A ordem de manutenção (OM), incorpora material e trabalho a um objeto de manutenção (um equipamento, veículo, etc.), visando manter ou retorná-lo a um determinado nível de qualidade. Fisicamente, todo o material e trabalho são incorporados ao objeto de manutenção, mas, financeira e fiscalmente, o tratamento pode ser mais complexo.
Esta página mostra:
- Como criar ordens de manutenção manualmente?
- Como importar OMs via Excel?
- Como criar OMs a partir de pedidos de venda?
- Como baixar o objeto de manutenção?
- Como baixar os insumos para a ordem de manutenção?
- Como concluir a ordem de manutenção?
Veja também:
Uma ordem de manutenção é um caso particular de ordem de produção, onde o produto e o principal insumo são o mesmo item, chamado “objeto de manutenção”. A ordem de manutenção pode ser criada manualmente, por importação, ao emitir um pedido de venda que possui um item do tipo “manutenção”. Ordens de manutenção não são criadas pelo MRP.
Isto envolve os seguintes tipos de materiais, serviços e custos:
- o próprio objeto de manutenção: que deve estar previamente cadastrado, e pode ser de propriedade da própria empresa que realiza a manutenção, ou de terceiros, normalmente clientes dessa empresa. Quando o objeto em manutenção é de terceiros, é geralmente devolvido pelo mesmo valor com que foi recebido, sendo os materiais e serviços realizados devolvidos em outros itens de nota fiscal.
- os materiais e serviços fiscalmente incorporados ao objeto em manutenção: quando o objeto em manutenção é da própria empresa e a manutenção é local (não há faturamento), pode ser mais simples incorporar os respectivos custos ao próprio objeto.
- os produtos e serviços incorporados ao item “Produtos e serviços” da nota fiscal: no cadastro da ordem de manutenção, este item é o “produto”.
- os materiais vendidos diretamente pela empresa de manutenção ao cliente.
Como criar ordens de manutenção manualmente?
1) Acesse o menu superior “Produção > Ordens de manutenção”.
2) Na tela de “Ordens de manutenção”, clique no botão verde “Novo” e será aberta a janela de criação de uma nova ordem de manutenção.
3) Informe o item serviço, o objeto de manutenção e a sua quantidade. Se o objeto de manutenção possui um número de série ou de lote, informe este dado no campo “Lote ou número de série do objeto da manutenção”. Preencha os demais campos necessários e clique no botão verde “Salvar” ou em “Salvar e fechar” para efetivar a criação da OM.
Como importar ordens de manutenção via arquivo Excel?
Para importar ordens de manutenção, em massa, de um arquivo Excel:
1) Acesse o menu superior “Produção > Ordens de manutenção”.
2) A seguir, clique no submenu “Ações > Importar ordens de manutenção de arquivo Excel”.
3) Siga as orientações apresentadas na janela aberta em seguida.
4) Selecione a planilha com os dados preenchidos e importe-a através do botão verde “Importar”.
Como criar ordens de manutenção a partir de pedidos de venda?
Uma ordem de manutenção pode ser criada automaticamente a partir de um item de pedido de venda, se este informar o serviço e o objeto da manutenção. Ao aprovar o pedido de venda, é criada automaticamente a ordem de manutenção que atende este item de pedido.
1) Para criar um novo pedido de venda, acesse o menu superior “Vendas > Pedidos de venda”, e clique no botão verde “Novo”.
2) Após preencher os campos necessários, como cliente, operação fiscal, etc., insira o item de manutenção, cujo tipo deve ser “Manutenção”.
3) Quando é selecionado o tipo “Manutenção”, é exibido um campo chamado “Objeto de manutenção” em uma seção chamada “Ordem de manutenção”. Ao lado direito torna visível o campo “Lote do objeto de manutenção”.
4) Após inserir o item de serviço e informar o objeto de manutenção, clique para “Emitir e aprovar” o pedido de venda e, com isso, será gerada a ordem de manutenção (OM) que atende o pedido. A OM será reservada automaticamente para o pedido de venda.
Como baixar o objeto de manutenção?
Para executar a ordem de manutenção (OM), é necessário baixar o objeto de manutenção.
