Os pedidos de venda indicam quantidades, preços, datas de entrega e demais condições acertadas com o cliente. O material em estoque ou produção pode ser reservado, tornando-se indisponível para os demais pedidos.
Veja também:
- Propostas de venda
- Propriedades das propostas e pedidos de venda, e seus itens
- Campos adicionais em pedidos de venda
- Reservas para pedidos de venda e NFs de saída
- Faturamento parcial de pedidos
- Vendas com entrega futura
- Adiantamentos de clientes e fornecedores
- Agrupamentos em pedidos e propostas estruturados
- Vendas por comprimento, área, etc
- Produtos com variações: como cadastrar?
- Documentos anexos
Esta funcionalidade pode estar relacionada à:
- comercialização de produtos
- serviços
- manutenção: a diferença entre um item de venda de serviço e um item de venda de manutenção é que o item de venda de manutenção indica explicitamente um objeto de manutenção (um equipamento, veículo, etc.)
O pedido mostra também o que já foi faturado, e a situação detalhada dos itens ainda não faturados, permitindo uma previsão da data de entrega.
Uma vez emitido, são gerados os títulos a receber previstos, em função da previsão da data de entrega de cada item do mesmo.
O faturamento é facilitado pelo pedido de venda:
- a NF terá como destinatário o cliente, automaticamente recebendo a razão social, endereço e demais informações;
- Os itens a faturar são transferidos para a NF, com a respectiva descrição, valores e demais condições especificadas no pedido.
Cada pedido tem uma numeração única por empresa, sendo o número do próximo pedido de venda definido na área de Vendas da tela de configuração da empresa.
Esta página inclui:
Itens dos pedidos de venda: produtos, serviços e manutenção
Um pedido de venda pode incluir itens (linhas) do tipo Produtos, Serviços e Manutenção.
Serviços e manutenção
Itens dos pedidos de Serviço e Manutenção
Ao criar o item do pedido, deve ser escolhido um item de procedência “Serviço/manutenção”. Devem, portanto, ser previamente cadastrados itens com essa procedência, tais como:
- pintura de parede;
- colocação de azulejos;
- calibração de um instrumento
- troca de óleo de um automóvel
Diversos serviços podem ter o mesmo código de item, diferenciando-se pela descrição do item do pedido
Criação de “ordens”
- Item de pedido de venda “produto”: se necessário (ie se não há quantidade suficiente no estoque) então criadas ordens de produção, manualmente ou pelo MRP.
- Item de pedido de venda “manutenção”: são criadas ordens de manutenção, no momento em que o pedido de venda é confirmado (não pelo MRP).
- Item de pedido de venda “serviço”: não são criadas “ordens”. O serviço é vendido diretamente, como se fosse um produto, mas sem ser produzido ou estocado. Por exemplo, podem ser vendidos os serviços “Pintura de uma sala” ou “Colocação de azulejos”, sem ordem de produção, manutenção ou serviço.
O vídeo abaixo mostra como cadastrar um pedido:
Como criar um pedido de venda
Há três formas nativas do ERP MAXIPROD de criar um pedido: manualmente, por importação via arquivo Excel ou a partir de uma proposta emitida.
Além disso, via integração externa, há outras seis formas: por importação de arquivo EDI, por integração com WooCommerce, por integração com Mercos, por integração com Tray, por integração com PrestaShop e por integração com Vtex.
1) Manualmente:
1.1) Vá ao menu superior “Vendas > Pedidos de venda”.
1.2) Clique no botão “Novo” na tela de “Pedidos de venda”.
1.3) Será aberto um novo pedido. Preencha os campos indicados na imagem abaixo.
1.4) O campo “Operação fiscal” somente aceita operações que possuem CFOP de “Saída”. Se tiver que liberar o uso de qualquer operação fiscal de saída, independentemente de ser dentro, fora do estado ou exterior, clique no ícone do cadeado que fica posicionado ao lado do campo “Operação fiscal”.
- Será exibida uma mensagem de “Atenção” com as opções “Sim” ou “Não”.
1.5) Após preencher os dados do pedido, clique em “Emitir e aprovar”, localizado no rodapé da tela. O pedido de venda sairá do estado de digitação (não aprovado e editável) e ficará no estado “Aprovado”, aguardando ser faturado.
Um pedido de venda em estado “Aprovado” possui os seguintes botões para ação:
- Revisar: o estado do pedido é alterado de volta para “Digitação”, tornando o mesmo editável novamente.
- Imprimir: gera a impressão do pedido de venda com base no modelo padrão de relatório para pedido de venda.
- Imprimir pedido interno: gera a impressão do pedido sem apresentar valores financeiros.
- Enviar e-mail: envia e-mail com a impressão do pedido e demais arquivos anexados para o destinatário do pedido.
- Faturar este pedido: gera a nota fiscal preenchida com base no pedido.
- Sair: fecha a janela do pedido aberto.
2) Por importação via arquivo Excel:
O ERP MAXIPROD permite a inclusão em massa de pedidos de venda através da importação de arquivo Excel. Para importar:
2.1) Acesse o menu “Vendas > Pedidos de venda”.
2.2) Depois, na tela “Pedidos de venda”, clique no menu “Ações > Importar de arquivo Excel”.
2.3) Inicie executando o passo 1 da janela, baixando a planilha modelo de importação via arquivo Excel.
2.4) As colunas marcadas com * são de preenchimento obrigatório.
- A coluna “Novo pedido” define se o item inserido gerará um novo pedido ou fará parte de um pedido já criado por outra linha da planilha. Para gerar um novo pedido, preencha a coluna com “S”, senão com “N”.
- A coluna “Identificador” define os agrupamentos dos itens da planilha em um mesmo pedido. Os itens com o mesmo identificador farão parte do mesmo pedido.
Por exemplo, se dois itens devem estar no mesmo pedido, um item deve possuir “S” na coluna “Novo pedido”, enquanto o outro “N”, mas ambos devem ter o mesmo identificador.
2.5) Selecione a planilha com os dados inseridos e importe, clicando no botão “Importar”.
3) A partir de uma proposta emitida:
3.1) Abra uma proposta em estado “Emitida”. Para chegar até esta página, acesse no sistema menu “Vendas > Propostas”.
3.2) Desça a tela para baixo e clique no botão “Criar pedido de venda”.
3.2) Feito. Uma janela de pedido de venda será aberta e já preenchida com dados inseridos na proposta.
4) Por importação de arquivo EDI
Veja como realizar a importação de um arquivo EDI (Electronic Data Interchange) para o ERP MAXIPROD. Clique aqui.
5) Por integração com WooCommerce
Acesse esta página e saiba como importar um pedido gerado no WooCommerce e como exportar para sua loja virtual o cadastro de produtos e estoque do ERP MAXIPROD.
6) Por integração com Mercos
Clique aqui para saber como importar pedidos de venda gerados no Mercos e, ainda, exportar para o Mercos o cadastro de produtos, estoque, clientes, transportadoras, tabelas de preço e inadimplência do ERP MAXIPROD.
7) Por integração com Tray
Acessando este link, você saberá como importar pedidos de venda gerados no Tray e exportar para sua loja virtual o cadastro de produtos e estoque do ERP MAXIPROD.
8) Por integração com PrestaShop
Para importar um pedido gerado no PrestaShop e exportar para sua loja virtual o cadastro de produtos e estoque do ERP MAXIPROD, clique aqui.
9) Por integração com VTEX
Clique aqui, e veja como realizar a integração com a VTEX para exportação/vinculação de itens e importação de pedidos de venda.
Veja no vídeo a seguir como faturar pedidos de venda:
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