Integração com Mercos (Força de Vendas)

Integração com Mercos (Força de Vendas)

O ERP MAXIPROD possui integração com o aplicativo de força de vendas Mercos, antes denominado “Meus Pedidos”.

Através do Mercos, os vendedores podem cadastrar pedidos em smartphones e tablets, mesmo em locais sem acesso à internet, para exportação para o MAXIPROD assim que o acesso é estabelecido. Em seguida, os pedidos cadastrados aparecem como pedidos de venda no MAXIPROD, com todas as informações necessárias.

A integração também permite que o vendedor cadastre novos clientes ou clientes prospectivos.

A integração se dá através da:

  • Exportação de itens vendáveis do MAXIPROD para o Mercos, incluindo preço e estoque disponível.
  • Exportação dos clientes e clientes potenciais do MAXIPROD para o Mercos.
  • Exportação das transportadoras do MAXIPROD para o Mercos.
  • Exportação das tabelas de preços do MAXIPROD para o Mercos.
  • Vinculação entre os usuários do MAXIPROD com os usuários/vendedores do Mercos.
  • Importação dos pedidos de venda cadastrados no Mercos para o MAXIPROD.

Como habilitar a integração com o Mercos?

No Mercos:

    1. Crie uma conta no Mercos para cadastrar/obter os dados necessários à integração.
    2. Após realizar o cadastro, clique na engrenagem (gear_white MINHA CONTA) localizada no canto inferior esquerdo da tela.
    3. Localize o menu e clique sobre ele.
    4. Localize sub-menu e clique sobre ele.
    5. Aparecerá a seguinte mensagem na tela: “Você ainda não possui um Company Token. Caso precise dessa informação,clique aqui. Clique na opção.
    6. O Mercos exibirá uma janela para que você confirme que realmente deseja realizar a geração do Token, clique em “Gerar Company Token”.
    7. Feito isso, o company token será gerado e está pronto para ser configurado no Maxiprod!

OBS.: Em caso de dúvidas, entre em contato com a equipe de suporte do Mercos e solicite o “Company Token”, visando a integração com o MAXIPROD.

No Maxiprod:

    1. Agora, logado no MAXIPROD, clique no menugear_white > Configurações.
    2. Vá até “Configurações de venda” e clique sobre a opção para expandi-la.
    3. Desça até o final das configurações de venda e clique sobre a opção “Configurações de integração com e-commerce/Mercos”.
    4. Selecione o Mercos no campo “E-commerce” e preencha o company token que foi gerado no site do Mercos no campo “Chave 1”. O Token no Mercos deve ser copiado até o último caracter antes do . (ponto final), o ponto final deve ser ignorado. A tela ficará preenchida da seguinte forma:

    5. Caso deseje, os pedidos de venda que forem feitos no Mercos podem já ser importados no Maxiprod com a operação fiscal pré-selecionada; para isso, expanda a opção “Configurações de importação com e-commerce/Mercos/Excel/EDI” e selecione a operação fiscal desejada para cada tipo de operação.

Atenção: Inicialmente, a integração com o Maxiprod estará inativa no Mercos, pois é necessário realizar algum processo de integração como, por exemplo, a exportação de itens e estoques através da tela de Itens, após o qual a integração constará como ativa no Mercos.

Como exportar meus itens e seus estoques para o Mercos?

A exportação dos itens do Maxiprod para o Mercos depende de um parâmetro que é marcado diretamente no cadastro do item. Itens que estiverem com esse parâmetro desmarcado, não serão exportados.

  • Para configurar o parâmetro de exportação no cadastro de um item, faça o seguinte:
    1. No sistema, vá em: “Itens > Itens”.
    2. Selecione o item que deseja configurar e clique no para editá-lo.
    3. Com o cadastro do item aberto, procure pela opção “Vendas” e clique sobre ela.
    4. Ao expandir a opção, veja que nela existe o parâmetro: “ Integrar com e-commerce/Mercos“.
    5. Marque a e clique em .
    6. Pronto! Esse item já está configurado para ser exportado para o Mercos.
  • Para realizar a exportação dos itens e de seus respectivos estoques para o Mercos, faça o seguinte:
    1. No sistema, vá em: “Itens > Itens”.
    2. Clique no menu “Ações > Exportar itens e estoques para o e-commerce/Mercos”.
    3. O sistema mostrará uma janela com alguns alertas e informações, e perguntará se confirma a exportação. Para confirmar, clique em “Sim”.