1) Após a OM ser criada a partir de um pedido de venda, e, portanto, estar reservada para este pedido, o objeto de manutenção deve estar em uma conta de estoque de finalidade “Estoque de terceiros em nosso poder”, cujo dono é o cliente do pedido de venda. Quando a OM é criada manualmente e não tem reserva para pedido de venda, basta o objeto de manutenção estar em qualquer conta de estoque.
2) Para baixar o objeto de manutenção, entre na edição da OM e acesse o submenu “Ações > Baixar objeto de manutenção”.
3) A seguir é aberta uma janela para a seleção do estoque do objeto de manutenção (“Nova baixa para ordem de manutenção”). Utilize o ícone da lupa ao lado do campo “Estoque” para encontrar o registro de estoque a ser baixado. Informe a operação e clique no botão verde “Baixar” ou no botão verde “Baixar e novo, mantendo o estoque”.
4) Após ser baixado, o objeto de manutenção é exibido na lista de objetos de manutenção e insumos da OM.
5) Observe que, antes da baixa, o objeto de manutenção estava em um estoque do tipo “Normal”.
6) Após a baixa, o item se mantém no estoque, mas é indicada a ordem de manutenção que o recebeu, e passa a ser do tipo “Objeto de manutenção”.
Como baixar insumos para a ordem de manutenção?
1) Os insumos da ordem de manutenção são inicializados conforme a estrutura de produto do item “serviço de manutenção”. Portanto, no cadastro do item serviço, o usuário pode informar os insumos que serão utilizados na manutenção. Para saber mais sobre estrutura de produto, clique aqui.
2) Para baixar insumos para a ordem de manutenção (além do objeto de manutenção), entre na edição da OM. Na seção de “Objetos de manutenção e insumos”, clique na flecha verde para baixar os insumos cadastrados ou utilize o botão verde “Novo” para baixar insumos que não foram cadastrados previamente.
a) Pode-se marcar a caixa de seleção dos insumos a baixar e ir para “Ações > Baixar insumos selecionados”.
3) Quando for utilizado o botão verde “Novo” da seção“Objetos de manutenção e insumos”, selecione o registro de estoque através do ícone da lupa ao lado do campo “Estoque”, informe a operação e a quantidade, e clique no botão verde “Baixar” ou no botão verde “Baixar e novo, mantendo o estoque”.
4) O último campo dessa janela de baixa se chama “Tipo do estoque”. Defina se o insumo deve ser apenas consumido pela ordem de manutenção, ou se este insumo, após consumido, deve ser mantido em um estoque separado, visando a devolução fiscal (caso tenha sido fornecido pelo cliente).
- Consumir estoque: o estoque é consumido, saindo da tela de estoque.
- Manter insumo consumido em estoque separado: o estoque, após consumido, é movimentado para um estoque de “material consumido”. Isto é útil quando é necessário detalhar os insumos consumidos na ordem de manutenção, por exemplo, na NF de devolução para o cliente. Veja na imagem abaixo um exemplo de insumos baixados com essa opção:
Obs.: estoques “consumidos” não podem ser baixados novamente para ordens de manutenção ou ordens de produção.
Como concluir a ordem de manutenção?
1) Após as baixas e apontamentos da ordem de manutenção, conclua a OM clicando no botão “Concluir” no canto superior direito da janela de edição.
2) Será aberta uma janela para informar a quantidade do item ‘serviço de manutenção’ que está sendo concluído, se deseja fechar a OM, o estoque/conta de destino e a quantidade concluída de cada objeto de manutenção baixado anteriormente. Para efetivar a movimentação utilize o botão verde “Concluir”.
3) Após a conclusão da OM, se escolhida uma conta da finalidade “Estoque (Ativo)” como destino do item serviço, será criado um registro de estoque.
4) Este registro de estoque pode ser movimentado na emissão da NF de faturamento do serviço e o seu custo destinado a uma conta de despesa (CSV – custo dos serviços vendidos, por exemplo). É o custo de estoque dos insumos utilizados na OM, desconsiderando o custo de estoque do objeto de manutenção que será devolvido pela NF de retorno do conserto/manutenção, se for o caso.
5) Uma vez concluída a manutenção, o objeto de manutenção retorna ao tipo de estoque “Normal”, e pode ser movimentado entre contas/endereços de estoque ou devolvido fiscalmente ao cliente.
O vídeo (YouTube) abaixo mostra a emissão de ordens de manutenção no ERP MAXIPROD: