou mais.

Finalmente, lembre-se do custo. Um ERP simples demais pode limitar o desenvolvimento da empresa, mas um sofisticado demais também pode ser perigoso. Portanto, veja se os custos são compatíveis com sua situação financeira. De preferência, procure um ERP com contratação flexível, e custos que acompanham o momento econômico, tanto nos períodos de crescimento, como em eventuais crises.

Clientes [bens de capital] 1

Megabarre Transformadores
Treal Equipamentos Especiais | Montagens Industriais - Sistema de gestão industrial ERP MAXIPROD
Ventowag Equipamentos
Gerothermo Caldeiras
SVG Metalúrgica
TCS Indústria Metalúrgica - Sistema de gestão industrial ERP MAXIPROD

Clientes [bens de capital] 2

T-NAX Oil & Gas - Sistema de gestão industrial ERP MAXIPROD
Vematek Soluções em Pesagem, Empacotamento e Automação - Sistema de gestão industrial ERP MAXIPROD
SHD Indústria de Bombas - Sistema de gestão industrial ERP MAXIPROD
Vonin Máquinas - Equipamentos para a Indústria de Alimentos - Sistema de gestão industrial ERP MAXIPROD
Gerothermo Caldeiras

Depoimento original Gerothermo – Margarete J. Vasconcelos

quotes1Há meses procurava um programa que se adequasse ao meu método de trabalho, que é bastante complicado e técnico. Antes de contratar o programa, fiz vários testes e simulações, e fui muito bem atendida: o suporte é muito amigável e disposto a solucionar todas as minhas dúvidas. Quanto às funções, consegui tudo o que eu estava precisando, que era gerar um preço de custo dos meus produtos, dar entrada e saída no estoque para atender ao bloco K, montar uma listas de preços, CRM das vendas, e restringir o acesso dos usuários por funções, o que é muito bom. E tudo isso com a vantagem de não precisar pagar altas taxas para adquirir o programa.quotes2

Margarete J. Vasconcelos
Gerothermo Caldeiras

Rackbras - Sistema de gestão industrial ERP MAXIPROD

Depoimento original (não criei reduzido, pois uso dos outros desta empresa) Rackbras – Claide Gottardo

quotes1O programa atende às expectativas e necessidades da empresa, bem como é de fácil manuseio. Ressalto também o atendimento dos técnicos: sempre com presteza e dedicação.quotes2

Claide Gottardo
Rackbras

Rackbras - Sistema de gestão industrial ERP MAXIPROD

Depoimento original e reduzido Rackbras – Fernando Cardoso

quotes1O software atende perfeitamente às necessidades da empresa, com ótimo atendimento no suporte técnico.quotes2

Fernando Cardoso
Rackbras

Rackbras - Sistema de gestão industrial ERP MAXIPROD

Depoimento original Rackbras – Marcelo Tedesco

quotes1Estamos muito satisfeitos com a parceria e presteza no serviço, além das facilidades que o software apresenta.quotes2

Marcelo Tedesco
Rackbras

Treal Equipamentos Especiais | Montagens Industriais - Sistema de gestão industrial ERP MAXIPROD

Depoimento original Treal – Fabio J. Quirino

quotes1Encontramos no MAXIPROD um sistema com funcionalidades extremamente sofisticadas que são aplicadas de uma forma simples para as pequenas e médias empresas. A possibilidade de integração com nosso software de desenvolvimento de projeto foi muito importante para migrarmos para o MAXIPROD e ganharmos tempo na liberação de produtos para produção.quotes2
Treal Equipamentos Especiais | Montagens Industriais - Sistema de gestão industrial ERP MAXIPROD

Depoimento original Treal – Thais Schiavinato

quotes1Desde que adquirimos o serviço de ERP da Maxiprod, fomos bem atendidos em melhorias contínuas no sistema para adequação às necessidades da nossa empresa. A acessibilidade ao sistema de qualquer local e o preço justo foram diferenciais para a troca do nosso antigo sistema.quotes2

Depoimento original (não criei reduzido) Eurico Tatsch Nunes

quotes1O diferencial competitivo do ERP da Maxiprod é sua formatação voltada a empresas fabricantes de bens de capital, promovendo uma eficiente programação de fábrica e de materiais, propiciando uma melhor gestão dos recursos. Outra vantagem que o ERP da Maxiprod apresenta é a boa relação custo X benefício, possibilitando customizações aderentes ao negócio, dotando a empresa de maior agilidade operacional.quotes2

Eurico Tatsch Nunes

Depoimento original Eng. Renato M. Xavier

quotes1A Maxiprod possui um ERP completo e muito versátil às customizações, tendo em especial um módulo de Qualidade que se destaca pela inovação de suas funcionalidades em comparação com outras opções de mercado, possuindo também significativa característica de rastreabilidade de informações em seu sistema.quotes2

Eng. Renato M. Xavier
Consultor de empresas

Depoimento original Eng. Otto Ries

quotes1Como diretor industrial e diretor geral, acompanhei a implantação do ERP da Maxiprod em duas empresas industriais, uma de médio e outra de grande porte, em um caso como ERP corporativo, em outro como complemento de um ERP adotado mundialmente pela multinacional. Recorremos aos produtos e serviços da Maxiprod porque os ERPs usuais do mercado não atendiam satisfatoriamente aos requisitos de engenharia, orçamentação e planejamento da indústria de bens de capital (“Engineer to order”), com consequentes reflexos nas demais áreas, tais como controle de projetos, chão-de-fábrica, qualidade, suprimentos e controladoria. O atendimento se destaca pela capacidade de analisar a situação junto aos usuários, de propor soluções inovadoras, desenvolvê-las e pô-las em operação. Como consequência, o ERP da Maxiprod integra anos de experiência nas melhores práticas de gestão da indústria de bens de capital, resultando em uma forte aderência às suas necessidades.quotes2

Eng. Otto Ries
Consultor de empresas

UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul - Sistema de gestão industrial ERP MAXIPROD

Depoimento original (não criei reduzido) Prof. Dr. Jorge L. Amaral de Moraes (UNISC)

quotes1O que destacamos como contribuições mais importantes do ERP da Maxiprod para a gestão industrial e a análise de viabilidade econômico-financeira de projetos industriais são os aspectos relacionados com o seu potencial para o planejamento, gestão e controle dos processos econômico-financeiros da produção industrial e como auxiliar na tomada de decisão. Além destas, pode ser ressaltada, também, a sua flexibilidade em relação às especificidades da gestão da produção industrial, principalmente quando realizada sob encomenda.quotes2

Prof. Dr. Jorge L. Amaral de Moraes
Docente da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Sebrae
O desenvolvimento do Sistema de Gestão ERP MAXIPROD contou com apoio financeiro do SEBRAE/RS através do programa INOVA RS.