Segundo o Procon, recall é uma palavra de origem inglesa utilizada no Brasil para indicar o procedimento, previsto em lei, a ser adotado pelos fornecedores, de chamar de volta os consumidores em razão de defeitos encontrados em produtos colocados no mercado com o objetivo básico de proteger e preservar a vida, saúde, integridade e segurança do consumidor, bem como evitar prejuízos materiais e morais.
Essa prática é prevista pela lei federal Nº 8.078, de 11 de setembro de 1990 que dispõe sobre a proteção do consumidor e diz que é de responsabilidade do fornecedor que sabe de riscos envolvidos no consumo de seu produto ou serviço, informá-los imediatamente aos órgãos competentes e aos consumidores, anunciando, de forma ostensiva e adequada informações sobre o caso. Por exemplo:
- Quais são os riscos envolvidos no consumo e suas implicações;
- As informações dos produtos como números de série e/ou lotes, data de fabricação, etc.;
- As medidas que devem ser tomadas pelo consumidor;
- A quantidade de itens que está disponibilizada em cada região.
Motivos que podem levar à decisão de recall
Não-conformidade com padrões
Nesses casos, geralmente são informados os riscos potenciais do defeito, bem como as peças e componentes envolvidos.
Ameaça à segurança do consumidor
Um dos principais motivos de um recall é a ameaça à segurança ou saúde do consumidor. Há vários exemplos; um caso recente ocorreu em 2023, quando a ANVISA suspendeu, como medida preventiva, a comercialização, a distribuição e o uso de todas as unidades de maionese de uma marca de molhos, que vinha utilizando matéria-prima vencida.
Também podem ocorrer acidentes envolvendo o produto, antes que o fabricante esteja 100% ciente dos riscos. Em geral, as autoridades competentes fazem uma investigação para averiguar se as consequências desses acidentes tem relação com características dos produtos. Se a confirmação ocorrer, a empresa recebe uma notificação e assume a responsabilidade pelo recall.
Manutenção da reputação da empresa
Como evitar que a sua indústria precise convocar um recall
Conhecendo os motivos que levam uma empresa a fazer um recall, é possível se preparar e organizar a produção para minimizar esse tipo de ocorrência.
Um dos primeiros passos é definir um método de gestão de estoque compatível com a área de atuação da empresa. Na indústria alimentícia, por exemplo, o modelo FEFO (First Expire, First Out) pode ser vantajoso para evitar que mercadorias vencidas sejam utilizadas como matéria-prima na fabricação.
Outro passo importante nessa jornada é o controle dos lotes e/ou números de série dos produtos, conhecido como rastreabilidade. Gerenciar os insumos usados em cada lote, organizar a venda e o armazenamento e ter, com fácil acesso, todas essas informações, pode prevenir riscos e ajudar a identificar possíveis problemas mais rapidamente.
Por fim, um processo bem definido de controle de qualidade é essencial. Isso permitirá identificar mais cedo potenciais defeitos e riscos, testar a conformidade com as normas e registrar boletins de inspeção para as etapas da produção. Isto também permitirá monitorar mais de perto e aprimorar o processo produtivo, visando a satisfação e segurança dos clientes.
Além dessas práticas de gestão, é importante contar com ferramentas robustas que ajudem a organizar e automatizar os processos da sua indústria.
Controle sua indústria com o ERP MAXIPROD e minimize a chance de recalls
O ERP MAXIPROD pode ajudar sua indústria em diversas áreas, pois é uma solução que:
- Assegura a rastreabilidade com o uso de lotes e números de série;
- Registra a data de fabricação, vencimento e reanálise de cada lote;
- Registra a origem dos insumos de cada item produzido, bem como a incorporação de cada insumo a produtos específicos.
- Seleciona automaticamente o lote a vender ou a consumir pelo critério FEFO (First Expire, First Out);
- Localiza itens em estoque por uma hierarquia de endereços físicos, que pode ser personalizada pelo usuário;
- Atende os requisitos da ANVISA para as indústrias de alimentos, cosmética e farmacêutica;
- Classifica o estoque por níveis de qualidade e permite a definição de quarentenas e situações em que o estoque não deve ser utilizado em vendas e ordens de produção;
- Permite a montagem de boletins de inspeção para cada lote de produto recebido, em elaboração ou em estoque, com critérios de inspeção definidos para cada item;
- Registra as não-conformidades, atendendo os requisitos das normas ISO 9000.