Limite e análise de crédito

Limite e análise de crédito

Apresentam-se algumas formas de controle e análise de crédito dos clientes.

O limite de crédito é o valor máximo, em reais, da soma de títulos a pagar e pedidos em aberto de um cliente.

Por exemplo:

  • um cliente tem um limite de crédito de R$3.000,00
  • tem títulos a pagar no valor total de R$1.500,00
  • e um pedido de venda aprovado no valor de R$1.000,00
  • portanto, o limite de crédito em novas propostas e pedidos de venda, respeitando o limite, será de R$500,00.

Veja também:

Como informar o limite de crédito?

Entre na tela de empresas, acessando, por exemplo, o menu Vendas > Clientes.

Na tela de empresas, clique para editar a empresa em que deseja informar um limite de crédito. Na edição da empresa, expanda a seção Dados de venda.

Por padrão, as empresas começam com um limite de crédito total, ou seja, no valor de R$999.999.999,00, o que significa que o cliente jamais terá o limite de crédito excedido. Para reduzir esse limite, informe-o valor desejado no campo Limite de crédito.

Pode-se alterar o limite de crédito padrão, que inicializa as novas empresas cadastradas, através do menu > Configurações. Na tela de configurações, expanda as configurações de vendas.

e edite o campo Limite de crédito padrão.

Como o limite de crédito alerta os usuários?

Sempre que aprovamos um pedido de venda, emitimos uma nota fiscal e geramos títulos a receber a partir dela ou criamos novas receitas, estamos agregando valores ao limite de crédito de um cliente. Vejamos um exemplo:

  1. Ao cadastrar a empresa Móveis barroco, informamos seu limite de crédito de R$8.000,00.
  2. A empresa já tem R$2.800,00 em títulos a pagar para nossa empresa.
  3. Portanto, o saldo do crédito da empresa será de R$8.000,00 menos R$2.800,00, resultando em R$5.200,00.
  4. Agora tentamos aprovar um pedido de venda no valor de R$5.000 para essa empresa.
  5. Com a aprovação do pedido, aproximamo-nos do fim do crédito disponível, restando apenas R$200,00.
  6. Criamos agora uma proposta no valor de R$1.230,00. 
  7. Ao tentar emitir a proposta, o sistema informa que limite de crédito do cliente será ultrapassado:
  8. Receberemos o mesmo aviso ao aprovar pedidos de venda e emitirmos notas fiscais.

Controle da inadimplência (títulos vencidos)

Assim como o sistema notifica quando empresas ultrapassam o limite de crédito, também existe um controle de inadimplência: uma empresa pode ter crédito disponível, mas ter títulos vencidos, tornando-se também um cliente que deve passar por uma análise antes das vendas serem aprovadas. Veja um exemplo:

  1. A empresa Estilo madeira possui um limite de crédito de R$25.000,00.
  2. No momento, não há pedidos de venda em aberto, nem propostas emitidas para esse cliente, mas há títulos vencidos a pagar para nossa empresa, tornando o cliente inadimplente.
  3. Ao aprovar um pedido de venda, emitir uma proposta ou faturar uma nota fiscal para esse cliente, independente do valor vendido, o sistema alertará para a situação de inadimplência do cliente Estilo Madeira.

Pode-se definir um prazo para que os títulos em atraso tornem o cliente inadimplente. Para isso, vamos ao menu > Configurações. Na tela de configurações, expandimos as Configurações de contas a receber e alteramos o valor do campo Dias de tolerância para considerar o cliente inadimplente.

Análise do limite de crédito e inadimplência

A tela de Analise de crédito, que pode ser aberta pelo menu Vendas > Análise de crédito, mostra a situação de cada empresa relativamente ao limite de crédito e inadimplência.

Essa tela exibe informações a respeito do limite de crédito, títulos vencidos, crédito utilizado e crédito disponível para cada cliente.

Permissões do limite de crédito

As mensagens de aviso na aprovação de pedidos de venda, emissão de propostas e notas fiscais, podem ser também mensagens de bloqueio. Ou seja, podemos definir que determinados usuários não poderão efetivar a venda, se o cliente ultrapassar seu limite de crédito, ou tiver títulos em atraso. Esse controle é feito mediante permissões.

O MAXIPROD disponibiliza as seguintes permissões que tratam da aprovação, edição e controle do limite de crédito:

Se um usuário não tem, por exemplo, a permissão PV004, ele não conseguirá aprovar um pedido de venda que ultrapassa o limite de crédito do cliente, ou se o cliente está inadimplente.

Como um cliente volta a ter crédito?

O limite de saldo disponível de um cliente aumenta assim que ele paga seus títulos em atraso ou em aberto. Veja um exemplo:

  1. A empresa Condado móveis tem R$40.000,00 em limite de crédito.
  2. Mas há dois títulos em atraso.
  3. Quando um usuário tenta emitir uma proposta para esse cliente, o sistema irá notificar a situação, ou bloquear a emissão, dependendo das permissões desse usuário.
  4. Ao analisar o crédito dessa empresa, observa-se que o limite de crédito foi reduzido devido a esses títulos em aberto.
  5. Quando o cliente paga os títulos, seu limite de crédito retorna ao valor inicial.