Como apagar um item ou pedido de venda referenciado por uma NF?

Como apagar um item ou pedido de venda referenciado por uma NF?

Resposta: para excluir um pedido ou item de pedido vinculado a uma nota fiscal, é necessário excluir esse vínculo antes.

Verifique primeiro se esse pedido de venda precisa mesmo ser excluído, ou se poderia, por exemplo, ser cancelado. Um pedido de venda cancelado se assemelha a um pedido excluído, pois não aparece entre os pedidos aprovados e faturados, apenas é mantido como cancelado.

Para cancelar o pedido:

  • Mantenha o pedido no estado aprovado.
  • Entre na edição  do pedido de venda.
  • Clique no menu Ações > Cancelar pedido.

Antes de excluir um item de pedido de venda, considere a opção de torná-lo “Faturado”. Itens no estado “Faturado” não são considerados ao faturar o pedido de venda. Para torná-lo “Faturado”:

  • Entre na edição  do pedido de venda.
  • Selecione o item, tornando a linha amarelada.
  • Clique no menu Ações > Concluir item do pedido.

Para excluir um item ou pedido:

  1. Determine as NFs relacionadas com o item ou pedido, entrando na edição  do pedido de venda.
  2. Na grade de itens do pedido de venda, a coluna “NF” mostra as notas vinculadas aos itens do pedido de venda.
  3. Clique na edição da nota fiscal, conforme mostrado no exemplo da nota fiscal 3049.
  4. Se a nota já estiver emitida, é necessário desfazer a emissão da nota.
  5. Com a nota em digitação, a coluna “Pedido de venda” da grade mostra os itens de pedido de venda vinculados.
  6. Clique para editar  o item da nota fiscal correspondente ao item do pedido de venda a excluir.
  7. Na tela de edição do item da NF, expanda a opção “Informar pedido de venda”.
  8. Deixe o campo “Pedido de venda” em branco, excluindo o vínculo.
  9. Clique em e repita esse processo com cada item da nota relacionado a itens de pedidos de venda a excluir.