Terceirização da produção: o que é e quais as vantagens para a indústria?

Terceirização da produção: o que é e quais as vantagens para a indústria?

A terceirização ou outsourcing é uma prática comum em empresas que desejam reduzir ou eliminar custos de produção para focar nas atividades-fim do seu negócio. Neste artigo, vamos analisar a terceirização, suas vantagens e desvantagens, e como controlar isso na empresa.

O que é terceirização?

Segundo o dicionário Oxford, a terceirização é:

“Uma forma de organização estrutural que permite a uma empresa transferir a outra suas atividades-meio, proporcionando maior disponibilidade de recursos para sua atividade-fim, reduzindo a estrutura operacional, diminuindo os custos, economizando recursos e desburocratizando a administração.”

Na prática, ela ocorre quando algumas operações, uma parte de um produto ou um produto completo são produzidos por uma empresa (o fornecedor), sobre material de propriedade de outra (o cliente).

Como exemplo, seja uma empresa que comercializa máquinas. Na produção dessas máquinas estão envolvidas:

  1. A empresa que compra o material, o serviço e comercializa a máquina concluída (cliente da terceirização).
  2. A empresa que fornece os insumos para a produção (fornecedor comum).
  3. A empresa que recebe o material e realiza uma, alguma ou todas as etapas da produção (fornecedor de terceirização).

terceirização-maxiprod-exemploQuando há um bom relacionamento entre as empresas, é comum que a empresa b envie os materiais de propriedade da empresa a diretamente para a empresa c, triangulando o recebimento de insumos, para agilizar o processo. Em outros casos, o papel das empresas b e c é realizado por um única organização que fornece produtos e mão de obra.

Vantagens de terceirizar a produção

Do ponto de vista da empresa cliente de terceirização, as principais vantagens de adotar essa prática são:

Redução de custos

Com terceirização, uma empresa consegue enxugar custos em diversas áreas. Resulta uma menor necessidade de mão de obra, capacitação, compra e manutenção de bens de capital. A redução de custos resulta em preços mais competitivos.

Mais foco no cliente e na própria marca

Abstendo-se da preocupação e dos custos de produção (total ou parcial), a empresa consegue focar em outras áreas importantes, como engenharia, marketing, vendas e sucesso do cliente. Prezar a boa experiência do cliente vai fidelizá-lo e aumentar as taxas de recompra e de satisfação.

Agilidade na produção

Com parceiros de negócios bem selecionados, pode-se gerir melhor a cadeia de suprimentos, reduzindo o tempo de produção, resultando em entrega mais ágil dos produtos, principalmente os fabricados sob demanda, aumentando a satisfação dos clientes.

Escalabilidade

Com bons fornecedores, pode ser mais fácil escalar a produção, alcançando novos mercados e locais que seriam mais difíceis de atender com produção própria.

Por outro lado, a empresa fornecedora de terceirização se beneficia com:

Aumento na competitividade

Com maior flexibilidade no atendimento dos clientes, a empresa fornecedora de terceirização ganha em competitividade. A adaptação a diferentes portfólios e desafios permitem ampliar a carteira de clientes e crescer.

Maior margem de lucro

Pela economia do seu cliente ao terceirizar a produção, essas empresas podem aumentar a sua margem de lucro e, ainda assim, oferecer preços competitivos. Podem ainda obter economia de escala, pelo aumento da produção resultante do atendimento de vários clientes de terceirização.

Redução de custos

Os fornecedores de terceirização também podem reduzir custos, em áreas como o desenvolvimento de produtos, e a logística.

E as desvantagens?

Apesar de ser uma prática interessante, a terceirização da produção também oferece riscos, tais como a potencial redução no controle da qualidade. Ao transferir a responsabilidade da produção, pode perder a proximidade necessária ao acompanhamento e o controle dos processos

Isto reforça a necessidade de escolher com cautela os fornecedores de terceirização, construindo um bom relacionamento e abrindo margem para negociação.

