Contas a pagar e a receber: o que são e como controlar?

contas a receber: o que é e como é feito o controle

Contas a pagar e a receber: o que são e como controlar?

Uma boa gestão financeira é um dos pilares fundamentais do sucesso de qualquer organização. Num mercado competitivo e analítico como o que vivemos, estar atento à saúde financeira da sua empresa não é mais uma questão apenas de saber o que tem de contas a pagar e a receber, mas também de saber analisar como essas transações podem sservir de base para as decisões que precisam ser tomadas e o planejamento dos próximos passos para alcançar resultados cada vez melhores.

Nesse artigo, vamos explorar como um um bom controle das contas a pagar e a receber vai permitir que uma empresa tenha uma previsão bem definida do fluxo financeiro da empresa, conseguindo tomar melhores decisões e se planejar de forma assertiva.

O que são contas a pagar e a receber?

As contas ou títulos a pagar são representações dos valores que uma empresa tem a receber ou a enviar aos seus parceiros de negócios, sejam eles fixos ou ocasionais. Juntas, essas entidades constituem o fluxo de caixa, que é o principal instrumento de previsão utilizado nas análises dos gestores.

Contas a receber

Alguns exemplos são:

  • Títulos referentes às vendas a prazo.
  • Notas promissórias.
  • Títulos de crédito para a empresa.

De forma resumida, qualquer entrada futura de dinheiro para a empresa pode integrar o Contas a receber.

Contas a pagar

Alguns exemplos são:

  • Custos fixos como água, energia, aluguel, etc.
  • Compra de matérias-primas, bens de consumo, etc.
  • Adiantamentos a fornecedores.

Por que é tão importante fazer a gestão desses títulos?

Existem diversos motivos que tornam a gestão de contas a pagar e a receber tão importante. Alguns deles são:

» Manter o planejamento financeiro definido pela empresa, entendendo as receitas previstas e mantendo as despesas dentro do esperado.

» Evitar problemas como atrasos no recebimento, multas e inadimplência, tanto estando na posição de cliente quanto de fornecedor.

» Otimizar o tempo da equipe, tendo clareza nas transações a realizar em cada dia e minimizando a presença de erros humanos.

» Acompanhar as transações realizadas no banco para saber identificar e se prevenir de fraudes.

Sabendo da importância dessa gestão, vale a pena contar com uma boa ferramenta de controle financeiro para ajudar a controlar as contas a pagar e receber, concentrar todos os dados em um só lugar.

Controle financeiro com um sistema de gestão integrado

Para empresas que pretendem se organizar de forma eficaz, contar com uma ferramenta que unifique os dados e os setores em um único lugar é muito importante. Nesse sentido, um sistema ERP é a melhor opção.

Em meio às funcionalidades presentes nesse tipo de sistema, temos o módulo financeiro, que vai agregar diversos recursos interessantes à gestão. Por exemplo: 

» Enviar aos clientes, por e-mail, notificações sobre os títulos a receber prestes a vencer, minimizando os atrasos e a inadimplência. Além disso, oferece diferentes formas de pagamento (boletos ilimitados pelos principais bancos ou PIX).

» Visualizar os títulos vencidos e a vencer, pagos e a pagar, filtrá-los de forma prática, facilitando o acompanhamento e o pagamento.

» Consultar e acompanhar o fluxo de caixa previsto e os saldos e extratos da empresa.

» Conciliar, de maneira simples, os títulos do sistema com as transações realizadas nas contas bancárias da empresa.

» Automatizar a criação das contas a pagar e a receber a partir das notas fiscais emitidas e recebidas no sistema.

» Contar com relatórios completos e a possibilidade de personalizá-los de acordo com a necessidade da empresa.

Gestão de contas a pagar e a receber no ERP MAXIPROD

Com o ERP MAXIPROD você pode alcançar um novo patamar na gestão financeira da sua empresa. Controle todas as contas que a sua empresa tem a receber ou já recebeu. Envie e-mails referentes a títulos que já estão vencidos ou a vencer e conte com uma gestão de adiantamentos recebidos que possibilita o acompanhamento dados relacionados ao limite de crédito, de forma atualizada e automática. 

Veja o que está para vencer e o que precisa ser pago. As contas a pagar são integradas com os pedidos de compra, permitindo a análise de lançamentos futuros, notas fiscais recebidas, renegociações, empréstimos e adiantamentos a fornecedores.

Aproveite recursos como o painel de controle financeiro, que garante uma visualização fácil do dia a dia financeiro do seu negócio:

Para mais informações, visite nossa página de ajuda sobre o tema.

Ainda não é cliente da Maxiprod? Faça um teste gratuito por 15 dias! 

Compartilhe este post

Categorias

Categorias

Quer ficar por dentro de todos os nossos conteúdos mensalmente?

Acesse a nossa Newsletter e confira artigos sobre a sua indústria e novas funcionalidades!

    Quer conhecer melhor como funciona o sistema de gestão MAXIPROD para a sua empresa?

    Faça um teste gratuito e simule com dados reais!