No ERP MAXIPROD, se um insumo de uma ordem de produção está sendo exibido como indisponível, ou seja, o campo está vermelho, mas, confirmando o estoque, vemos que temos registros deste item, a explicação poderá ser uma das seguintes:
- O estoque possui reserva diferente da reserva da ordem de produção
- O estoque está com qualidade “NI” e, portanto, indisponível
- Não foi informado um “Lote do fabricante”/”Número de série”
- O “Tipo” do estoque está diferente de “Normal”
- O estoque é de terceiros e a ligação pai-filho não possui a configuração “Fornecido pelo cliente (terceirização)” marcada
- A ligação pai-filho possui a configuração “Fornecido pelo cliente (terceirização)” marcada, mas o estoque não é de terceiros
- O item está configurado para ter baixa “Por explosão”, mas a conta contábil do estoque não possui a opção “Permite baixa por explosão” marcada
O estoque possui reserva diferente da reserva da ordem de produção
Se, ao verificar uma ordem de produção, perceber que a baixa do insumo aparece como indisponível, talvez o motivo seja que as reservas da ordem de produção e do estoque são para pedidos diferentes:
Para verificar, siga os passos abaixo:
- Verifique a reserva exibida na seção “Reservas e vínculos” da ordem de produção, através do menu “Produção” > “Ordens de produção”:
- Depois, acesse o menu “Estoque” > “Estoque” e filtre a tela pelo código do insumo:
- Com o registro selecionado, vá em “Consultar” > “Reservas”:
Observação: Também é possível verificar acessando a tela de reservas diretamente através do menu “Estoque” > “Reservas” e filtrando pelo código do item. - Na janela aberta ou diretamente na tela de reservas, compare a informação da coluna “Para” com a reserva verificada, na ordem de produção, no ponto 1 – se forem para itens de pedidos de venda diferentes, este estoque não ficará disponível para baixa na ordem de produção.
O estoque está com qualidade “NI” e, portanto, indisponível
Ao verificar uma ordem de produção, se baixa do insumo aparece como indisponível, talvez o motivo seja que o estoque está com qualidade “NI” e, portanto, indisponível:
Para verificar, siga os passos abaixo:
- Acesse o menu “Estoque” > “Estoque” e filtre a tela pelo código do insumo:
- Verifique o preenchimento da coluna “Qualidade”, pois, estando como “NI”, significa que este estoque não poderá ser utilizado até ser inspecionado:
- Para inspecioná-lo, basta selecionar o registro, acessar “Ações” > “Inspecionar selecionado(s)” e informar uma “Qualidade” que o disponibilizará para baixa na ordem de produção:
Não foi informado um “Lote do fabricante”/”Número de série”
Ao verificar uma ordem de produção, se baixa do insumo aparece como indisponível, talvez o motivo seja que o item está com estocagem por “Lote do fabricante” ou “Número de série” e, além disso, não foi informado um lote/número de série para o estoque:
Para verificar, siga os passos abaixo:
- Acesse o menu “Estoque” > “Estoque” e filtre a tela pelo código do insumo:
- Verifique a coluna “Lote do fabricante/número de série” e, caso estiver com um ícone de uma bola vermelha, significa que não foi informado o lote ou número de série:
- Para informar um lote/número de série, acesse “Ações” > “Informar número de série/lote do fabricante”:
- Caso o item está configurado com este tipo de estocagem erroneamente, basta selecioná-lo, acessar o menu “Consultar” > “Item” > “Estocagem, inspeção, baixa e planejamento” e alterar o preenchimento do campo “Estocagem por”:
O “Tipo” do estoque está diferente de “Normal”
Ao verificar uma ordem de produção, se baixa do insumo aparece como indisponível, talvez o motivo seja que o estoque é do tipo “Consumido”, ou seja, diferente de “Normal”, que é o único tipo de estoque que podemos baixar numa ordem de produção:
Para verificar, siga os passos abaixo:
- Acesse o menu “Estoque” > “Estoque” e filtre a tela pelo código do insumo:
- Verifique a coluna “Tipo” – se estiver diferente de “Normal”, este estoque não estará disponível para baixa em ordens de produção, pois foi “Consumido” por outra ordem de produção, está em “Produção” ou é um “Objeto de manutenção”.
