As reservas de material são associações de material em estoque, em processo de compra ou produção, com itens de pedidos de venda ou de notas fiscais. Quando algo está reservado para um item de pedido de venda ou nota fiscal, não pode ser usado para outra finalidade, e não pode ser faturado, ou baixado como insumo de Ordens de Produção (OPs) que não estejam reservadas para este item de pedido de venda ou nota fiscal.
Está página mostra:
- Propriedades das reservas
- Quantidade reservada e quantidade necessária para a produção/estrutura de produto
- Que quantidade de um insumo reservada para um item de pedido de venda pode ser baixada para uma ordem de produção?
- Criação e transferência de reservas
- Cancelamento de pedido de venda com reservas
- Reserva de estoque para NFs de saída
- Reserva de estoque para itens de pedidos de venda
- Reservas, movimentações, NF/NF recebida de remessa
- Reservas de material e terceirização
- Perguntas e respostas sobre reservas de material
- Como reservar uma solicitação de compra para um item de pedido de venda?
- Conversão de solicitação de compra em item de pedido de compra com reservas
Propriedades das reservas
- Código do item
- Quantidade
- Origem (produtor). Podem ser reservados:
- Estoque: tanto físico, como simbólico.
- Itens de uma solicitação de compra(SC), solicitação de envio/recebimento para terceirização (SET, SRT) ou pedido de compra. Quando o material é recebido, o estoque resultante será automaticamente reservado.
- O produto de uma OP, mesmo que a sua fabricação não tenha sido concluída, ou mesmo iniciada. Quando a OP for concluída, seu produto estará automaticamente reservado para a mesma finalidade.
- Destino (consumidor): item de pedido de venda ou item de NF. Podem ser feitas reservas de material a partir do momento em que o pedido ou nota fiscal se encontram em estado de digitação.
As reservas acompanham as movimentações. Se um material reservado é transferido para outro endereço ou conta de estoque, a reserva se mantém. A quantidade reservada de uma origem não pode ser superior à sua quantidade. Por exemplo, se um registro de estoque contém 10 unidades do produto, não podem ser reservados mais do que 10 unidades desse produto.
Por outro lado, partes do material de uma origem podem ser reservadas para diferentes destinos: 3 unidades podem estar reservadas para o pedido de venda nº 1402, outras 5 unidades para o pedido nº 1490, e as 2 unidades restantes podem permanecer não reservadas. Se houver um novo pedido de venda, além do 1402 e 1490, apenas essas 2 unidades não-reservadas estarão disponíveis para pronta entrega.
Quantidade reservada e quantidade necessária para a produção/estrutura de produto
Pode-se reservar uma quantidade maior do que a necessária, por exemplo por precaução, porque a engenharia do produto não foi completada. Neste caso:
- A quantidade da reserva que excede a necessidade aparecerá como sobra da reserva.
- A quantidade total reservada (inclusive a que excede a necessidade) será comprada ou fabricada, e não será considerada como quantidade que sobra da SC, pedido de compra ou OP.
Que quantidade de um insumo reservada para um item de pedido de venda pode ser baixada para uma ordem de produção?
A baixa para uma ordem de produção da quantidade de um insumo reservada para um item do pedido é limitada pela proporção entre a reserva da ordem de produção para o item do pedido de venda e a quantidade total da ordem de produção. Ou, seja, apenas a parte da produção dedicada ao item do pedido de venda pode alimentar-se das reservas de material para esse item de pedido de venda.
Exemplo
- uma OP de 10 tampos, dos quais 3 reservados para o pedido Nº 1456, de 3 mesas.
- cada tampo consome 2 kg de madeira, portanto o consumo total de madeira será 20 kg.
- portanto, a quantidade de madeira reservada para o pedido Nº 1456, a ser baixada para a OP, será limitada a 3/10 x 20 kg = 6 kg.
Ao baixar um insumo para uma OP, ou ao faturar, os materiais são movimentados na seguinte sequência:
- 1ª prioridade: material reservado para o destino
- 2ª prioridade: material vinculado ao destino
- 3ª prioridade: material não vinculado a qualquer destino
- 4ª prioridade: material vinculado a outros destinos
Criação e transferência de reservas
As reservas de materiais são criadas:
- manualmente, a partir de várias telas, ou;
- pelo MRP, se a opção do item “MRP cria e reserva OPs e SCs por item do pedido de venda” estiver marcada. A reserva já é criada com a OP ou SC sugerida.
Quando uma solicitação de compra (SC) reservada para um item de pedido de venda é convertida em pedido de compra (PC), a origem da reserva também é transferida, automaticamente. Quando o material comprado chegar, e for transferido para o estoque, a origem da reserva para o item do pedido de venda é mais uma vez transferida automaticamente.
Cancelamento de pedido de venda com reservas
Ao cancelar ou concluir um item de pedido de venda (ou todo o pedido), as reservas restantes para este item de pedido de venda também são canceladas, liberando o material para outras finalidades.
Reserva de estoque para itens de NFs de saída
Esta é uma reserva de curto prazo, válida enquanto a NF está em estado de “digitação”. Seu objetivo é assegurar que os materiais a faturar estejam disponíveis no momento da emissão da NF.
Reserva de estoque para itens de pedidos de venda
Pode-se reservar estoque do produto para um item de pedido de venda, para que este estoque não seja consumido por outros pedidos, ou para outras finalidades.