    4. O sistema fará a exportação dos itens para o Mercos e, ao término da exportação, mostrará uma mensagem informando quantos itens foram inseridos no Mercos, quantos foram alterados e se houve algum item que não foi exportado e por qual motivo.

    5. Também existe a opção de exportar apenas os itens selecionados para o Mercos, para isso, selecione os itens que deseja exportar e depois vá no menu “Ações > Exportar itens e estoques para o e-commerce/Mercos (apenas os selecionados)”.

Como exportar meus clientes para o Mercos?

A exportação de clientes e clientes potenciais para o Mercos pode ser feita através de 2 telas do sistema. A exportação pode ser feita tanto de clientes incluídos/alterados após determinada data, quanto selecionando apenas os clientes que deseja exportar.

  • Exportação de clientes e clientes potenciais que foram inseridos/alterados no sistema após determinada data:
    1. No sistema, vá em: “CRM > Clientes e clientes potenciais” ou “Vendas > Clientes”.
    2. Clique no menu “Ações > Exportar clientes e clientes potenciais ativos para o e-commerce/Mercos”.
    3. O sistema mostrará uma janela com informações sobre quais clientes serão exportados para o Mercos.
    4. No caso, será exportado para o Mercos todos os clientes que tiveram seus cadastros inseridos ou alterados no sistema, após a data de 02/05/2022. Clientes que tiveram algum contato inserido ou alterado em seu cadastro, após a data de 02/05/2022, também serão exportados.
    5. Após definir a data para exportação, clique em .
    6. O sistema fará a exportação dos clientes e clientes potenciais para o Mercos e, após a exportação, mostrará uma mensagem informando quantos clientes foram inseridos no Mercos, quantos foram alterados e se houve algum cliente que não foi exportado e por qual motivo.

  • Exportação de clientes e clientes potenciais através da opção “Exportar clientes e clientes potenciais ativos para o e-commerce/Mercos (apenas os selecionados)”:
    1. No sistema, vá em: “CRM > Clientes e clientes potenciais” ou “Vendas > Clientes”.
    2. Clique no menu “Ações > Exportar clientes e clientes potenciais ativos para o e-commerce/Mercos (apenas os selecionados)”.
    3. O sistema mostrará uma janela com informações sobre a exportação, nessas informações consta quantos clientes serão exportados para o Mercos.
    4. Após conferir a quantidade de clientes que serão exportados, clique em .
    5. O sistema fará a exportação dos clientes e clientes potenciais para o Mercos e, após a exportação, mostrará uma mensagem informando quantos clientes foram inseridos no Mercos, quantos foram alterados e se houve algum cliente que não foi exportado e por qual motivo.

Atenção: A exclusão de clientes no Mercos deve ser feita diretamente pelo site deles, entrando na tela “Clientes” e clicando na opção “Excluir”.

Como exportar minhas transportadoras para o Mercos?

É possível exportar o cadastro de todas as transportadoras cadastradas no Maxiprod, para o Mercos. Para exportar, faça o seguinte:

    1. No sistema, vá em: “Vendas > Transportadoras”.
    2. Clique no menu “Ações > Exportar transportadoras para o e-commerce/Mercos”.
    3. O sistema mostrará uma janela pedindo a confirmação da exportação. Na mensagem que aparece, mostra que serão exportadas apenas as transportadoras que estiverem como ativas no Maxiprod. Para confirmar, clique em “Sim”.

    4. O sistema fará a exportação das transportadoras para o Mercos e, ao término da exportação, mostrará uma mensagem informando quantas transportadoras foram inseridas no Mercos, quantas foram alteradas e se houve alguma transportadora que não foi exportada e por qual motivo.

Como exportar minhas tabelas de preço para o Mercos?