O estoque é de terceiros e a ligação pai-filho não possui a configuração “Fornecido pelo cliente (terceirização)” marcada
Ao verificar uma ordem de produção, se baixa do insumo aparece como indisponível, talvez o motivo seja que o estoque é de terceiros e a ligação entre o item-pai e o item-filho, na ordem de produção, não tem a configuração “Fornecido pelo cliente (terceirização)” marcada:
Para verificar, siga os passos abaixo:
- Acesse o menu “Estoque” > “Estoque” e filtre a tela pelo código do insumo, verificando a coluna “Estoque”:
- No exemplo, percebemos que este estoque é do terceiro “Bobbie”. Caso não deverá ser um estoque de terceiro, será necessário desfazer o recebimento da NFR de entrada do produto ou realizar uma movimentação manual desse estoque para um estoque próprio, através do menu “Ações” > “Nova movimentação manual”:
- Porém, caso o item realmente for de terceiros e, portanto, a ligação pai-filho está incorretamente cadastrada, basta acessar a tela “Itens” > “Itens”, consultar pelo item pai (item sendo fabricado na ordem de produção verificada no ponto 1):
- Após selecionar este item-pai, acesse o menu “Consultar” > “Estrutura de produto” e edite a ligação, desmarcando a configuração “Fornecido pelo cliente (terceirização)”:
A ligação pai-filho possui a configuração “Fornecido pelo cliente (terceirização)” marcada, mas o estoque não é de terceiros
Ao verificar uma ordem de produção, se baixa do insumo aparece como indisponível, talvez o motivo seja que o estoque é próprio e a ligação entre o item-pai e o item-filho, na ordem de produção, possui a configuração “Fornecido pelo cliente (terceirização)” marcada:
Para verificar, siga os passos abaixo:
- Acesse o menu “Estoque” > “Estoque” e filtre a tela pelo código do insumo, verificando a coluna “Estoque”:
- No exemplo, percebemos que este estoque é próprio, apesar da configuração “Fornecido pelo cliente (terceirização)” estar marcada na ligação pai-filho:
- Se a configuração, na ligação, estiver correta, a fim de liberar a baixa desse estoque na ordem de produção, será necessário desfazer o recebimento da NFR de entrada do produto, realizando o ajuste na nota, ou realizar uma movimentação manual desse estoque para um estoque de terceiros, através do menu “Ações” > “Nova movimentação manual”, informando o “Dono” desse estoque:
O item está configurado para ter baixa “Por explosão”, mas a conta contábil do estoque não possui a opção “Permite baixa por explosão” marcada
Se determinado insumo de ordem de produção foi cadastrado para ter baixa “Por explosão”, mas, na ordem de produção, a coluna “Baixa por explosão” exibe um ícone de bolinha vermelha e, ao concluir a ordem de produção aparece um aviso como:
“Quantidade insuficiente para baixa por explosão do insumo FILHO32495. Quantidade necessária: 1. Quantidade disponível para baixa por explosão: 0.”
O motivo por isso é que o estoque deste insumo pertence a uma conta contábil que não possui a configuração “Permite baixa por explosão” marcada.
Para ajusta, siga os passos abaixo:
- Acesse o menu “Contabilidade” > “Cadastros” > “Contas contábeis”:
- Procure a conta contábil na qual o estoque está inserido e abra sua edição através do lápis de edição ou duplo clicando sobre o registro. Basta marcar a opção “Permite baixa por explosão” e salvar a conta para liberar a conclusão da ordem de produção e baixa por explosão do insumo: