ISO 9001: o que é e como certificar a minha indústria?

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ISO 9001: o que é e como certificar a minha indústria?

Adotar uma sistemática que permita entregar mais qualidade ao cliente é um grande desafio na gestão empresarial, mas esse caminho pode ser facilitado ao adotar medidas que já foram pensadas anteriormente, seguindo padrões internacionais.

A Organização Internacional de Normalização ou ISO (International Organization for Standardization) é a responsável por definir normas de gestão e conduta, além de certificar empresas que as aplicaram, elevando sua credibilidade e a qualidade dos seus produtos e serviços.

O que é a ISO 9001?

Dentre as mais de 1.500 normas definidas pela ISO, a 9001 faz parte de uma família de 5 outras normas sobre sistemas de gestão da qualidade (SGQ) que se complementam em suas propostas. No Brasil, ela é regida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e ficou registrada como ABNT NBR ISO 9001.

Esta norma tem por objetivo assegurar o consumidor/comprador de que uma organização poderá oferecer bens e serviços de forma consistente e constante, pois atua com um SGQ que considera os processos internos, o treinamento dos colaboradores e os princípios de gestão da qualidade descritos na ISO 9000, que são:

  1. foco no cliente;
  2. liderança;
  3. engajamento das pessoas;
  4. abordagem do processo;
  5. melhoria;
  6. tomada de decisão baseada em evidências;
  7. gestão de relacionamento;

Qual o impacto da ISO 9001 no dia a dia?

Muitos se perguntam se o esforço para implementar a ISO em uma indústria vale a pena. Para responder a esta questão, citamos alguns benefícios que essa certificação agrega a uma organização:

Otimização de processos

Para implantar um SGQ é necessário identificar os gargalos e fases ineficientes dos processos da empresa e promover a tomada de decisões baseadas em dados reais, otimizando os processos como um todo.

Redução de custos

Com processos otimizados, os custos desnecessários são localizados e mitigados, trazendo mais economia e rentabilidade ao negócio.

Satisfação dos clientes

Além da utilização comercial da certificação em materiais de marketing, a ISO 9001 traz mais satisfação ao cliente, consciente de que está adquirindo um produto ou serviço de uma empresa com atestado de qualidade em seus processos.

Eficiência na resolução de problemas

O processo de certificação e a organização dos processos possibilitam que a empresa defina formas rápidas e eficientes de resolver eventuais problemas dos seus produtos, serviços ou processos.

Maior atuação das lideranças

Como um dos princípios da gestão da qualidade, a atuação mais ativa dos líderes da empresa no dia a dia é de grande importância para melhorar os processos internos e, consequentemente, obter a certificação.

Evolução contínua

A norma sugere a realização de auditorias recorrentes, incentivando a empresa a manter padrões de qualidade, permanecer competitiva e buscar constantemente o aprimoramento dos processos de gestão para alcançar o sucesso a longo prazo.

Prevenção e antecipação de riscos

Um dos pontos mais importantes na gestão da qualidade é a possibilidade de prever riscos que possam afetar o desempenho da empresa, e ter processos definidos para caso eles venham, de fato, a ocorrer.

Abertura de oportunidades no exterior

Com uma certificação internacional como a ISO 9001, as empresas tem mais credibilidade perante possíveis clientes e parceiros no exterior.

SGQ – Sistema de Gestão da Qualidade

Muitas vezes citado nesse artigo, o SGQ não é um software que faz a gestão da qualidade, mas um método de organização dos processos de uma empresa, que garante a qualidade de seus produtos e serviços. Portanto, qualquer empresa, independentemente de seu segmento ou porte, pode adotar esse sistema, sem a obrigatoriedade de estar vinculado a uma certificação, embora a obtenção da ISO 9001 seja um bônus relevante.

Esse método guia as organizações com base nos princípios citados anteriormente, sem engessar os processos ou ditar regras específicas, pois cada empresa terá muitas particularidades e nuances a considerar. Na prática, o SGQ define diretrizes que, se bem entendidas e aplicadas, servem como ponto de partida para melhorar o controle e a padronização dos processos.

Apesar de não se resumir a isso, a escolha de um bom software de gestão da qualidade é essencial para melhorar os resultados de uma empresa. Um software como o ERP MAXIPROD pode ajudar empresas, principalmente do ramo industrial, a melhorar a rastreabilidade do estoque, documentar as não-conformidades e os processos de qualidade definidos pela empresa, através dos boletins de inspeção e o acompanhamento dos níveis de qualidade de estoque.

Conheça os benefícios que o ERP MAXIPROD pode agregar à gestão da qualidade na sua indústria.

Como obter a certificação ISO 9001? Quais os pré-requisitos?

Empresas de qualquer segmento ou porte podem aderir à certificação ISO 9001. É necessário ter um CNPJ ativo, cumprir as leis e seguir alguns passos simples:

  • Entender e seguir as instruções da ISO.
  • Comunicar e capacitar os funcionários sobre o processo que a empresa está realizando para que se sintam incluídos e engajados nas mudanças.
  • Definir os responsáveis e colaboradores-chave desse processo.
  • Realizar uma auditoria interna para garantir que o SGQ esteja funcionando conforme os requisitos da norma.
  • Selecionar um órgão certificador para realizar a auditoria externa que verifica se a empresa cumpre os requisitos da norma. Em caso positivo, a certificação é liberada. A lista de certificadores está disponível no site do INMETRO.
  • Fazer auditorias recorrentes. A validade inicial da ISO 9001 é de 3 anos.

Além disso, uma prática recomendada é a contratação de uma consultoria especializada na norma ISO 9001, para ajudar na implementação do SGQ, guiando a jornada até a certificação. Desta forma, o investimento é um pouco maior, mas o retorno é mais garantido.

Como um sistema ERP pode ajudar na implementação e manutenção da ISO 9001?

Como vimos anteriormente, um sistema de gestão como o ERP MAXIPROD pode ajudar na organização e modernização dos processos da sua empresa.

Conte com as funcionalidades de controle de qualidade da nossa solução para auxiliar a implementar um SGQ e obter a certificação ISO 9001.

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