Limite e análise de crédito
Apresentam-se algumas formas de controle e análise de crédito dos clientes.
O limite de crédito é o valor máximo, em reais, da soma de títulos a pagar e pedidos em aberto de um cliente.
Por exemplo:
- um cliente tem um limite de crédito de R$3.000,00
- tem títulos a pagar no valor total de R$1.500,00
- e um pedido de venda aprovado no valor de R$1.000,00
- portanto, o limite de crédito em novas propostas e pedidos de venda, respeitando o limite, será de R$500,00.
Veja também:
- Como informar o limite de crédito?
- Como o limite de crédito alerta os usuários?
- Controle de inadimplência
- Análise do limite de crédito e inadimplência
- Permissões do limite de crédito
- Como uma empresa cliente volta a ter crédito disponível?
- Pedido de venda consome limite de crédito?
Como informar o limite de crédito?
Entre na tela de empresas, acessando, por exemplo, o menu Vendas > Clientes.
Na tela de empresas, clique para editar a empresa em que deseja informar um limite de crédito. Na edição da empresa, expanda a seção Dados de venda.
Por padrão, as empresas começam com um limite de crédito de R$999.999.999,00, portanto o cliente jamais terá o limite de crédito excedido. Para reduzir esse limite, informe o valor desejado no campo Limite de crédito.
Pode-se alterar o limite de crédito padrão, que inicializa as novas empresas cadastradas, através do menu > Configurações. Na tela de configurações, expanda as configurações de vendas.
e edite o campo Limite de crédito padrão.
Como o limite de crédito alerta os usuários?
Quando um pedido de venda é aprovado, é emitida a nota fiscal e são gerados títulos a receber, cujo valor será abatido do limite de crédito do cliente. Por exemplo:
- Ao cadastrar a empresa Móveis barroco, seu limite de crédito é definido em R$8.000,00.
- A empresa já tem R$2.800,00 em títulos a pagar para nossa empresa.
- Portanto, o saldo do crédito da empresa será de R$8.000,00 menos R$2.800,00, ou seja R$5.200,00.
- Ao aprovar um novo pedido de venda no valor de R$5.000 para essa empresa, o crédito se aproxima do fim, restando R$200,00.
- Ao tentar emitir uma nova proposta no valor de R$1.230,00, o sistema informa que o limite de crédito será ultrapassado:
- O mesmo aviso é exibido ao aprovar pedidos de venda e ao emitir notas fiscais.
Controle da inadimplência (títulos vencidos)
Assim como o sistema notifica quando empresas ultrapassam o limite de crédito, também existe um controle de inadimplência: uma empresa pode ter crédito disponível, mas títulos vencidos, o que também exige uma análise antes da aprovação de novas vendas. Exemplo:
- A empresa Estilo Madeira tem um limite de crédito de R$25.000,00.
- Não há pedidos de venda em aberto, nem propostas emitidas para esse cliente, mas há títulos vencidos a pagar para nossa empresa, tornando o cliente inadimplente.
- Ao aprovar um pedido de venda, emitir uma proposta ou faturar uma nota fiscal para esse cliente, independente do valor vendido, o sistema alertará para a situação de inadimplência do cliente Estilo Madeira.
Pode-se definir um prazo para que os títulos em atraso tornem o cliente inadimplente. Para isso, vamos ao menu > Configurações. Na tela de configurações, expandimos as Configurações de contas a receber e alteramos o valor do campo Dias de tolerância para considerar o cliente inadimplente.
Análise do limite de crédito e inadimplência
A tela de Análise de crédito, que pode ser aberta pelo menu Vendas > Análise de crédito, mostra a situação de cada empresa relativamente ao limite de crédito e inadimplência.
Essa tela exibe informações a respeito do limite de crédito, títulos vencidos, crédito utilizado e crédito disponível para cada cliente.
Permissões do limite de crédito
As mensagens de aviso na aprovação de pedidos de venda, emissão de propostas e notas fiscais, podem ser também mensagens de bloqueio. Ou seja, podemos definir que determinados usuários não poderão efetivar a venda, se o cliente ultrapassar seu limite de crédito, ou tiver títulos em atraso. Esse controle é feito mediante permissões.
O MAXIPROD disponibiliza as seguintes permissões que tratam da aprovação, edição e controle do limite de crédito:
Se um usuário não tem, por exemplo, a permissão PV004, ele não conseguirá aprovar um pedido de venda que ultrapassa o limite de crédito do cliente, ou se o cliente está inadimplente.
Como um cliente volta a ter crédito?
O limite de saldo disponível de um cliente aumenta assim que ele paga seus títulos em atraso ou em aberto. Veja um exemplo:
- A empresa Condado móveis tem R$40.000,00 em limite de crédito.
- Mas há dois títulos em atraso.
- Quando um usuário tenta emitir uma proposta para esse cliente, o sistema irá notificar a situação, ou bloquear a emissão, dependendo das permissões desse usuário.
- Ao analisar o crédito dessa empresa, observa-se que o limite de crédito foi reduzido devido a esses títulos em aberto.
- Quando o cliente paga os títulos, seu limite de crédito retorna ao valor inicial.
Pedido de venda consome limite de crédito?
Para configurar o consumo do limite de crédito estabelecido para o cliente, acesse o menu ‘Roda dentada’ > Configurações > Configurações de vendas.
Na configuração “Consumo de limite de crédito por pedidos de venda” existem 3 opções:
- Ao emitir (ou seja, mesmo antes de aprovar): se selecionada, no momento em que o pedido de venda passar do estado de “Digitação” para “A aprovar” ou “Aprovado”, o limite de crédito será consumido. Ou seja, basta emitir o pedido para que o limite seja consumido.
- Apenas ao aprovar: se selecionada, apenas quando o pedido de venda passar para o estado “Aprovado”, o limite será consumido.
- Não consumir: se selecionada, o limite de crédito não será consumido em nenhuma ação de emissão/aprovação do pedido de venda, apenas no momento de emissão da NF.
Assista o vídeo completo sobre análise de crédito e inadimplência no Youtube: