Recall de produtos: o que é e como evitar que aconteça?

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Recall de produtos: o que é e como evitar que aconteça?

Segundo o Procon, recall é uma palavra de origem inglesa utilizada no Brasil para indicar o procedimento, previsto em lei, a ser adotado pelos fornecedores, de chamar de volta os consumidores em razão de defeitos encontrados em produtos colocados no mercado com o objetivo básico de proteger e preservar a vida, saúde, integridade e segurança do consumidor, bem como evitar prejuízos materiais e morais.

Essa prática é prevista pela lei federal Nº 8.078, de 11 de setembro de 1990 que dispõe sobre a proteção do consumidor e diz que é de responsabilidade do fornecedor que sabe de riscos envolvidos no consumo de seu produto ou serviço, informá-los imediatamente aos órgãos competentes e aos consumidores, anunciando, de forma ostensiva e adequada informações sobre o caso. Por exemplo:

  • Quais são os riscos envolvidos no consumo e suas implicações;
  • As informações dos produtos como números de série e/ou lotes, data de fabricação, etc.;
  • As medidas que devem ser tomadas pelo consumidor;
  • A quantidade de itens que está disponibilizada em cada região.

Motivos que podem levar à decisão de recall

Um recall é uma tarefa custosa, que requer muita organização. Por isso, é necessária cautela e uma análise minuciosa dos motivos que levam a essa decisão. Listamos aqui alguns dos motivos mais comuns que levam uma empresa a fazer um recall:

Não-conformidade com padrões

Quando algo é produzido fora dos padrões, a empresa fabricante é obrigada a fazer um recall e instruir os consumidores sobre as medidas a tomar. Esse caso é relativamente comum na indústria automobilística, quando as montadoras solicitam aos clientes que levem seus veículos para verificação e troca ou conserto das peças defeituosas.
Nesses casos, são geralmente informados os riscos potenciais do defeito, bem como as peças e componentes envolvidos.

Ameaça à segurança do consumidor

Um dos principais motivos de um recall é a ameaça à segurança ou saúde do consumidor. Há vários exemplos; um caso recente ocorreu em 2023, quando a ANVISA suspendeu, como medida preventiva, a comercialização, a distribuição e o uso de todas as unidades de maionese de uma marca de molhos, que vinha utilizando matéria-prima vencida.

Também podem ocorrer acidentes envolvendo o produto, antes que o fabricante esteja 100% ciente dos riscos. Em geral, as autoridades competentes fazem uma investigação para averiguar se as consequências desses acidentes tem relação com características dos produtos. Se a confirmação ocorrer, a empresa recebe uma notificação e assume a responsabilidade pelo recall.

Manutenção da reputação da empresa

Ao receber reclamações constantes sobre determinado produto, ou sofrer publicidade negativa, que pode prejudicar a reputação da empresa, um recall pode ser recomendável, mesmo que o produto não apresente riscos ou esteja fora dos padrões exigidos. Em alguns casos, a proteção da imagem da marca e a manutenção da confiança dos consumidores é mais relevante do que os custos do recall.

Como evitar que a sua indústria precise convocar um recall

Conhecendo os motivos que levam uma empresa a fazer um recall, é possível se preparar e organizar a produção para minimizar esse tipo de ocorrência.

Um dos primeiros passos é definir um método de gestão de estoque compatível com a área de atuação da empresa. Na indústria alimentícia, por exemplo, o modelo FEFO (First Expire, First Out) pode ser vantajoso para evitar que mercadorias vencidas sejam utilizadas como matéria-prima na fabricação.

Outro passo importante nessa jornada é o controle dos lotes e/ou números de série dos produtos, conhecido como rastreabilidade. Gerenciar os insumos usados em cada lote, organizar a venda e o armazenamento e ter, com fácil acesso, todas essas informações, pode prevenir riscos e ajudar a identificar possíveis problemas mais rapidamente.

Por fim, um processo bem definido de controle de qualidade é essencial. Isso permitirá identificar mais cedo potenciais defeitos e riscos, testar a conformidade com as normas e registrar boletins de inspeção para as etapas da produção. Isto também permitirá monitorar mais de perto e aprimorar o processo produtivo, visando a satisfação e segurança dos clientes.

Além dessas práticas de gestão, é importante contar com ferramentas robustas que ajudem a organizar e automatizar os processos da sua indústria.

Controle sua indústria com o ERP MAXIPROD e minimize a chance de recalls

O ERP MAXIPROD pode ajudar sua indústria em diversas áreas, pois é uma solução que:

  • Assegura a rastreabilidade com o uso de lotes e números de série;
  • Registra a data de fabricação, vencimento e reanálise de cada lote;
  • Registra a origem dos insumos de cada item produzido, bem como a incorporação de cada insumo a produtos específicos.
  • Seleciona automaticamente o lote a vender ou a consumir pelo critério FEFO (First Expire, First Out);
  • Localiza itens em estoque por uma hierarquia de endereços físicos, que pode ser personalizada pelo usuário;
  • Atende os requisitos da ANVISA para as indústrias de alimentos, cosmética e farmacêutica;
  • Classifica o estoque por níveis de qualidade e permite a definição de quarentenas e situações em que o estoque não deve ser utilizado em vendas e ordens de produção;
  • Permite a montagem de boletins de inspeção para cada lote de produto recebido, em elaboração ou em estoque, com critérios de inspeção definidos para cada item;
  • Registra as não-conformidades, atendendo os requisitos das normas ISO 9000.

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