Indústria de bens de capital
Indústria de Bens de Capital
O principal fator de eficiência da indústria de bens de capital é a qualidade do projeto e da orçamentação. Falhas nestas etapas se propagam para outros setores – como suprimentos, produção e faturamento – gerando retrabalho, custo e atrasos.
Tanto a gestão física (reservas, atrasos) como a financeira (fluxo de caixa) são focados em cada pedido. Atrasos no recebimento de uma compra ou na execução de uma ordem de produção devem ser previstos a tempo, permitindo tomar as medidas necessárias para evitar atrasos na entrega.
Com o sistema de gestão MAXIPROD, sua indústria planeja a produção com a funcionalidade MRP e promove o cálculo preciso dos custos com o configurador de produtos. Confira outras soluções abaixo.
Soluções MAXIPROD que atendem a Indústria de Bens de Capital
Pesquisa paramétrica de itens
A partir do uso de parâmetros de itens, os quais permitem caracterizar itens, facilite a definição dos insumos e produtos, através de grades de produtos. Este recurso evita também que o mesmo item seja cadastrado mais de uma vez, com diferentes códigos.
Integração com Solidworks e Inventor
Faça a integração do ERP MAXIPROD com aplicativos de CAD, como SolidWorks ou Inventor, poupando tempo e evitando erros de redigitação.
Configurador de produtos
O configurador de produtos é uma ferramenta de engenharia. Uma vez definidos os grupos de itens e as relações entre seus parâmetros, a cada novo pedido o configurador facilita a montagem das estruturas de produto e roteiros de produção de todos os seus itens.
Reservas
Assegure o atendimento preciso das necessidades de estoque com a utilização de reservas de estoque para pedidos de venda. Reservas para pedidos asseguram o atendimento das datas de entrega, especialmente quando diferentes pedidos disputam os mesmos insumos.
Custo industrial previsto
Uma vez definidas as estruturas de produto e os roteiros de produção dos itens envolvidos – muitas vezes com o apoio do configurador de produtos – o orçamento industrial do produto é calculado automaticamente em função do custo dos insumos e da mão de obra, operação por operação.
Terceirização
Uma empresa pode produzir para outras, com insumos parcialmente comprados por ela própria, e outros enviados pelo cliente, portanto pode ter estoque em poder de outras, e estoque de outras em seu poder. É registrado o consumo de itens de terceiros, simplificando a montagem das notas de devolução.
Gestão de projetos
Veja o estado atual, os insumos e a mão de obra que faltam para concluir o pedido, e as consequências de eventuais atrasos nos suprimentos ou na produção, facilitando a tomada de decisões para mitigar seus efeitos. Um diagrama de Gantt permite acompanhar o estado das compras e da produção.
Confira outras funcionalidades
Veja como cadastrar sua indústria de bens de capital no ERP MAXIPROD.
Depoimentos dos clientes
“O ERP MAXIPROD é uma ótima ferramenta de gerenciamento que alia custo/benefício para nossa empresa. Precisa melhorar em alguns aspectos, mas o pessoal de suporte sempre está aberto para acolher…
Continuar lendo...

Gustavo Luis Soletti, RM Indústria de Máquinas Frigoríficas
Conteúdos sobre a Indústria de Bens de Capital
Estoque parado na indústria: suas causas, como evitar?
Assim como tempo é dinheiro, mercadoria também é. E você não quer o seu estoque parado! Toda mercadoria parada gera…
Rastreabilidade na indústria: O que é e qual a importância?
A rastreabilidade desempenha um papel fundamental na garantia da qualidade, segurança e conformidade dos produtos, especialmente nas áreas associadas à…
Multi-CNPJ: Como gerenciar múltiplas empresas em um único sistema ERP?
Gerenciar um grupo de empresas é uma tarefa bastante complexa para gestores dos mais variados segmentos. A alternância entre diferentes…