O que é terceirização?
Segundo o dicionário Oxford, a terceirização é:
“Uma forma de organização estrutural que permite a uma empresa transferir a outra suas atividades-meio, proporcionando maior disponibilidade de recursos para sua atividade-fim, reduzindo a estrutura operacional, diminuindo os custos, economizando recursos e desburocratizando a administração.”
Na prática, ela ocorre quando algumas operações, uma parte de um produto ou um produto completo são produzidos por uma empresa (o fornecedor), sobre material de propriedade de outra (o cliente).
Como exemplo, seja uma empresa que comercializa máquinas. Na produção dessas máquinas estão envolvidas:
- A empresa que compra o material, o serviço e comercializa a máquina concluída (cliente da terceirização).
- A empresa que fornece os insumos para a produção (fornecedor comum).
- A empresa que recebe o material e realiza uma, alguma ou todas as etapas da produção (fornecedor de terceirização).
Quando há um bom relacionamento entre as empresas, é comum que a empresa b envie os materiais de propriedade da empresa a diretamente para a empresa c, triangulando o recebimento de insumos, para agilizar o processo. Em outros casos, o papel das empresas b e c é realizado por um única organização que fornece produtos e mão de obra.
Vantagens de terceirizar a produção
Redução de custos
Mais foco no cliente e na própria marca
Agilidade na produção
Escalabilidade
Com bons fornecedores, pode ser mais fácil escalar a produção, alcançando novos mercados e locais que seriam mais difíceis de atender com produção própria.
Por outro lado, a empresa fornecedora de terceirização se beneficia com:
Aumento na competitividade
Maior margem de lucro
Redução de custos
E as desvantagens?
Apesar de ser uma prática interessante, a terceirização da produção também oferece riscos, tais como a potencial redução no controle da qualidade. Ao transferir a responsabilidade da produção, pode perder a proximidade necessária ao acompanhamento e o controle dos processos
Isto reforça a necessidade de escolher com cautela os fornecedores de terceirização, construindo um bom relacionamento e abrindo margem para negociação.
Qual a diferença entre terceirização e “private label”?
Partindo do mesmo princípio de contratação da mão de obra de outra empresa, o modelo de private label e a terceirização se assemelham em muitos aspectos, mas tem algumas diferenças.
Conforme visto acima, a terceirização “comum” consiste em contratar uma empresa para fabricar um produto desenvolvido internamente, na maioria das vezes com o principal objetivo de reduzir custos.
Já no caso do modelo de negócios “private label” (do inglês, marca privada, ou própria), o foco é colocar apenas a marca da empresa cliente de terceirização em um produto integralmente desenvolvido e produzido pelo fornecedor. Essa é uma estratégia comum na indústria alimentícia e de cosméticos. Um bom exemplo é o lançamento de um perfume por uma marca de relógios. Muito provavelmente não foi montada uma nova fábrica de perfumes, mas uma empresa consolidada na área de perfumes fabricou o item e nele colocou a etiqueta com a marca do fabricante de relógios.
Qual o perfil das empresas que terceirizam?
A terceirização, seja ela total ou parcial, ocorre em vários segmentos de empresas. Um segmento que aposta nesta prática são as indústrias de bebidas que terceirizam toda sua produção, para focar seus recursos no desenvolvimento de novos produtos e melhorias, e no seu marketing.
Outro segmento é a indústria metal-mecânica. Em muitos casos o processo de corte e dobra de chapas metálicas é terceirizado para empresas especializadas nessa atividade.
Dicas para quem pensa em terceirizar a produção
Escolha seus fornecedores com cautela
Trabalhe com previsões
Monitore a qualidade dos produtos
Invista em tecnologia
Como o ERP MAXIPROD ajuda no controle da terceirização?
O ERP MAXIPROD atende tanto o fornecedor como o cliente de terceirização da produção. Entre as principais necessidades dessas empresas que são atendidas pelo sistema, podemos citar:
- A terceirização é definida pela estrutura de produto, sendo considerada pelo MRP, que gera as necessidades de material a enviar pelo cliente para o fornecedor de terceirização;
- Gestão de estoque da nossa empresa em poder de terceiros, e do estoque de terceiros em nosso poder;
- Registro da baixa de materiais próprios e de terceiros para as ordens de produção;
- Criação automática e emissão (ou recebimento) da nota de devolução fiscal dos materiais de terceiros incorporados ao produto;
- Criação ou recebimento da nota fiscal de mão de obra e materiais incorporados pelo terceiro;
- Consideração pela SPED Fiscal, incluindo o Bloco K;
- Consideração da terceirização pelo custeio industrial;
- Personalização de relatórios, permitindo analisar resultados históricos e realizar previsões.