Qual a diferença entre terceirização e “private label”?

Partindo do mesmo princípio de contratação da mão de obra de outra empresa, o modelo de private label e a terceirização se assemelham em muitos aspectos, mas tem algumas diferenças.

Conforme visto acima, a terceirização “comum” consiste em contratar uma empresa para fabricar um produto desenvolvido internamente, na maioria das vezes com o principal objetivo de reduzir custos.

Já no caso do modelo de negócios “private label” (do inglês, marca privada, ou própria), o foco é colocar apenas a marca da empresa cliente de terceirização em um produto integralmente desenvolvido e produzido pelo fornecedor. Essa é uma estratégia comum na indústria alimentícia e de cosméticos. Um bom exemplo é o lançamento de um perfume por uma marca de relógios. Muito provavelmente não foi montada uma nova fábrica de perfumes, mas uma empresa consolidada na área de perfumes fabricou o item e nele colocou a etiqueta com a marca do fabricante de relógios.

perfome-exemplo-maxiprod

Qual o perfil das empresas que terceirizam?

A terceirização, seja ela total ou parcial, ocorre em vários segmentos de empresas. Um segmento que aposta nesta prática são as indústrias de bebidas que terceirizam toda sua produção, para focar seus recursos no desenvolvimento de novos produtos e melhorias, e no seu marketing.

Outro segmento é a indústria metal-mecânica. Em muitos casos o processo de corte e dobra de chapas metálicas é terceirizado para empresas especializadas nessa atividade.

Dicas para quem pensa em terceirizar a produção

Aproveitando o tema, vamos trazer aqui algumas dicas para quem cogita investir em terceirização para reduzir a produção própria ou iniciar uma nova marca:

Escolha seus fornecedores com cautela

Pesquise referências, visite as empresas, avalie a aderência ao seu produto e entenda as melhores possibilidades. Se possível, conte com mais de um fornecedor e saiba os pontos fortes e fracos de cada um deles para maior controle dos riscos da operação.
Produzir com um fornecedor de confiança e dar preferência para fornecedores certificados com atestados de qualidade como a ISO 9001, por exemplo, pode diminuir muito esses riscos.

Trabalhe com previsões

Analise resultados e faça previsões de demanda para facilitar a interação com os seus fornecedores no longo prazo. Isto pode render melhores margens de negociação e reduzir ainda mais os custos da operação, com vantagens para todas as partes.

Monitore a qualidade dos produtos

A falta de acesso ao controle da qualidade durante a produção torna ainda mais importante esse monitoramento. Inspecione e registre os lotes dos seus produtos para atestar a qualidade e defina um processo de comunicação com o fornecedor para os casos de não-conformidades.

Invista em tecnologia

É necessária uma boa gestão dos processos, principalmente por envolver aspectos que fogem do controle do cliente de terceirização. Escolha um sistema de gestão que ajude a gerir esses processos.

Como o ERP MAXIPROD ajuda no controle da terceirização?

O ERP MAXIPROD atende tanto o fornecedor como o cliente de terceirização da produção. Entre as principais necessidades dessas empresas que são atendidas pelo sistema, podemos citar:

  • A terceirização é definida pela estrutura de produto, sendo considerada pelo MRP, que gera as necessidades de material a enviar pelo cliente para o fornecedor de terceirização;
  • Gestão de estoque da nossa empresa em poder de terceiros, e do estoque de terceiros em nosso poder;
  • Registro da baixa de materiais próprios e de terceiros para as ordens de produção;
  • Criação automática e emissão (ou recebimento) da nota de devolução fiscal dos materiais de terceiros incorporados ao produto;
  • Criação ou recebimento da nota fiscal de mão de obra e materiais incorporados pelo terceiro;
  • Consideração pela SPED Fiscal, incluindo o Bloco K;
  • Consideração da terceirização pelo custeio industrial;
  • Personalização de relatórios, permitindo analisar resultados históricos e realizar previsões.

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