ERP

ERP (Enterprise Resource Planning, ou, em português, Planejamento dos Recursos da Empresa) é um software com diferentes módulos que auxilia na administração de sua empresa. Ele integra diferentes áreas, como compras, estoque, vendas, produção, finanças e contabilidade, entre outras. Sua principal função é fazer com que todas essas áreas conversem entre si, possibilitando decisões e ações mais assertivas, corretas e econômicas.

Como funciona o sistema de gestão empresarial

Um bom sistema de gestão acompanha o fluxo de trabalho da sua empresa por completo, do início ao fim. O processo inicia no cadastro de clientes e produtos, que possui campos que atendem todas as necessidades. A partir da proposta emitida e do pedido de venda confirmado no módulo de vendas do ERP, toda cadeia de atividades do PCP é acionada com as compras e produções necessárias para atendimento da venda. Uma vez alimentado o estoque, a equipe fiscal emite as notas, movimentando o módulo financeiro, atualizando o estoque e realizando as escriturações necessárias para as posteriores apurações realizadas pela equipe contábil e fiscal.

Benefícios do ERP para o seu negócio

O ERP MAXIPROD é um sistema de gestão completo, com funcionalidades integradas que atendem tanto indústrias quanto empresas distribuidoras e atacadistas. Conheça a seguir as vantagens de contar com um ERP na sua empresa:

Centraliza as informações em um só lugar

Armazena as informações de forma centralizada, e permite encontrá-las e atualizá-las facilmente. Armazenando todos os dados em um só lugar, eles podem ser buscados para todas as finalidades: pedidos, notas fiscais, e-mails, análises de crédito, transporte etc.

Automatiza os processos internos

Mantém o cumprimento das rotinas e regras da empresa e da legislação, automatizando diversos processos e cálculos, assegurando, portanto, que estes sejam feitos de forma rápida e correta.

Elimina possíveis erros

O ERP é um sistema integrado, que ajuda a melhorar a qualidade das decisões, eliminando erros e esforços desnecessários. Por ser integrado, a emissão de uma nota fiscal de venda pode tanto calcular impostos, gerar nota e demais documentos fiscais como abater do estoque a mercadoria vendida, gerar contas a receber ou criar os lançamentos contábeis.

Aprimora o controle da produção

Não fique mais sem informações do setor de produção da sua organização. Acompanhe o estado das ordens de produção, as operações que estão ocorrendo no momento e os insumos já consumidos, além de terminar com a falta de estoque e atrasos de entrega ao cliente por ausência de informações quanto ao que deve ser produzido e comprado.

Aumenta a produtividade

Com análises e um acompanhamento minucioso de cada área, é possível ter um controle de todos os processos. Isso, consequentemente, ajuda a melhorar a tomada de decisão e elevar a produtividade da equipe.

Reduz custos operacionais

Reduz o retrabalho da sua equipe, diminui a chance de gerar inconformidades fiscais e melhora a gestão de seus processos. Tudo isso permite reduzir custos operacionais da sua empresa.

Como selecionar o melhor ERP para a sua empresa

Não basta que o seu novo sistema de gestão atenda aos requisitos atuais da empresa. É importante que ele suporte todas as perspectivas de crescimento do seu negócio. Contudo, a escolha de um ERP não deve ser uma decisão tomada de uma hora para a outra. Afinal, a troca de um software exige esforço, tempo e dinheiro. Portanto, o processo de seleção do ERP deve ser feito com cautela e sabedoria, a fim de evitar surpresas durante o processo.

Mas como encontrar o melhor ERP que atende as necessidades da sua empresa? Para ajudar seu negócio nessa escolha, separamos abaixo alguns critérios importantes de seleção.

1) Verifique a credibilidade do fornecedor

Verifique se o ERP atende o ramo do seu negócio ou similares. A partir disso, solicite referências a respeito da qualidade do produto e do suporte.

2) Avalie se o ERP atende aspectos industriais, além de comerciais e administrativos

Ao lidarmos com indústria, é preciso usar a estrutura de produto (ficha técnica/receita) e ordens de produção. No entanto, alguns ERPs atendem apenas os aspectos comerciais e administrativos. Portanto, fique atento a essa informação.

3) Veja se o ERP é online

Um ERP online dispensa a aquisição ou contratação de:

  • servidor, com rede local
  • sistema de gestão de banco de dados
  • equipe de suporte de TI, responsável pela segurança e manutenção
  • administrador do banco de dados (DBA)

Outra vantagem do ERP online é a atualização automática das versões. Para atender a legislação, novos recursos e correções, os ERPs online estão em constante evolução, com frequentes atualizações de versão.

Além disso, são bastante seguros. A segurança evita a perda de dados, através de duplicação de bancos e/ou backups e impede acessos indevidos. Na arquitetura tradicional, as medidas necessárias são de responsabilidade da própria empresa, o que pode ser complexo e caro. Já na arquitetura online, a responsabilidade é do provedor do ERP.

4) Cheque a integração com outros sistemas

Um ERP deve conectar a empresa com fornecedores, clientes, bancos, governo, etc. Dessa forma, é possível emitir notas fiscais, declarações para a Receita, propostas para clientes, boletos bancários, documentos de importação/exportação, e outros.

5) Decida: customização ou configuração?

Customização: é o desenvolvimento por encomenda. Em um primeiro momento parece ser uma boa opção, mas pode ter um custo elevado. Além disso, com a customização do ERP, ele passa a ser diferente do utilizado pelos demais usuários, tornando a manutenção mais cara e complexa.

