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Principais atividades realizadas com/por um ERP

Começar a usar um novo sistema de gestão pode ser complexo e também trabalhoso. Vide abaixo algumas das principais atividades realizadas com um ERP:

    1. Cadastrar a própria empresa: após acessar o sistema, cadastre sua empresa, preenchendo os campos obrigatórios da tela “Editar minha empresa”.
    2. Cadastrar itens (ou produtos): os itens correspondem aos produtos acabados, matérias-primas e serviços, e há duas formas de cadastrá-los: por digitação e por importação de planilhas.
    3. Cadastrar clientes: veja como cadastrar clientes no ERP MAXIPROD.
    4. Emitir propostas de venda: a proposta já contém a maior parte dos dados do pedido de venda e da nota fiscal, incluindo a parametrização fiscal e financeira.
    5. Emitir pedidos de venda: há quatro formas de gerar um pedido de venda: a partir da proposta, por importação de planilha Excel, por e-commerce ou por digitação.
    6. Emitir notas fiscais: a emissão de notas fiscais (NF-e, NFS-e e NFC-e) movimenta o estoque, gera as contas a receber, faz os lançamentos contábeis e calcula os impostos. 
    7. Contas a receber: são criadas automaticamente na emissão das notas fiscais. Com base na condição de pagamento, são calculados o valor e vencimento de cada parcela. Veja mais detalhes sobre como criar novas contas a receber, pagar títulos, desfazer pagamentos de títulos, renegociar títulos, entre outras ações.
    8. Cadastrar fornecedores: veja como cadastrar nome, apelido, razão social, CPF, endereço, contatos, condição de pagamento e demais propriedades.
    9. Criar solicitações de compra: definem as necessidades de compras para revenda, ou como insumos da produção, antes da seleção dos fornecedores; 
    10. Criar pedidos de cotação: são solicitados para os fornecedores, antes de gerar os pedidos de compra. Podem ser gerados manualmente, ou a partir das solicitações de compra. 
    11. Emitir pedido de compra: após a definição dos produtos e quantidades a comprar, e da seleção do fornecedor, é emitido o pedido de compra. 
    12. Receber nota fiscal: o recebimento da NF gera automaticamente a movimentação de estoque, os títulos a pagar e os lançamentos contábeis e fiscais. 
    13. Contas a pagar: são criadas automaticamente pelo recebimento das notas fiscais. Veja como criar novas contas a pagar, pagar títulos, desfazer pagamentos de títulos, renegociar títulos, entre outras ações.
    14. Registrar inventário: o inventário torna o estoque registrado no sistema igual ao estoque físico.
    15. Parametrização fiscal e contábil: como personalizar as regras fiscais de sua empresa e cadastrar o plano de contas.
    16. Consultar fluxo de caixa: acompanhe a evolução do fluxo de caixa.
    17. Consultar balancete contábil: o balancete agiliza a análise das movimentações e saldos das contas contábeis. 
    18. Cadastrar roteiro de produção: a fabricação de um item resulta de uma sequência de operações realizadas sobre os insumos, sendo cada insumo recebido em uma dessas operações. Esta sequência de operações é o roteiro de produção.
    19. Cadastrar estrutura de produto: o sistema cadastra a estrutura de produto para calcular o custo, as necessidades de compra e produção e as baixas de insumos para as ordens de produção. Dependendo do segmento industrial, o roteiro e estrutura de produto também são conhecidos como “ficha técnica”, “receita”, “fórmula” ou “composição”.
    20. Criar ordem de produção (OP): a OP é o principal mecanismo de gestão industrial, com controle dos insumos, o apontamento da mão-de-obra e a rastreabilidade. 
    21. MRP (Material Requirement Planning): calcula as solicitações de compra (SCs) e ordens de produção (OPs) necessárias para atender os pedidos de venda. 

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