Cadastramento de empresas

Empresas: clientes, fornecedores, transportadoras, etc.

O cadastramento de empresas pode ser feito por digitação ou importação de planilhas Excel.

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Veja também:

Um cliente é um tipo de empresa. Entre as principais propriedades de um cliente estão:

  • Limite de crédito
  • Forma de cobrança padrão: boleto, etc
  • Tabela de preços: pode ser selecionada uma tabela de preços para cada cliente
  • Acréscimo ou desconto interno: sobre a tabela de preços, pode haver um acréscimo ou desconto específico do cliente, que é “interno”, isto é, não aparece em documentos visíveis
  • Representante/vendedor: podem ser cadastrados até 3 representantes ou vendedores internos.
  • Condição de pagamento default
  • Situação fiscal especial, que pode afetar a redução da base de cálculo do ICMS, e a alíquota da MVA, quando há substituição tributária.

Para cadastrar uma empresa:

  1. Vá ao menu superior Vendas > Clientes (ou CRM).
  2. Clique em cod-externo-11.
  3.  É aberta a janela de cadastramento de empresas.
  4. Escolha o tipo (cliente, fornecedor, transportadora) e preencha as demais informações sobre a empresa.

O cadastro de empresas (clientes, fornecedores, etc.) pode ser importado através de planilha Excel. Baixe a planilha modelo de importação, preencha os dados conforme indicado e importe as empresas que desejar.

Como importar empresas por planilha Excel?

1. Vá para “Vendas” > “Clientes”.

2. “Ações” > “Importar empresas de arquivo Excel”.

3. Siga os passos 1, 2, e 3 da imagem abaixo.

   1) Baixe a planilha modelo, e preencha-a conforme os exemplos já preenchidos nessa planilha.

   2) Selecione a planilha preenchida com as empresas a importar.

   3) Clique em fig-15.

Como definir uma empresa como filial?

No cadastro da empresa, no primeiro campo “CPR/CNPJ e outros campos”, marque o checkbox “Empresa faz parte do grupo”. Com isso, aparecerá um novo campo chamado “Empresa matriz”, de preenchimento obrigatório.

OBS.: A fim de visualizar suas contas a receber/pagar pela empresa matriz, é necessário utilizar os filtros “Cliente (grupo)” e “Fornecedor (grupo)”, respectivamente.

Como vincular um item a um fornecedor específico?

No MAXIPROD, é possível fazer vínculos entre itens e fornecedores – definindo um fornecedor preferencial, definindo mais de um fornecedor possível para a compra de um item e inserindo uma avaliação do fornecedor  (Qualificado/Habilitado/Não habilitado).

Para registrar essas informações no sistema, siga os passos abaixo:

  1. Acesse o menu Itens > Fornecedores dos itens.
  2. Clique em .

3. Preencha os campos necessários e clique em .

Ao cadastrar um fornecedor como “Preferencial”, quando se cria uma solicitação de compra, ela é inicializada com este fornecedor, podendo ser, manualmente, alterado.

Portanto, se o fornecedor for manualmente alterado na edição da solicitação de compra, ao criar o pedido de compra para atender essa solicitação o sistema mostrará o seguinte aviso:

Também é possível cadastrar um fornecedor como “Não habilitado” para fornecer certo item.

Fazendo isso, caso esse fornecedor for inserido em uma solicitação de compra, ao tentar emitir e aprovar o pedido de compra que atende essa solicitação (ou um PC criado manualmente), o sistema não permitirá.

Empresas estrangeiras

Para a explicação em vídeo, clique aqui.      Veja também: Vendas em moeda estrangeira

Para cadastrar uma empresa estrangeira, cadastre primeiro seu município:

  1. Vá ao menu superior Vendas > Cadastros > Municípios. cadastrar-empresa-estrangeira-1
  2. A tela de municípios lista todos os municípios nacionais. Para acrescentar um município estrangeiro, clique em botao_novo.
  3. Preencha os campos “Município” e “País*”. cadastrar-empresa-estrangeira-2

As empresas do exterior não tem CNPJ, que é substituído pelo “Documento de identificação de estrangeiro”.

cadastrar-empresa-estrangeira-3