Propostas e pedidos de venda

Propostas e pedidos de venda

As propostas e os pedidos de venda são documentos praticamente iguais, tanto na forma, como no conteúdo.

A proposta recebe todos os dados de um futuro pedido, incluindo impostos, frete e condições de pagamento. A seguir, pode ser enviada como anexo de e-mail.

Se a proposta é convertida em pedido, este pode ser inicializado com os dados da proposta.

O pedido de venda indica as quantidades, preços, datas de entrega e demais condições acertadas com o cliente. O material em estoque ou produção pode ser reservado, tornando-se indisponível para os demais pedidos.

Esta página inclui:

Veja também:

Uma proposta ou pedido de venda pode ter 3 tipos de itens:

  • produtos
  • serviços
  • manutenção: a diferença entre um item de venda de serviço e um item de venda de manutenção é que o item de venda de manutenção indica explicitamente um objeto de manutenção (um equipamento, veículo, etc.)

O pedido de venda mostra também o que já foi faturado, e a situação detalhada dos itens ainda não faturados, permitindo uma previsão da data de entrega.

Uma vez emitido o pedido de venda, são gerados os títulos a receber previstos, em função da previsão da data de entrega de cada item do pedido.

O faturamento é facilitado pelo pedido de venda:

  • a NF terá como destinatário o cliente, automaticamente recebendo a razão social, endereço e demais informações;
  • os itens a faturar são transferidos para a NF, com a respectiva descrição, valores e demais condições especificadas no pedido.

Cada pedido de venda tem uma numeração única por empresa, sendo o número do próximo pedido de venda definido na área de Vendas da tela de configuração da empresa.

O mesmo vale para a numeração das propostas emitidas pela empresa.

O vídeo abaixo mostra como cadastrar um pedido de venda.

Estados de um pedido de venda

  • Em digitação: PVs em edição, ainda não considerados para demais funcionalidades do sistema.
  • A aprovar: PVs neste estado são considerados para contabilização do fluxo de caixa e do limite de crédito.
  • Aprovado: PVs neste estado são considerados para contabilização do fluxo de caixa, do limite de crédito e do MRP.
  • Faturado:  indica que o PV já teve sua(s) nota(s) fiscal(is) concluída(s) e o(s) produto(s) entregue(s). Não são considerados em fluxo de caixa, limite de crédito e MRP.
  • Faturado com entrega futura:  indica que o PV já teve sua(s) nota(s) fiscal(is) de faturamento concluída(s), mas a(s) nota(s) fiscal(is) de remessa (entrega) do produto ainda não foram todas emitidas.

Criação de um pedido de venda, passo a passo

  1. Vá ao menu superior Vendas > Pedidos de venda.
  2.  Clique em referenciar-custo-de-frete-11.
  3.  Será aberto um novo pedido de venda. Preencha os campos indicados na imagem abaixo.

4. Após preencher os dados do pedido, clique em Passo-a-passo-11. O pedido de venda sairá do estado de digitação (não aprovado e editável) e  ficará no estado aprovado e “A faturar”.

Importação de pedidos de venda por arquivo Excel

O MAXIPROD permite a inclusão em massa de pedidos de venda através da importação de arquivo Excel. Para importar:

1. Vá para”Vendas” > “Pedidos de venda” > “Ações” > “Importar de arquivo Excel”.

2. Inicie executando o passo 1 da janela, baixando a planilha modelo de importação de pedidos de venda.

3. As colunas marcadas com * são de preenchimento obrigatório.

3.1. A coluna “Novo pedido” define se o item inserido gerará um novo pedido ou fará parte de um pedido já criado por outra linha da planilha. Para gerar um novo pedido, preencha a coluna com “S”, senão com “N”.

b) A coluna “Identificador” define os agrupamentos dos itens da planilha em um mesmo pedido de venda. Os itens com o mesmo identificador farão parte do mesmo pedido de venda.

Por exemplo, se dois itens devem estar no mesmo pedido de venda, um item deve possuir “S” na coluna “Novo pedido”, enquanto o outro “N”, mas ambos devem ter o mesmo identificador.

4. Selecione a planilha com os dados inseridos e importe, clicando o botão .

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