Configuração: os ERPs online costumam incluir um amplo conjunto de recursos, que o usuário usa de acordo com sua necessidade naquele momento. É claro que um sistema não pode atender todas as situações imagináveis. Quando surge uma necessidade nova, ela é analisada e sua viabilidade econômica é constatada. Um ponto importante é a capacidade de configuração de relatórios e etiquetas pelos próprios usuários.

6) Pense a médio prazo

Assegure-se de que o ERP tenha recursos para acompanhar o crescimento do seu negócio. Lembre-se de que a troca de um ERP requer tempo e esforço, além de atrapalhar as operações normais. Confira alguns exemplos:

  • Hoje, a sua empresa pode ser Simples Nacional, mas no futuro poderá passar a ser Lucro Presumido ou Real.
  • Sua empresa atualmente comercializa, mas amanhã pode também produzir.
  • Agora, sua empresa produz integralmente os produtos. Contudo, futuramente, poderá desenvolver para terceiros ou terceirizar parte de sua produção.
  • Sua empresa, hoje, conta com cinco funcionários, mas dentro de alguns anos talvez sejam 30 ou mais.

7) Lembre-se do custo

Um ERP simples demais pode limitar o desenvolvimento da empresa, mas um sofisticado demais também pode ser perigoso. Portanto, veja se os custos são compatíveis com a situação financeira do seu negócio. De preferência, procure um ERP com contratação flexível, e custos que acompanham o momento econômico, tanto nos períodos de crescimento, como em eventuais crises.

Conheça, na prática, as vantagens do ERP MAXIPROD

15 dias de teste sem investimento inicial
Suporte disponível durante todo o período.
Após a assinatura, os dados usados nos testes seguirão disponíveis.
Não exigimos dados bancários para liberar o teste gratuito.

O diferencial do ERP MAXIPROD para o seu negócio

O ERP MAXIPROD é uma solução completa, que integra áreas da engenharia à contabilidade, passando por vendas, compras, produção, estoque, fluxo de caixa, contas a pagar e a receber, e muito mais. Atuamos há mais de 35 anos no mercado e temos vasta experiência com clientes industriais.

Ao implementar nosso sistema de gestão, sua empresa conta com inúmeros benefícios, que vão desde um sistema seguro e completo até implantação gratuita e longo período de teste (15 dias) com suporte ilimitado.

Principais recursos do ERP MAXIPROD

Funcionalidades gerais

Vendas e Notas fiscais

CRM com agenda, propostas e pedidos de venda, tabelas de preços, limite de crédito, moeda estrangeira, integração com e-commerce, NF-e com certificado A1/A3, NFS-e, NFs de exportação, XML/DANFE.

Compras

Pedidos de compra, notas fiscais recebidas, cotações, compras com entrega futura, solicitações de compra, notas fiscais de importação, importação do XML de CT-e, inclusão do valor do frete.

Estoque

Rastreabilidade, estoque por número de série ou lote, reservas de material, inventário, formas de estocagem, endereços de estoque, fechamento de estoque, ficha de estoque e ficha futura.

Financeiro

Contas a receber, contas a pagar, fluxo de caixa, boletos bancários, integração com bancos, adiantamentos, extrato, conciliação bancária.

Fiscal

SPED Fiscal com Bloco K, SPED Contribuições, EFD-Reinf, ECF, Operações fiscais, Apuração de ICMS e IPI, Apuração de PIS e COFINS, NCM.

Contabilidade

Plano de contas, lançamentos contábeis, centros de custos, DRE, fechamento contábil, SPED Contribuições, SPED Contábil.

Funcionalidades industriais

Engenharia

Estrutura de produto, roteiro de produção, grupos de itens, custo industrial, configurador de produtos, integração com SolidWorks/Inventor.

Produção

MRP, ordens de produção, terceirização, diagramas de Gantt, apontamento de produção e mão de obra, custeio industrial.

Qualidade

Boletins de inspeção, não-conformidades e processos de qualidade, níveis de estoque de qualidade.

Desenvolvemos um passo-a-passo para você iniciar o uso do ERP MAXIPROD. Confira!

Fluxograma do ERP MAXIPROD

Veja como o MAXIPROD ajuda sua empresa da entrada do seu potencial cliente até a entrega do produto final.

fluxograma erp industrial maxiprod

Segmentos em que atuamos

ERP para Indústria metalmecânica

ERP para Indústria de bens de capital

ERP para Indústria eletrônica

ERP para Indústria de plásticos, papéis e embalagens

ERP para Indústria cosmética, química e farmacêutica

ERP para Indústria de alimentos e bebidas

ERP para Atacadistas e Distribuidoras

ERP para Empresas de Manutenção e Serviços

Perguntas frequentes de quem segue a Maxiprod

Vocês fazem atendimento presencial?

O sistema é personalizável?

Como saber se o sistema atende minhas necessidades?

Há taxas para contratação ou implantação?

Há multa por cancelamento de contrato?

Há período mínimo de fidelidade?

Vocês realizam treinamentos?

Sou contador. Há programa de indicação de clientes?

Em quanto tempo o sistema estará funcionando na minha empresa?

Quais são os requisitos mínimos de computador para utilizar o sistema?

Precisa de algum recurso específico do ERP MAXIPROD?

Fale com nossa equipe e analisaremos a sua necessidade.