Boletos bancários: tipos, vantagens e como emití-los

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Boletos bancários: tipos, vantagens e como emití-los

Pagar boletos faz parte da rotina da maioria das pessoas, seja no ambiente profissional ou pessoal. No entanto, sua emissão costuma ser uma demanda do mundo corporativo. Com taxas reduzidas, praticidade no recebimento e a oportunidade de aprimorar os procedimentos de cobrança, as empresas tem adotado cada vez mais essa forma de pagamento.

Neste artigo vamos explicar os boletos bancários, seus tipos, vantagens e formas de emissão.

O que é um boleto bancário?

Um boleto é um título de pagamento emitido por uma pessoa física ou jurídica junto a uma instituição bancária, representando a cobrança de um valor devido pelo “sacado” (nomenclatura usada para caracterizar o devedor) para o beneficiário. Cada boleto é um documento composto por alguns campos padronizados pela Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), tais como valor, vencimento e beneficiário.

Tipos de boletos

Originalmente existiam dois tipos de boletos, os registrados e os sem registro. A diferença era a informação sobre valores, vencimento e devedor ser comunicada ou não para os bancos. Os boletos sem registro eram muito comuns pelo seu baixo custo, mas facilitavam golpes e fraudes. Por isso, em 2018 esta modalidade foi extinta, restando apenas os registrados. Hoje em dia, as empresas utilizam dois modelos de boletos bancários registrados: os avulsos e os recorrentes, também conhecidos como carnês.

Boletos avulsos

O boleto avulso é o mais usado. Representa um pagamento único, como uma compra à vista por exemplo, e oferece a praticidade de poder ser físico ou eletrônico, sendo emitido por internet banking ou por um sistema ERP, para empresas mais organizadas. Para empresas que não trabalham com periodicidade nos recebimentos, este modelo é o ideal.

Boletos recorrentes

Os carnês, por sua vez, representam uma sequência de pagamentos recorrentes de um mesmo cliente, seja por uma venda parcelada, por mensalidade de um serviço ou outro motivo que gere mais de um faturamento. Eles costumam ser emitidos previamente, entregues ao devedor de uma só vez e seus pagamentos podem ser agendados, evitando a inadimplência. A emissão desses boletos não é tão simples quanto a dos avulsos, mas é muito eficiente pois é possível emitir todos os boletos de uma vez.

Os elementos de um boleto bancário

Como citado anteriormente, todo boleto contém alguns elementos padrão que definem a transação e os agentes nela envolvidos. São eles:

  1. Beneficiário: nome, CPF ou CNPJ e endereço do recebedor dos valores.
  2. Sacado: nome, CPF ou CNPJ e endereço do pagador dos valores.
  3. Código do Banco: identifica a instituição bancária na qual o beneficiário recebe o pagamento.
  4. Valor: a pagar até a data de vencimento, com duas casas decimais e usando vírgula como separador dos centavos.
  5. Data do documento: data de emissão do boleto.
  6. Data de vencimento: última máxima de pagamento sem cobrança de juros.
  7. Nosso número: sequência de caracteres numéricos que identifica o documento e evita a duplicidade de títulos. Faz parte da linha digitável.
  8. Detalhes dos juros e multa: se o pagamento ocorrer após a data de vencimento.
  9. Linha digitável: representação numérica das principais informações do boleto, tais como instituição bancária, agência, conta do beneficiário e valor. É usado em pagamentos por internet banking ou em caso de dificuldade de leitura do código de barras.
  10. Código de barras: representação gráfica da linha digitável para pagamento com leitores óticos.

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Quais as vantagens de receber via boleto?

Agora que vimos as particularidades do recebimento via boleto, pudemos perceber que é um processo bem simples para a empresa recebedora, apresentando vantagens como:

Atendimento de pagantes sem conta bancária

Para pagar um boleto, não é necessária conta bancária, permitindo o acesso a mais clientes. Isto também mantém o boleto bancário como método de pagamento vantajoso em muitos casos, mesmo após a introdução do PIX.

Redução de custos

Por cobrar taxas inferiores aos cartões de crédito, os boletos reduzem os custos das empresas. Alguns bancos cobram taxas apenas pelos boletos pagos, reduzindo os custos ainda mais.

Reduz a ocorrência de golpes e fraudes

Como atualmente todos os boletos devem ser registrados junto a bancos, tornou-se muito difícil aplicar golpes e cometer fraudes de pagamentos.

Otimização da cobrança

Com a emissão eletrônica dos boletos, pode-se agilizar a cobrança e torná-la mais impessoal, reduzindo problemas de relacionamento.

Como emitir boletos bancários?

Um requisito para a emissão de boletos é uma conta bancária, que permite emiti-los pelo internet banking da instituição ou por um sistema de terceiros, enviá-los ao devedor e controlar o pagamento do boleto avulso ou das parcelas do carnê.

No ambiente corporativo, a automação e a modernização do processo de emissão e compensação dos boletos representa uma vantagem competitiva muito relevante. Por isso, as empresas costumam adotar uma solução completa que, integrada com os bancos, emita boletos e registre-os automaticamente, eliminando a necessidade de troca de arquivos e permitindo a baixa automática dos pagamentos no sistema, simplificando a rotina e evitando erros. Essa integração com os bancos geralmente se dá com CNAB ou por webservice.

Os CNAB (abreviação para Centro Nacional de Automação Bancária) são padrões para a emissão dos arquivos de remessa e retorno, que devem ser seguidos por todas as instituições bancárias no Brasil. Eles facilitam as rotinas dos usuários e garantem a comunicação entre o banco e a empresa emissora, além de minimizar a possibilidade de erros, evitando o preenchimento manual dos dados dos boletos.

Existem dois tipos de CNAB. O CNAB 240 e o CNAB 400. Cada um tem particularidades com relação à organização e volume dos dados nos arquivos. Empresas com grande volume de dados costumam utilizar o CNAB 240, por agrupar mais informações em um mesmo arquivo do que o CNAB 400.

No caso da integração por webservice, o processo é ainda mais automatizado. Possibilitando que, ao emitir um boleto pelo sistema, ele seja registrado no banco de forma quase imediata.

Emita e registre boletos com o ERP MAXIPROD

O ERP MAXIPROD emite boletos, registra-os por webservice em vários bancos e emite arquivos de remessa padronizados para outros bancos.

Confira os bancos integrados com o ERP MAXIPROD para emissão de boletos

Além disso, também é possível:

  • Gerar e imprimir boletos em massa;
  • Configurar juros, multas e protestos;
  • Enviar boletos por e-mail, e-mails de cobrança, e muito mais.

Veja no vídeo abaixo como é simples a configuração dos boletos bancários no ERP MAXIPROD e descubra como ele pode auxiliar a rotina da sua empresa.

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