Sistema de Gestão ERP para a Indústria Metal-Mecânica
O ERP para a indústria metal-mecânica MAXIPROD atende ferramentarias, matrizarias, indústrias de máquinas e equipamentos eletro-mecânicos em geral. Seus recursos facilitam a padronização da engenharia e produção, através de grupos de itens parametrizáveis e do configurador de produtos, além da integração com Solidworks e Inventor. É um ERP para a indústria metal-mecânica completo, da engenharia à contabilidade, passando por vendas, compras, produção, estoque, fluxo de caixa, contas a pagar e a receber, SPED, bloco K, e muito mais. Pode ser usado na nuvem (online) ou em servidor local.
Vide também ERP para a indústria de bens de capital.

Requisitos de um ERP para a indústria metal-mecânica: engenharia, orçamentação, produção e custeio
A elaboração de propostas (tendering) é uma atividade crítica na produção sob encomenda, bastante frequente na empresa metal-mecânica. Os recursos do ERP Industrial MAXIPROD ERP para a indústria metal-mecânica incentivam a padronização da engenharia e produção, através de grupos de produtos, estruturas de produtos parametrizáveis, e o configurador de produtos.
- INTEGRAÇÃO COM SOLIDWORKS E INVENTOR: a integração com aplicativos de CAD simplifica a engenharia e reduz erros.
- PESQUISA PARAMÉTRICA DE ITENS: facilita a definição dos insumos e produtos, através de grades de produtos. Evita também que o mesmo item seja cadastrado mais de uma vez, com diferentes códigos, por não ter sido encontrado no cadastro.
- CONFIGURADOR DE PRODUTOS: permite a montagem automática ou semi-automática da estrutura de produto (ficha técnica), em função dos valores dos parâmetros do produto.
- CUSTO INDUSTRIAL PREVISTO, calculado automaticamente em função do custo de aquisição de material e da mão de obra, operação por operação.

- GESTÃO DE CADA ITEM DE PEDIDO: visualize o estado atual, o que falta para concluir o pedido, e as consequências de eventuais atrasos nos suprimentos ou na produção, facilitando a tomada de decisões para mitigar os seus efeitos. Um diagrama de Gantt, atualizado automaticamente pelo registro das baixas de insumos e execução das operações das ordens de produção, permite acompanhar, dia a dia, hora a hora, o estado das compras e da produção. O multinível realizado identifica a origem e custo de cada insumo da parte concluída de um pedido. O MRP calcula as necessidades líquidas de compras e produção, em função dos pedidos de venda, do estoque e das solicitações de compra e produção já efetivas.
- GESTÃO FINANCEIRA: gera balancetes e outras demonstrações por pedido, pois estrutura a contabilidade em 3 dimensões: contas contábeis, centros de custos, e itens dos pedidos (opcional). Planos de contas e centros de custos editáveis, DRE, contas a pagar e a receber, adiantamentos, boletos.
- RESERVAS DE ESTOQUE, COMPRAS E PRODUÇÃO: o estoque, as solicitações de compra, os pedidos de compra e as ordens de produção podem ser reservados para pedidos de venda, evitando que materiais comprados ou fabricados para um item de pedido sejam consumidos por outro. O fato de existir uma reserva de uma compra para um item de pedido de venda, por exemplo, associa os lançamentos contábeis relativos a essa compra (e todos os demais lançamentos) ao item de pedido de venda, permitindo a gestão financeira e contábil de cada pedido.
- TERCEIRIZAÇÃO: realiza a triangulação de notas fiscais, e mantém o controle de estoque de materiais em poder de terceiros, bem como de materiais de terceiros em nosso poder.
- APONTAMENTO DE PRODUÇÃO E MÃO DE OBRA
- Plano de contas editável
- Centros de custos
- Contabilidade por pedido
- Visualização (opcional) por regime de caixa
- DRE
- SPED Contábil
- Veja mais