empresa epc construção

Estudo de caso: empresa EPC, ou EPCista

A empresa EPC (Engineering, Procurement, Construction), também chamada EPCista realiza, ao mesmo tempo, a gestão de dois tipos de empreendimentos:

  1. a própria gestão
  2. a gestão dos contratos, que são empreendimentos de propriedade dos seus clientes. O contrato terá pedidos de compra, estoque, orçamento, gestão financeira e contábil, entre outros aspectos.

Os contratos dos clientes realizam transações com vários fornecedores, um dos quais é a empresa EPCista a qual, além da gestão, pode fornecer materiais e outros serviços, tais como o projeto e a montagem final.

Portanto, a empresa EPCista opera também como fornecedor. Alguns produtos de outros fornecedores são comprados pela empresa EPCista, que os incorpora como insumos a produtos vendidos pela empresa EPCista ao cliente.

Por questões fiscais, outros produtos são comprados pela empresa EPCista em nome  do cliente final, evitando impostos em cascata.

No ERP MAXIPROD, cada assinante pode cadastrar uma ou mais próprias empresas, que podem corresponder, por exemplo, à matriz e às filiais. O EPCista será um assinante com:

  1. uma própria empresa que realiza a gestão da empresa EPC;
  2. outras próprias empresas que realizam, cada uma, a gestão de um contrato de cliente;

Desta forma, mantém-se independentes a contabilidade, o fluxo de caixa e demais transações de cada contrato, que terá, por exemplo, uma ordenação própria de pedidos de compra.

EPC (Engineering, Procurement, Construction)

A gestão interna da empresa EPCista propriamente dita associa as entidades internas (pedidos de compra, títulos, etc.) aos contratos que gere. Esta funcionalidade é uma decorrência natural da arquitetura MAXIPROD, focada em produção industrial, que teve sua origem no desenvolvimento de funcionalidades para a indústria de bens de capital sob encomenda.

Ou seja, é possível emitir:

  • balancete, fluxo de caixa e outros relatórios da situação interna da empresa EPCista, relativamente a cada contrato.
  • balancete, fluxo de caixa e outros relatórios da situação de cada contrato gerido pela EPCista, figurando, neste caso, a EPCista como apenas um dos fornecedores de produtos e serviços do contrato.

Que tal avaliar essas funcionalidades na sua empresa? Faça um teste gratuito ou fale com nossos especialistas.

Compartilhe este post

Continue lendo

erp o que é e como realizar o controle
ERP

O que é um ERP e como funciona?

ERP significa Enterprise Resource Planning, e pode ser traduzido como Planejamento dos Recursos da Empresa. É um sistema integrado de…

Conheça, na prática, as vantagens do ERP MAXIPROD

15 dias de teste sem investimento inicial
Suporte disponível durante todo o período.
Após a assinatura, os dados usados nos testes seguirão disponíveis.
Não exigimos dados bancários para liberar o teste gratuito.