Representantes, vendedores e comissões

Vendedores, representantes, comissões

No exemplo acima, a empresa assinante nomeou 2 empresas vendedoras, ou representantes, A e B, cada uma com os seus clientes. Os vendedores, representados por triângulos associados a cada empresa vendedora, podem acessar apenas os clientes dessa empresa vendedora. Por exemplo, o vendedor g não vê quaisquer informações (propostas, pedidos, descontos) relativas ao cliente 43.

Os vendedores associados diretamente à empresa assinante, por exemplo o vendedor m, tem acesso a todos os clientes da empresa assinante, independente dos representantes.

As empresas vendedoras podem ser representantes reais, com CNPJ próprio, ou fictícias, criadas para restringir o acesso de um vendedor interno a determinados clientes.

1) Como cadastrar um representante ou vendedor?

1.1) Clique em “Vendas” > “Representantes/vendedores”.

1.2) Na tela aberta, clique no botão .

1.3) É aberta a janela de criação de uma nova empresa representante, que poderá ser vinculada com as comissões geradas.

2) Como associar uma empresa representante/vendedora a um cliente?

2.1) Clique no menu superior Vendas > Clientes.

2.2) Duplo-clique o cliente a editar e associe empresas representantes/vendedoras por meio dos campos destacados na imagem abaixo. Até 3 empresas representantes/vendedoras podem ser associadas.

3) Como indicar que uma empresa é representante/vendedora da própria empresa?

Na tela de edição da empresa que se deseja indicar, marcar a opção “Representante/vendedor”

4) Como indicar que um cliente é atendido por determinado representante/vendedor?

Na tela de edição da empresa cliente, abrir a seção “Dados de venda” e selecionar uma das empresas representantes/vendadoras cadastradas:

5) Como indicar que um usuário é associado a uma empresa representante/vendedora?

Na tela de edição de usuários, marcar a opção “Usuário de empresa representante” e selecionar uma das empresas representantes/vendadoras cadastradas:

Observação: Pode-se cadastrar um percentual padrão de comissão para esta empresa representante/vendedora que inicializará as comissões nos itens das notas fiscais à qual esta empresa estará vinculada:

Como cadastrar comissões de venda?

O ERP MAXIPROD permite cadastrar comissões de venda em itens de notas fiscais emitidas para até 3 representantes, sendo que cada um pode ter sua particularidade quanto ao modo de cálculo da comissão.

Para cadastrar comissões de vendas, é necessário associar representantes/vendedores com a empresa destinatária da nota fiscal ou com a nota fiscal, caso o cliente não tenha representantes vinculados.

Pode-se cadastrar um percentual padrão de comissão para uma empresa representante/vendedora, que inicializará as comissões nos itens das notas fiscais à qual esta empresa estará vinculada.

Inclusão de frete, seguro e outras despesas nas comissões de venda

No menu ‘Roda dentada’ > Configurações > “Configurações de vendas” há uma opção “Somar valor de frete, seguro e outras despesas no cálculo das comissões de venda”. Este campo é marcado, por default.

Como associar uma empresa representante/vendedora a uma nota fiscal?

Se o representante/vendedor já está associado ao cliente da NF, isto é automático.

Senão, o vínculo pode ser estabelecido diretamente na nota fiscal, por meio dos campos em destaque na próxima imagem:

Todos os itens inseridos nesta nota fiscal terão os campos destacados na próxima imagem carregados com os dados cadastrados na empresa representante/vendedora, podendo também ser editados item a item na nota fiscal:

Como gerar um relatório com as comissões de venda?

Há diversas opções de relatórios.

  1. Acesse a tela de Notas fiscais > menu Imprimir/exportar > “Comissões por representante/vendedor”:

    1.1. Na tela aberta, complete os filtros de um representante ou de todos, filtrar as notas por data de emissão e por situação da nota, além de agrupar os registros em períodos de tempo e mostrar dados detalhados (analíticos) ou mais resumidos (sintéticos).
  2. Tela de Notas fiscais > menu Imprimir/exportar > Gerar relatórios padrão da nota fiscal > “Comissões por representante (apenas EXCEL)”:

  3. Acesse a tela de Pedidos de venda > menu Imprimir/exportar > Gerar relatórios padrão do pedido de venda > “Comissões por representante (apenas EXCEL)”:

Como ver apenas as comissões de títulos já recebidos?

Para ver valores de comissão apenas de títulos já recebidos, use a opção no menu Vendas > Comissões por recebimento.

Há filtros por data de recebimento, representante e cliente.

Como contabilizar comissões vinculando-as a um pedido?

Após gerar o relatório de comissões, é necessário contabilizar essa despesa nas contas a pagar.

  1. Acesse o menu Financeiro > Contas a pagar;
  2. Crie uma nova despesa com ou sem lançamento, conforme desejado;

  3. Preencha os campos da nova despesa sendo criada, informando uma conta contábil que aceite vinculação com pedidos de venda.Observação: Verifique essa configuração, através do menu Contabilidade > Cadastros > Contas contábeis > abra a edição da conta desejada e verifique que campo “Pedido de venda” está como “Opcional”:
  4. Para vincular a despesa a um pedido de venda, informe o número e o item do pedido na seção “Centro de custos/pedido”:

  5. Pode-se ver os gastos variáveis de um pedido de venda através do DRE filtrado pelo pedido. Acesse o menu Contabilidade > DRE, e  filtre pelo pedido de venda:

  6. O valor da comissão será considerado no DRE conforme o código de aglutinação informado na conta contábil utilizada. No exemplo, este valor foi contabilizado nas “Despesas comerciais”:

    Para saber mais sobre como configurar uma DRE no MAXIPROD, clique aqui.