Caso sua empresa trabalhe com tabelas de preço, onde são aplicados preços diferenciados para determinados clientes ou situações, é possível exportar essas tabelas de preço para o Mercos, assim elas poderão ser utilizadas em futuros pedidos de venda. Para exportar, faça o seguinte:

    1. No sistema, vá em: “Vendas > Tabelas de preços”.
    2. Clique no menu “Ações > Exportar tabelas de preços para o e-commerce/Mercos”.
    3. O sistema mostrará uma janela pedindo a confirmação da exportação, para confirmar, clique em “Sim”.

    4. O sistema fará a exportação das tabelas de preço para o Mercos e, ao término da exportação, mostrará uma mensagem informando quantas tabelas de preço foram inseridas no Mercos, quantas foram alteradas e se houve alguma tabela de preço que não foi exportada e por qual motivo.

Como vincular os usuários do MAXIPROD com os usuários/vendedores do Mercos?

A vinculação de usuários é necessária para que seja possível importar no Maxiprod os pedidos de venda que serão feitos no Mercos. A vinculação pegará os usuários que estão cadastrados no Mercos e os vinculará com os usuários cadastrados no Maxiprod. Para vincular, faça o seguinte:

    1. No sistema, vá em: gear_white > Usuários”.
    2. Clique no menu “Ações > Vincular usuários do MAXIPROD com usuários/vendedores do e-commerce/Mercos”.
    3. O sistema abrirá uma janela para que seja informada uma data e hora de importação. Qualquer usuário que tenha sido incluso e/ou alterado no Mercos, após a data e hora informada, será vinculado.

    4. Após definir a data e hora para importação, clique em .
    5. O sistema fará a importação dos usuários do Mercos para o Maxiprod e, ao término da importação, mostrará uma mensagem informando quantos usuários foram atualizados e se houve algum usuário que não foi importado.

Atenção: Para que a vinculação dos usuários seja feita, o usuário precisa estar cadastrado tanto no Maxiprod quanto no Mercos. Como a vinculação é feita por e-mail, é importante que o e-mail do usuário seja igual em ambos os lugares, caso contrário ele não será vinculado.

Como importar pedidos de venda do Mercos para o MAXIPROD?

Para poder realizar a importação de pedidos de venda do Mercos para o Maxiprod, é necessário fazer primeiro a vinculação entre os usuários do Maxiprod e do Mercos, dessa forma ao importar um pedido de venda, o usuário será localizado. Caso ainda não tenha feito a vinculação dos usuários, volte para o passo acima para ver como fazer a vinculação. Para importar um pedido de venda do Mercos, faça o seguinte:

    1. No sistema, vá em: “Vendas > Pedidos de venda”.
    2. Clique no menu “Ações > Importar do e-commerce/Mercos”.
    3. O sistema abrirá uma janela para que seja informada uma data e hora de importação. Qualquer pedido de venda que tenha sido feito no Mercos, após a data e hora informada, será importado para o Maxiprod.
    4. O sistema fará a importação dos pedidos de venda do Mercos para o Maxiprod e, ao término da importação, mostrará uma mensagem informando quantos pedidos de venda foram importados e se houve algum pedido de venda que não foi importado e por qual motivo.

    5. Ao importar um pedido de venda do Mercos, ele será incluído no sistema seguindo-se a ordem de numeração dos pedidos de venda. Então, o pedido de venda #2 do Mercos, por exemplo, foi importado no sistema como o pedido de venda #62 e, ao abrirmos esse pedido de venda #62 no sistema, podemos ver que no campo “Referência”, é informado o pedido de venda corresponde no Mercos. Também há um campo que indica qual é o ID desse pedido lá no Mercos.

Atenção: Para que um pedido de venda do Mercos seja importado no Maxiprod, ele precisa estar com o status de no Mercos. Caso o pedido esteja com o status de , ele não será importado.

Como vincular a inadimplência dos clientes no contas a receber com os clientes do Mercos, evitando que os vendedores criem vendas para clientes inadimplentes?

  1. No sistema, vá em: “Financeiro > Contas a receber”.
  2. Clique no menu “Ações > Sincronizar títulos vencidos com o Mercos”.
  3. O sistema abrirá uma janela informando que todos os títulos vencidos existentes no Mercos serão excluídos, independentemente de terem sido incluídos ou não pelo Maxiprod, perguntará se confirma a exportação desses títulos vencidos e avisará que a operação é irreversível.

  4. Caso esteja de acordo, clique em para continuar.