1) Para reservar estoque para um item de pedido de venda, pode-se clicar em reservar, na coluna “Estoque” da grade de produtos e serviços do pedido.
2) Pode-se também reservar estoque para todos os itens de pedidos de venda, com apenas um clique no menu “Ações > Reservar estoque para todos itens do pedido de venda”.
Reservas, movimentações, NF de remessa recebida
Quando algum material é movimentado entre dois locais de um mesmo poder, é feita automaticamente a transferência das origens das reservas do local de origem para o de destino, sem alteração do dono, pois não há venda. Se os dois locais são de uma mesma empresa (poder), então a transferência é interna, sem NF. Já se os locais de origem e destino são diferentes empresas (poderes), então a movimentação é obrigatoriamente acompanhada por uma NF, emitida pelo poder de origem e recebida pelo poder de destino.
Se há venda, então é emitida NF de venda. Se há apenas remessa (troca de poder), então é emitida uma NF de remessa, e o estoque movimentado pode estar reservado para quaisquer pedido, e acompanhará a movimentação, como se fosse uma movimentação sem nota fiscal. Isto vale tanto para NFs de remessa física, quanto simbólicas.
Se a NF de remessa é emitida pela própria empresa, então a movimentação é feita no momento de sua emissão. Ou seja, logo depois da emissão, o material estará em poder de terceiro, mesmo que fisicamente esteja em transporte. Para fins de MRP, já contará como produto em poder de terceiro. Já se a NF de remessa for emitida pelo terceiro e recebida pela própria empresa, a movimentação será feita no momento do recebimento, após o qual o material estará em poder da própria empresa.
Reservas de material e terceirização
O destino de uma reserva de estoque da própria empresa é sempre um item de pedido de venda de material de sua propriedade, ou do cliente de terceirização.
Já a origem pode ser:
- DONO = PODER = própria empresa: situação normal.
- DONO = cliente de terceirização, PODER = própria empresa: fabricamos para o nosso cliente de terceirização. O material é um insumo de sua propriedade, que está no nosso estoque, e será baixado para uma OP que será de nossa propriedade, até que o produto da OP seja vendido para o cliente.
- DONO = própria empresa, PODER = fornecedor de terceirização: mandamos fabricar fora. O insumo é de nossa propriedade, e já foi enviado para o fornecedor de terceirização.
- DONO = cliente de terceirização, PODER = fornecedor de terceirização: situação inexistente.
Perguntas e respostas sobre reservas de material
1) Como reservar uma OP para um item do pedido de venda?
- Selecione a ordem de produção com um clique.
- Clique no menu “Ações > Reservar”.
- Dentro de “Para:” selecione o item do pedido.
- Clique em “Salvar”.
2) O MRP pode criar OPs específicas para um PVIT, reservando-as para o mesmo?
Sim, marcando a opção “MRP cria e reserva SCs/OPs por item de pedido de venda” na tela de edição do item. Ao criar a OP em estado “Sugerida”, é ao mesmo tempo criada a reserva, que é apagada se a OP for apagada, e mantida se a OP passar para o estado “A produzir”.
Como reservar uma solicitação de compra (SC) para um item de pedido de venda?
Manualmente:
1) Quando se cria ou edita uma solicitação de compra (SC), é exibida a seção “Reservas”, na qual pode-se indicar o item de pedido de venda para o qual o material da solicitação de compra (SC) será usado.
2) Depois de emitir a SC, acesse a tela “Estoque > Reservas”, que mostra o registro reservado:
Automaticamente pelo MRP:
1) Se o parâmetro “MRP cria e reserva SCs/OPs por item de pedido de venda” no cadastro do item estiver marcado, o destino da reserva é gravado na coluna “Item de pedido de venda” da solicitação de compra (SC) com um ícone de tachinha ao lado, e também é criada uma reserva da quantidade total da solicitação de compra para o item do pedido de venda.
2) Se a finalidade da solicitação de compra (SC) não é “compra para estoque”, quando utilizado o MRP, o item do pedido de venda do vínculo ou reserva é gravado automaticamente na coluna “Item de pedido de venda”, e a reserva pode ser consultada pelo menu “Consultar > Reservas” na grade ou janela de edição da solicitação de compra.
Conversão de solicitação de compra (SC) em item de pedido de compra com reservas
Várias solicitações de compra (SCs) podem ser convertidas em itens de um único pedido de compra, mantendo as reservas durante a conversão. Por exemplo, se a quantidade de uma solicitação de compra (SC) estava reservada para um item de pedido de venda, e a solicitação de compra (SC) for convertida em item de pedido de compra, essa mesma quantidade, agora do item do pedido de compra, continuará reservada para o item do pedido de venda.
1) Tínhamos uma solicitação de compra (SC) reservada para um item de pedido de venda.
2) Após a conversão para item de pedido de compra, a reserva se manteve, atualizando sua origem.
3) Ao receber a NF referente ao pedido de compras, o produto foi movimentado para o estoque de matéria-prima.
4) Assim, a reserva se manteve, apenas transferindo a origem para o estoque de matéria-prima.
5) Por fim, ao emitir uma NF de faturamento desse material, o sistema avisará que suas reservas serão concluídas.
6) Ao clicar em “Sim”, a NF é emitida, gerando novas movimentações de estoque, e a reserva inicial do item “00077 – VERNIZ COPAL”, que foi originalmente criada com a solicitação de compra, será concluída.
O vídeo abaixo mostra as reservas e vínculos de estoque no ERP MAXIPROD:
Veja também: